Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Re: Seguimento Sul - Novembro 2012

A71dEYRCYAAQ-W5.jpg
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seguimento Sul - Novembro 2012

Já voltei ao gabinete... a situação é caótica, como já puderam ver nas imagens que aqui apareceram. Tenho algumas fotos dos estragos, mas vou compilar tudo primeiro à noite, pois aqui agora não consigo. Casas que parece terem explodido de dentro para fora, carros empilhados uns em cima dos outros, árvores de grande porte arrancadas pela raíz... caravanas empilhadas, ... muita destruição!

Em Silves o tornado passou a 100m da minha casa. levei quase hora e meia a entrar em Silves. Mas está tudo bem comigo.

O mesmo já não se pode dizer das pessoas afectadas. Claramente que foi um tornado. Eu vi-o perfeitamente aqui da janela do meu gabinete, era um "wedge tornado", com um diâmetro muito grande (as nuvens em rotação tinham cerca de 200m de diãmetro). Ainda fugi para o terraço, para tentar filmar, mas apanhei o tornado já mais a Norte, a caminho de Silves, mas via-se bem os clarões dos cabos de electricidade a serem destruidos.

Pela avaliação que fiz e pelos estragos que fiz, na minha modesta opinião, terá sido um F2/F3.

Em termos de precipitação, se às 11h51 tinha 9,4mm, neste momento tenho 54,4mm no Sitio das Fontes! Ou seja, entre as 12h e as 14h (que foi o pico de precipitação por cá) cairam 45mm. Muita chuva mesmo!!:surprise:

Vou dar mais uma volta... até já.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
DSC00093.jpg


A foto é uma ínfima parte da destruição que varreu a cidade de Silves. Enquanto escrevo isto, na segurança da minha casa do Algoz, ainda não sei se não haverá, inclusive, mortos em Silves.
O cenário é indiscritível e assemelha-se a uma zona de guerra, com fábricas velhas que ruíram, estruturas de ferro torcidas como folhas de papel, árvores de 20 m arrancadas pela raiz e carros projetados e capotados.
Tenho pessoas que escaparam por minutos, pois tinham o carro estacionado em sítios atingidos por árvores e, eu próprio, por 5 min., não fui apanhado na zona mais crítica (zona da marginal de Silves, junto às piscinas) ou não estaria a escrever estas linhas.

ATENÇÃO: Por favor, não ponham aqueles comentários a pedir fotos e vídeos, pois quem esteve em Silves, como eu, quem viu o que eu vi está em estado de choque e sem vontade de partilhar a destruição e a dor.
E pensem, não duas, mas 500 vezes, antes de virem para este fórum a lamentar-se pela falta de "animação" na vossa zona ou porque "passa tudo ao lado" da vossa cidade. Tomara que passe mesmo tudo ao lado de vocês...
 

sandra santos

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
39
Local
lagoa-algarve
DSC00093.jpg


A foto é uma ínfima parte da destruição que varreu a cidade de Silves. Enquanto escrevo isto, na segurança da minha casa do Algoz, ainda não sei se não haverá, inclusive, mortos em Silves.
O cenário é indiscritível e assemelha-se a uma zona de guerra, com fábricas velhas que ruíram, estruturas de ferro torcidas como folhas de papel, árvores de 20 m arrancadas pela raiz e carros projetados e capotados.
Tenho pessoas que escaparam por minutos, pois tinham o carro estacionado em sítios atingidos por árvores e, eu próprio, por 5 min., não fui apanhado na zona mais crítica (zona da marginal de Silves, junto às piscinas) ou não estaria a escrever estas linhas.

ATENÇÃO: Por favor, não ponham aqueles comentários a pedir fotos e vídeos, pois quem esteve em Silves, como eu, quem viu o que eu vi está em estado de choque e sem vontade de partilhar a destruição e a dor.
E pensem, não duas, mas 500 vezes, antes de virem para este fórum a lamentar-se pela falta de "animação" na vossa zona ou porque "passa tudo ao lado" da vossa cidade. Tomara que passe mesmo tudo ao lado de vocês...


Agora é limpar tudo e recomeçar,a minha irma aindaq treme,estava dentro da camara e so diz que nunca passou por algo assim.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Bom isto esta bonito e a confusão esta instalada....


Nos ultimos minutos já 3 pessoas me ligaram para saberem do que se passa...
Pelos visto correm boatos que vinha um tornado para Quarteira/Faro...


A confusão esta instalada aqui pelo Algarve como boatos falsos sobre tornados a virem e a irem....

Falta de informação na materia dá nisto...
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
E pensem, não duas, mas 500 vezes, antes de virem para este fórum a lamentar-se pela falta de "animação" na vossa zona ou porque "passa tudo ao lado" da vossa cidade. Tomara que passe mesmo tudo ao lado de vocês...[/B]

ESTÁ TUDO DITO !!!!!:uau:
Esse tipo de desejo de animaçao é comum neste forum embora o compreenda, mas quando realmente a animaçao passa á realidade AUMENTADA, a historia final já é outra.
MUITA FORÇA para todos os lesados
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
ATENÇÃO: Por favor, não ponham aqueles comentários a pedir fotos e vídeos, pois quem esteve em Silves, como eu, quem viu o que eu vi está em estado de choque e sem vontade de partilhar a destruição e a dor.
E pensem, não duas, mas 500 vezes, antes de virem para este fórum a lamentar-se pela falta de "animação" na vossa zona ou porque "passa tudo ao lado" da vossa cidade. Tomara que passe mesmo tudo ao lado de vocês...

Caro Pedro Santos , isto para caso não saiba é um forum de meteorologia amadora e como tal é normal se fazer esse tipo de comentários ,e se por acaso aqui alguém e me incluindo fazemos comentários de que nunca se passa nada nem há animação não se está de maneira nenhuma a desejar mal a ninguém , somos meteorologistas amadores e como tal a meteo vive desses fenómenos e registos que até ficam de registo para anos posteriores , quer faça chuva forte , trovoada, tornado , seca extrema , ninguém aqui quer o mal de ninguém mas é certo que quantos mais registos melhor.
Se alguém aqui desejar o mal alheio então não pode pertencer a esta comunidade, não só no nosso forum mas como a nível mundial se faz este tipo de comentários ,faz parte da meteorologia amadora e também lhe informo que já passei por situações algumas infelizmente bem piores.
Resta dizer que as perdas quer materiais , os ferimentos quer físicos ou emocionais são de lamentar e um voto de que facilmente consigam superar os danos causados por estes fenómenos meteorológicos!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O Instituto de Meteorologia antes de avisar nos meios de comunicação que vinha um tornado a caminho do Algarve é que nem passam pela cabeça deles terem colocado alerta laranja, amarelo já chega e nem possibilidade de ocorrer tornados. Quando o Tornado de Silves entrou pela terra a dentro e tive a ver no site do Instituto de Meteorologia e estava alerta amarelo e só depois de o Tornado ter causado destruição e o pânico total em Silves e Arredores é que se lembraram de colocar Alerta Laranja.
Pessoal do Instituto de Meteorologia já é tarde de mais sabiam, já devia ter sido antes deste Tornado ter ocorrido pois preveniam as pessoas de eventuais ferimentos e desastres como houve.
O Alerta Laranja ainda pode ser útil pois ainda podem surgir novos tornados, mas podiam ter colocado mais cedo e avisado nos meios de comunicação da possibilidade de haver Tornados ou o avistamento no radar de possível tornado a vir a caminho.

Espero que volte tudo á tranquilidade e recuperem os seus bens.