Tornado Tour 21 Abril/1 de Maio nos EUA - TempoEmCorroios.com

Tópico em 'América' iniciado por Lightning 17 Abr 2012 às 20:18.

1. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
  2. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
  3. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Também fotografei essa.

Bem, os dias de ante-ontem e ontem (aqui já é Sábado dia 2) foram bastante intensos. No dia 26 apanhámos essa supercélula, que mais tarde se uniu a outra. O inflow provocado por ambas, arrastou montes de areia consigo, com rajadas de vento de 70 km/h e mais. Quase que não me conseguia manter em pé e cada grão de areia que me tocava parecia uma agulha. Fiquei com areia cravada na pele...

Hoje tivemos mais super-células e um tornado F0 que mal tocou no chão durante segundos, nem deu tempo para sugar areia e detritos para que o funil fosse visivel. Mal ou bem, filmei-o. :thumbsup:

As coisas hoje foram feitas a correr pois o SPC fez o upgrade às previsões um pouco em cima da hora. Tivemos até às 2 da manhã a filmar uma trovoada lindíssima com raios muito constantes e depois quase nada dormimos até nos acordarem às 7:45 da manhã para nos fazermos à estrada.

Tenho passado os dias com o telemóvel a dizer "Apenas chamadas de emergência" e sinceramente não vejo maneira de isso melhorar. :(

Vá lá, consegui encontrar net agora, mas não me permite fazer nada.

Amanhã vamos ver se há mais algo, dado que ainda há condições boas, embora que fracas. Fica a promessa de uma grande reportagem de tudo, nunca pensei que fosse tão difícil ter internet nos EUA... :(

Vou dizendo coisas. :thumbsup:

4. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Como parece que as coisas estão calminhas lá para os "states", deixo aqui este documentário muito interessante, e que parece retratar muito bem a rotina dos storm chasers (e a que o amigo Lightning deve esta a viver nestes últimos dias:thumbsup:):

#49 ecobcg, 29 Abr 2012 às 18:37
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  5. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Noticias interessantes sobre a madrugada passada. Segundo relato colocado no Cazatormentas, de Alberto Lunas, que está a acompanhar o nosso amigo Lightning nesta "Tornado Tour", no final do dia 29 nos "States", apanharam uma supercélula enorme, com "hook echo" e sinal radar de possível tornado, possivelmente a supercélula mais potente de ontem nos EUA, com espectáculo de relâmpagos contínuos e queda de granizo de grandes dimensões.:thumbsup: O tornado, a ter-se formado, não foi possível observar, atendendo à enorme quantidade de poeira(?) que se levantou entre eles e a supercélula (de acordo com informações da Tempest Tours no facebook, a base da tempestade trazia velocidades de vento na ordem dos 97 km/h, e o granizo tinha diâmetro na ordem dos 7cm:surprise::thumbsup:).

Belo final de Tour! A ver se hoje (possivelmente o último dia de caçada, julgo eu), têm a sorte de se formar algum tornado (nalgum sitio desabitado...) e o possam fotografar e filmar, visto que ainda só apanharam um pequeno tornado EF0...

6. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
  7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Há agora várias supercélulas no Kansas, resta saberem se hoje que era o último dia foram para essa zona, visto também haver células no Texas, embora estas não parecem supercélulas (para já).

Para alguns já acabou, Mike Bettes do Weather Channel a queixar-se, no Texas

Em directo na KFOR: http://kfor.com/on-air/live-streaming/

8. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
  9. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
  10. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Boas

Bem, a tour chegou ao fim, e os resultados podiam ter sido melhores. Ontem conseguimos interceptar outro tornado, de fraca intensidade e que durou apenas alguns segundos. Tivemos que nos meter na carrinha à pressa e fugir pois vinha na nossa direcção.

Ao início parecia um dust devil, mas depois de termos analisado bem as fotos e vídeos da equipa da tour, bem como as imagens de radar, reflectividade, etc etc... foi classificado como tornado.

Altura agora de voltar para casa.

Quanto aos registos, as fotos serão publicadas para a semana. O vídeo com o resumo da reportagem será publicado mais tarde. Para terem uma ideia tenho nem mais nem menos do que 95 gigabytes de informação para tratar, o que vai levar algum tempo...

Mas tal como já tinha dito atrás está prometida uma bela reportagem desta aventura.

Gostei bastante da tour, embora a sorte não tenha estado do nosso lado. Mais ocasiões virão, pelo que estou a pensar seriamente em repetir a experiência mais tarde. :thumbsup:

11. Lightning

Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jul 2008
    Local:
    Corroios
    Encontro-me já em Portugal, e resta agora fazer o balanço desta Tour. A viagem de regresso correu bem e embora esteja ainda um bocado cansado, ainda estou a habituar-me às diferenças de horário.

Vou começar amanhã a tratar das fotos. Podem contar com elas brevemente. :)

12. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Em que avioes voaste?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Lightning um grande obrigado por teres compartilhado a tua experiência. Concerteza não te faltarão futuras oportunidades para repetir a experiência.

Mais uma vez, obrigado. :thumbsup:

14. ricardop120

ricardop120
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jul 2009
    Local:
    Santa Comba Dão
    obrigado por partilhares a tua expriencia, nas caçadas nos EUA, confesso que adorava ir participar numa coisa dessas...

Partilhar esta Página