Tornado em Carvoeiro, Lagoa e Silves – 16 de Novembro de 2012

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Sul - Novembro 2012

A71dEYRCYAAQ-W5.jpg

Penso que isto é uma baliza portátil para treinos do campo do Silves.

59992640956868244448913.jpg
 


Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
O Instituto de Meteorologia antes de avisar nos meios de comunicação que vinha um tornado a caminho do Algarve é que nem passam pela cabeça deles terem colocado alerta laranja, amarelo já chega e nem possibilidade de ocorrer tornados. Quando o Tornado de Silves entrou pela terra a dentro e tive a ver no site do Instituto de Meteorologia e estava alerta amarelo e só depois de o Tornado ter causado destruição e o pânico total em Silves e Arredores é que se lembraram de colocar Alerta Laranja.
Pessoal do Instituto de Meteorologia já é tarde de mais sabiam, já devia ter sido antes deste Tornado ter ocorrido pois preveniam as pessoas de eventuais ferimentos e desastres como houve.
O Alerta Laranja ainda pode ser útil pois ainda podem surgir novos tornados, mas podiam ter colocado mais cedo e avisado nos meios de comunicação da possibilidade de haver Tornados ou o avistamento no radar de possível tornado a vir a caminho.

Espero que volte tudo á tranquilidade e recuperem os seus bens.


Miguel, tal como uma meteorologista do IM disse, estes cenários são imprevisíveis. Não se pode fazer previsão de um tornado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Miguel, tal como uma meteorologista do IM disse, estes cenários são imprevisíveis. Não se pode fazer previsão de um tornado.

Ter a responsabilidade de fazer previsões oficiais é uma dor de cabeça. Eu não vou isentar de responsabilidades o IM nem estoua fazer papel de advogado de defesa ou acusação, mas tenhamos consciência das coisas. Perante os dados produzidos pelos modelos emite-se um aviso. O aviso que foi entendido para a situação dados os parâmetros foi o amarelo. Existe sempre a possibilidade de tornados em eventos deste tipo, mas existe sempre a eterna questão do prever que algo possa acontecer e algo acontecer mesmo. Quantas vezes não lemos neste fórum coisas como "Aviso amarelo do IM, mas estão doidos nem choveu nada" ou "este evento por aqui foi um fiasco Amarelo/Laranja/Vermelho para quê?".

Sejamos racionais: A meteorologia ainda não é uma ciência exacta!

Abraço solidário a todos os que sofreram as consequências deste evento.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Miguel, tal como uma meteorologista do IM disse, estes cenários são imprevisíveis. Não se pode fazer previsão de um tornado.

Nos Estados Unidos antes de haver qualquer célula, qualquer nuvem e as células ainda estarem a milhas desse lugar, o instituto de meteorologia dos Estados Unidos já coloca no site deles a possibilidade de haver Tornado pode não originar, mas a população está avisada e muitas outras coisas( a severidade do tempo em cada local, é claro se existir tempo severo).

Porque que é que nós somos diferentes nem é preciso gastar dinheiro, só é preciso é o Site do IM ser mudado e o radar ser mais ampliado tal como o dos Estados Unidos, eu acho que actualizar o site e fazer melhorias não se gasta dinheiro só paciência.

Se fosse possível fazer com que o radar ficasse igual ou o mais semelhante possível do radar dos Estados Unidos ficávamos todos a ganhar e mais felizes ficaríamos, por haver prevenção antecipada dos fenómenos meteorológicos.

Não se gasta dinheiro nenhum em fazer melhorias no site.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Impressionante este evento... 2 TORNADOS (1 deles tromba de água de dimensões consideráveis) a uma distancia de aproximadamente 30km no espaço de 1h...Desde já o meu pesar e rápidas melhoras aos feridos e a todos os que de alguma forma foram afectados por este triste acontecimento. Há que pensar nisto quando nos queixamos que não passa nada na nossa zona. Aqui em Olhão, vento de SE muito forte, chuva forte e trovoada incessante... espero que não haja fenómenos demasiado extremos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nos Estados Unidos antes de haver qualquer célula, qualquer nuvem e as células ainda estarem a milhas desse lugar, o instituto de meteorologia dos Estados Unidos já coloca no site deles a possibilidade de haver Tornado pode não originar, mas a população está avisada e muitas outras coisas( a severidade do tempo em cada local, é claro se existir tempo severo).

