Numa árvore de decisão deste género de tudo o que li parece que há vários problemas que complicam a identificação correcta do que aconteceu em Castelo Branco.
- Não há testemunhos de alguém ter avistado o Tornado (cone nebuloso turbulento em rotação em contacto com o chão).
- Não há registos fotográficos/vídeo.
- Parece que não existe um trilho de destruição (no de Arraiolos existe, de 2km) que habitualmente os tornados deixam e que os estragos neste caso se limitam a uma área bastante pequena.
- Mesmo sem trilho, pode ter sido um tornado de curta duração que tenha tocado no solo apenas por breves instantes, em Portugal não deve ser nada invulgar isso. Também pode ter sido um Tornado ocultado pela chuva (os perigosos
rain wrapped tornado) e ninguém o ter visto por isso.
- Chegados aqui, só sobra a assinatura dos estragos, avaliados por um técnico experiente em avaliar a assinatura de um tornado ou
downburst pelo tipo de estragos. Ambos os fenómenos causam destruição pelo vento mas deixam algumas marcas diferentes. Os
downburst causam geralmente estragos lineares, os tornados tendem a espalhar os detritos em espiral. Tornados tendem por exemplo a torcer peças de metal (um poste por exemplo), tendem a "despir" árvores para além das derrubar ou arrancar, etc,etc, são inúmeros os pormenores que podem ajudar.
Downburst geralmente apenas derrubam as árvores, os Tornados (mas apenas os mais fortes) tendem a arrancar algumas pelas raízes (não confundir com árvores tombadas que ficam com parte das raízes à mostra, uma confusão frequente na avaliação)
Pelos vistos não conseguiram no local descobrir um sinal conclusivo de um Tornado. Mas acrescento que se o tornado for de muito curta duração poucas "pistas" deixou para descobrir e tudo se torna assim bastante difícil.
Eu pessoalmente acho que foi um Tornado de curta duração dado que até há desconfianças de poder ter sido a mesma supercélula/mesociclone em Arraiolos e Castelo Branco, e do Nuno ter também fotografado uma
funnel na mesma tarde em Coruche. Mas isto não prova nada pois a mesma supercélula com mesociclone pode gerar tornados e
downburst's, até é bastante frequente e o técnico do IM que escreveu esse texto sabe do que fala e como cientista não pode dar palpites como eu, tem que se limitar a avaliar os dados que lhe chegaram sem deixar de referir a possibilidade de ter sido uma coisa ou outra como fez.
Paulo, quanto ao carro que falaste, se ele tivesse sido levantado 20 metros acima do solo seria um Tornado. Fiquei com a ideia de que o carro foi arrastado/empurrado para fora da estrada caindo na ravina, e um
downburst também consegue fazer isso. O carro não parece ostentar estragos de ter sido levantado 20 metros no ar. Se isso tivesse mesmo ocorrido seria indício mais do que suficiente para ser considerado um Tornado. Um
downburst tomba/capota/arrasta as viaturas, não as levanta muito pelo ar.