Vi agora uma reportagem em directo na rtp sobre um possível tornado em Sesimbra as imagens mostravam estragos consideráveis. 

Assim à primeira vista, parece de facto que passou por ali um tornado. Pelas condições de instabilidade da atmosfera, não me choca nada essa ocorrência. Esperemos que não tenham havido muitos mais estragos do que esses reportados nas fotos...
TORNADO NA PENÍNSULA DE SETÚBAL
2012-05-02 (IM)
Pelas 12 horas locais (11 UTC), um tornado afetou uma área situada nas proximidades da lagoa de Albufeira, na Península de Setúbal. Pelas fotos disponíveis, que evidenciam danos em árvores e em propriedades (como vedações, viaturas e estruturas amovíveis), poder-se-á ter tratado de um tornado categorizável no nível EF0 ou (quando muito) EF1, segundo a escala de Fujita melhorada.
Este fenómeno foi originário de um aglomerado convectivo, embebido numa linha de instabilidade, que transportava na sua circulação ar polar marítimo modificado, caracterizado por algum conteúdo em água líquida e instabilidade localmente organizada. O radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão identificou o aglomerado convectivo como uma supercélula, justamente sobre a referida área. Esta estrutura penetrou em terra pela região do Cabo Espichel, às 10:40 UTC, tendo afetado a área da Lagoa de Albufeira pelas 10:50 UTC e, sempre em deslocamento rápido para norte-nordeste, passado sobre a cidade do Barreiro pelas 11:20 UTC. Esta perturbação continuou a sua progressão, tendo mantido a caraterística supercelular até cerca das 11:50 UTC, instante em que se encontrava um pouco a Este de V. F. Xira.
Mantendo-se uma situação de forte instabilidade atmosférica, o IM sugere o acompanhamento das previsões e avisos através da sua Página.
Fonte.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=60655Tornado irrequieto vai de Sesimbra a Setúbal em 60 minutos
Pelo caminho, os ventos fortes foram arrancando telhados e até árvores de grande porte.
O Instituto de Meteorologia ainda está a trabalhar os dados, mas já não tem qualquer dúvida que foi um tornado que, ao início da tarde, arrancou árvores de grande porte pela raiz na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
O meteorologista Bruno Café confirma o fenómeno e explica que, da análise a imagens tiradas por um civil, foi possível confirmar tratar-se de “um tornado, em que se via a formação da nuvem em forma de funil e que vinha até à superfície”.
Bruno Café acrescenta que o fenómeno “começou na zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, e depois deslocou-se para a Península de Setúbal, sendo que este percurso deverá ter durado menos de uma hora”.
Além deste tornado, que provocou danos nos telhados de algumas habitações e a queda de várias árvores, o Instituto de Meteorologia diz ter registos de outras situações na zona Centro do país, nomeadamente no distrito de Santarém e no de Castelo Branco.
Como não há alterações meteorológicas até ao final do dia, é possível, segundo Bruno Café, que possa “ocorrer pontualmente um fenómeno semelhante, mais na zona Centro”.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=60655
Não me parece que tenha sido o tornado que tenha durado 60 minutos, mas sim a estrutura da supercélula.
Mas o mais interessante desta notícia é o facto de dizer que o IM ter mais registos de outras situações na zona centro do país... que outras situações? Outros tornados? Ou outras situações de quedas de árvores e danos me telhados, mas provocadas apenas por ventos mais fortes?
Notícia um pouco mal redigida, na minha opinião...
Mas o mais interessante desta notícia é o facto de dizer que o IM ter mais registos de outras situações na zona centro do país... que outras situações? Outros tornados? Ou outras situações de quedas de árvores e danos me telhados, mas provocadas apenas por ventos mais fortes? Notícia um pouco mal redigida, na minha opinião...
Sim, o IM tem registo de ocorrência de outras situações no país; podes ouvir nos audio inseridos no seguinte link:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2452455