Tornados em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso - 7 Dezembro 2010

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Forte trovoada a NE de mim para os lados da serra.
Ininterrupta como nunca tinha visto na minha vida.


Qualquer coisa bate mal!! Nuvens a rodar em sentido circular...
 


thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Penso que aquilo que por aqui passou seja um mesociclone e não estou a brincar...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

muita precipitaçao nesta zona...:surprise:

radar.jpg
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Por Tomar tenho uma de duas falhas, ou a ADSL da PT caiu que é o mais provável ou uma falha da EDP.

A ver vamos, quando for restabelecido a ligação os registos que foram feitos entretanto.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Por Tomar continuo com o MeteoTomar off, espero que não tenha havido estragos e seja so luz ou adsl embaixo.

Nota : estou com a radio hertz, radio da zona, ligado a ver se ouço noticias, algo aviso.
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Eu estou a 10 kms de Tomar e a trovoada que passou por Tomar era de facto impressionante. Eram descargas eléctricas quase continuas. Ainda estive um bom bocado a observar, mas não consegui distinguir nada que se assemelha-se a tornado. Talvez algum downburst até porque está uma ventania enorme.
Agora estou a trabalhar a cerca de 6 kms da cidade e estou a ouvir sirenes a passar, algo deve se deve ter passado. Vamos ver o que se passou...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

A célula estava mesmo nessa zona pelas 14:30, vamos aguardar que o cardu diga mais alguma coisa, presumo que tenha ficado sem electricidade/comunicações tal como a estação do lsalvador que falhou às 14:34, pelo que algo na zona se terá passado, um vendaval/downburst pelo menos.

tomar.gif


satp.gif
 

Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Boa tarde pessoal,

Tenho amigos em Tomar e parece que a situação lá é grave, ainda não se percebeu muito bem o que aconteceu. Bombeiros e protecção civil por todo o lado, parece que foi mesmo na cidade (talvez centro), relatos que "as nuvens estavam muito baixas", e que "os telhados e as chapas voavam com uma facilidade enorme".
Esperemos que os danos sejam só materiais.
Cumprimentos,
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Informações ainda não confirmadas:
Tornado (ainda por confirmar) em Tomar. Um jardim escola afectado, de onde terá sido levado o telhado, e bairros em Tomar também. Não sei se haverá feridos... espero bem que não...
Tenho uma amiga que diz ter filmado a ocorrência e que logo que possa me vai enviar um video.
Repito: Tudo informações ainda não confirmadas!!!
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Bem pessoal, estou a falar com familiar que esta em Tomar

Um caos total, tornado que se formou sobre a zona do castelo, atravessou a cidade toda, chegando a Ferreira do Zêzere, relata-me ele que quase toda a vila ficou sem telhas, uma coisa impressionam-te mesmo, dentro de Tomar e arredores está tudo aterrorizado.

Mais noticias que vou procurar.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Pessoal, confirmo, Tornado por Tomar em área urbana!!! :surprise: :surprise: :surprise:

cardu as minhas desculpas por ter duvidado de ti!!!

Telefonei á minha mãe e ela disse-me que tinha havido uma trovoada gigantesca por Tomar há mais de 30/45 minutos, que os trovões fizeram estremecer o prédio todo onde ela vive !!!
De seguida ouviu um barulho intenso como ela nunca tinha ouvido e foi ver a janela com orientação W/N e viu um funil com mais de 200 metros de altura e 50m de largura com muita poeira e alguns detritos no ar no sentido (e para quem conhece Tomar) fábrica de fiação, bairro salazar (ou 1.º de maio) e depois choromela.
Isto a apenas 200 a 400 metros da casa do meus pais em Tomar onde vou lá de 15 em 15 dias. (Bem perto da tua casa cardu)
Ela diz-me também que desde essa altura só se ouvem sirenes dos bombeiros e inem.
Tomar (parte norte) estava sem electricidade até 10 minutos atrás
A minha mãe está um bocadinho assustada...

Se eu souber mais alguma coisa eu digo.