Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelas excelentes fotos que teem colocado dá para classificar o tornado como um F2, com a possibilidade de se ter atingido o patamar de F3 no periodo mais intenso, o que torna a designação, desde já totalmente incorrecta de" mini tornado", num termo completamente ridiculo face a situação ocorrida e á intensidade estimada;)

Um F3 numa escala que vai até F5 é um tornado bastante poderoso, com capacidade de destruir partes de casas, levantar camiões, arrancar arvores, etc...
Segundo estudos há em Portugal cerca de 1 a 3 tornados por ano, com a classificação maxima alguma vez atribuida de F3...os F3 representam uma percentagem muito reduzida das ocorrencias em Portugal, com a maioria a serem F1 ( muitas vezes trombas de agua) ou os inofensivos dust devils;)
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Pelas 15:00 passei perto dessa localidade, pela estrada da serra, havia acumulação na berma.

Que vai de acordo com o observado aqui.



O engraçado é a estrutura do granizo ser bastante transparente ao contrário do habitual branco formado por sucessivas camadas de gelo. Este teve um arrefecimento bastante rápido, que entra em acordo com o sistema convectivo observado. O filme foi efectuado já no final do evento de precipitação.
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olhando para as imagens de radar de Espanha apesar da distância mas dado que tem actualizações de 10 min (ao contrário dos nossos) e sabendo que numa supercélula o mesociclone e tornado com este sentido de deslocação está localizado no hook echo, a sudoeste do rain/hail core (precipitação mais intensa com chuva e saraiva), e tendo o thunderboy avistado o mesociclone ainda sem Tornado em Alcanena pelas 14:00, o cardu pouco antes das 14:30 em Tomar avista já o Tornado, tendo faltado a electricidade/comunicações pelas 14:34 em Tomar, e finalmente o ac_cernax avistou o mesociclone a sul de Cernache do Bonjardim, acho que deve ter sido mais ou menos este o trajecto e talvez se tenha dissipado pela zona da Sertã, ressalvando contudo que os tornados não andam exactamente em linha recta nem sabemos se esteve ou não sempre no chão, provavelmente não, a supercélula pode ter gerado diferentes tornados ao longo do seu trajecto.
Mais coisa menos coisa deve ter sido algo deste género, talvez uns 35km :


Radar:

radarv.gif




Satélite:

79473532.gif
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom trabalho Vince!:thumbsup:

É um grande registo, e eu como cada um de vós também gostaria de lá ter estado a registar e observar. Mas não me consigo alhear dos danos físicos e materiais, ainda para mais quando apanhou em cheio um infantário :(:(.

Que tudo se resolva rápido e todos se recuperem rapidamente é o que sinto aqui dizer!:sad:
 

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Olhando para as imagens de radar de Espanha apesar da distância mas dado que tem actualizações de 10 min (ao contrário dos nossos) e sabendo que numa supercélula o mesociclone e tornado com este sentido de deslocação está localizado no hook echo, a sudoeste do rain/hail core (precipitação mais intensa com chuva e saraiva), e tendo o thunderboy avistado o mesociclone ainda sem Tornado em Alcanena pelas 14:00, o cardu pouco antes das 14:30 em Tomar avista já o Tornado, tendo faltado a electricidade/comunicações pelas 14:34 em Tomar, e finalmente o ac_cernax avistou o mesociclone a sul de Cernache do Bonjardim, acho que deve ter sido mais ou menos este o trajecto e talvez se tenha dissipado pela zona da Sertã, ressalvando contudo que os tornados não andam exactamente em linha recta nem sabemos se esteve ou não sempre no chão, provavelmente não, a supercélula pode ter gerado diferentes tornados ao longo do seu trajecto.
Mais coisa menos coisa deve ter sido algo deste género, talvez uns 35km :


Radar:





Satélite:






Vince tudo bem? por acaso podes me dizer onde arranjas-te a sobreposição de imagens do aemet no google earth? não encontro o link para fazer a sobreposição... Já agora sou da Sertã e a minha casa ( e outras tantas) ficaram sem telhas :(
 

cameteo

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
5
Local
coimbra
Boa noite,

Tenho a indicação, nao confirmada ainda, que o vento arrancou azinheiras e o oliveiras a poente de Paialvo concelho Tomar/Torres Novas, o que bate certo com a mensagem de inicio em Alcanena neste forum..
Neste momento o vento uiva em Coimbra
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Não fazia ideia que tinha acontecido "tanta coisa" aqui tão perto...
Eu como moro na parte sul de Alcanena (apesar de ter um vista bela para a serra :p ) apenas apanhei com uns míseros 5mm e nada de granizo.
Curioso é que já é o 2º evento deste tipo que passa aqui desde 2007...

Pequena pergunta, aquilo na imagem de satélite(dentro do circulo) não é um overshooting top?
 

cameteo

Cirrus
Registo
7 Dez 2010
Mensagens
5
Local
coimbra
Encontrei este site por acaso. Estou impressionado com a precisão dos primeiros relatos do Cardu e companhia. Aquele alerta, minutos antes e a imagem de satélite....espectacular...PARABÉNS!!!!!!
 

daniel1981

Cirrus
Registo
13 Out 2010
Mensagens
32
Local
Caneças
De facto espectacular...O instituto de meteorologia não devia ter um sistema de alerta para os meios de comunicação? será que eles viram o que o cardu viu?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince tudo bem? por acaso podes me dizer onde arranjas-te a sobreposição de imagens do aemet no google earth? não encontro o link para fazer a sobreposição... Já agora sou da Sertã e a minha casa ( e outras tantas) ficaram sem telhas :(

Lamento pelos teus danos.
Em relação ao radar da AEMET, não conheço nenhum overlay para o google earth desde que eles mudaram a forma com que fornecem as imagens há já um ou dois anos o que dificultou fazer a coisa, pelo menos de forma automática.
Esta animação fui eu que fiz manualmente e respectivo overlay. De qualquer forma, como desde há poucos dias atrás a AEMET passou a fornecer publicamente os ficheiros em bruto dos radares, tenho a certeza que nos próximos tempos vão aparecer muitos produtos desses.