Porque que é que nós somos diferentes nem é preciso gastar dinheiro, só é preciso é o Site do IM ser mudado e o radar ser mais ampliado tal como o dos Estados Unidos, eu acho que actualizar o site e fazer melhorias não se gasta dinheiro só paciência.

Não comparares os serviços meteorológicos americanos com os nossos. A dimensão e o profissionalismo não têem nada a ver. Mas nada mesmo.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Comparares os serviços meteorológicos americanos com os nossos é a mesma coisa que comparares uma baleia com uma pulga.

Se calhar o factor dinheiro ainda é algo importante no nosso mundo não? Se calhar por alguma coisa existe nos Estados Unidos uma época de tornados... Provavelmente porque o fenómeno é muitíssimo mais frequente como bem saberás.

Isto daria azo a muitas discussões e certamente que as poderemos todos ter, mas se não fosse pedir muito, deixemos isso para outros tópicos...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Se calhar o factor dinheiro ainda é algo importante no nosso mundo não? Se calhar por alguma coisa existe nos Estados Unidos uma época de tornados... Provavelmente porque o fenómeno é muitíssimo mais frequente como bem saberás.

Isto daria azo a muitas discussões e certamente que as poderemos todos ter, mas se não fosse pedir muito, deixemos isso para outros tópicos...

Sim, são opiniões que cada um tem, e eu continuo na minha. :) Respeito o que disseste e por tal fico-me por aqui.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vitamos...não é sempre possivel a ocorrencia de tornados.

Há padrões especificos...e faz-me confusão essa desculpa pois os tipos de sinoptica para a ocorencia de tornados são especificos...e tornados não são "eventos de vento extremo" normais.

Até porque muitas vezes podes ter ventos extremos com sinopticas que não dão para tornados.

Outra coisa, que não percebi bem, foi o IM não poder confirmar o tornado...eles teem o radar, e o radar fornece assinaturas tipicas que podem identificar clara e inequivocamente as situações que são tornados, ou não ( isto é...supondo que eles lá teem imagens com melhor resolução do que aquelas que metem na pagina..)

Para culminar, os senhores do IM colocaram em alerta laranja regiões que:

A) Já não se esperam mais fenomenos extremos pois os modelos indicam claramente uma dinamica inibidora da convecção ( convergencia dos 500 aos 300hpa).

B) Os fenomenos extremos ocorreram varias horas antes.

Eu não sei o que dizer disto...acho simplesmente inacreditavel...surreal.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Concordo plenamente...
Eu não gosto de criticar gratuitamente, e compreendo que nem sempre seja uma tarefa fácil prever estes eventos, e a meteorologia é incerta e tudo mais. Mas há situações gritantes. Bastava analisar as cartas adequadamente e prestar constante atenção ao radar e um alerta laranja era mais que certo logo pela manhã. O lançar tardio do alerta depois de tudo ter acontecido e com as condições cada vez menos propicias a fenómenos verdadeiramente severos revela descuido e até alguma incompetência ao alarmar exageradamente a população (como andar a tarde toda) , isto na tentativa de emendar o que não foi feito.
Mas o que mais me impressionou foi o discurso da meteorologista. "Vento extremo"?? Não se pode afirmar que se trata dum tornado? Mais análise... Enfim, isto para mim é funcionalismo público do mais incompetente (e eu sou f.p). Nem sabia/sabe que se trataram de 2 fenómenos distintos (o da baía de Lagos e o que entrou no Carvoeiro e afectou Lagoa e Silves), não vê pela dimensão dos estragos, pelo trajecto e pelo radar que se trataram de tornados (o de Alvor de menor dimensão quando fez o landfall, felizmente perdeu força sem grandes danos)??? Pergunto-me: o que anda esta gente a fazer? Resposta: beber cafés certamente...
 

GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
Passei por volta das 17 por Alvor e vêm-se alguns sinais de trânsito no chão, uma ou duas paragens de autocarro "rebentadas" e algumas árvores desfeitas. Vi também algumas janelas provavelmente partidas por destroços que andariam no ar.
Felizmente perdeu força porque haviam duas escolas (uma delas primária e jardim de infância) na zona onde vi mais destroços.