Toshiba Camileo P10 (HD Camera) - Análises, opiniões e testes

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas

Andava à procura de uma câmara de filmar com uma boa relação qualidade preço e com um bom desempenho e qualidade de imagem quer para ocasiões familiares quer para storm chasing... :D

Pesquisei durante alguns meses, até que encontrei esta menina:

Toshiba%20Camileo%20P10.gif


Toshiba Camileo P10

Depois de a analisar muito bem, efectuei a compra. Deixo-vos agora a minha análise e opinião pessoal do aparelho.

A câmara é compacta, leve e fácil de manusear. Tem poucos botões, o que na minha opinião torna mais fácil a configuração interna e simplifica as opções. O pacote de venda vem bastante completo, com bateria, carregador, pano para limpar a lente da câmara, um mini-tripé, cabos de dados para o pc, software adicional, manuais e uma bolsa especial para o equipamento.

Tira também fotos com 8 Megapixeis e tem uma aplicação que facilita o envio de filmes diractamente para o youtube (envio instantâneo).

Características gerais:

Focagem
# 20 cm (Marco mode)
# 90 cm~200 cm (Portrait mode)
# 200 cm ~ infinite (Normal mode)

Número de pixeis
1080p

Medição da luz de um ponto
± 1EV in 0.3 steps

Equilíbrio de Brancos
Auto, Daylight, Fluorescent, Tungsten

Fotografias:
Resolução
# High: 3200 x 2400
# Standard: 2592 X 1944
# Low : 2048 x 1536

Sensor
5 MP CMOS Sensor

Flash
Mecanismo automático
Approx. 10 sec (Self-Timer)

Modos de Flash
Auto, Off, Red-Eye-Reduction

Tomadas
Entrada/Saída de vídeo
# Digital: HDMI
# Analog: Composite Video (NTSC/PAL selectable)

Interfaces
HDMI/Mini USB 2.0 / TV Out

Lente/Zoom
Lente
Fixed Focus lens (f=7.0; F3.2)

Zoom Óptico
5x

Zoom Digital
4x, (2x for 1080 P)

Memória
Número máximo de imagens a gravar
# 1GB SD: 8 Megapixel = 327 photos
# 5 Megapixel = 446 photos
# 3 Megapixel = 817 photos

Opção de Cartões SD/SDHC com capacidade até (se não me engano) 16GB.

Memória Incluida
128 MB NAND Flash Memory (usable storage: around 96 MB)

Visor Electrónico/LCD
Ecrã LCD híbrido
2.5” LCD

Ficheiros
Formato
H.264/.MOV (video), JPG (still)

Tempo de gravação LP
# 1 GB SD: HD1 (1080p) = 15 min
# HD2 (720p) = 30 min
# WVGA = 25 min
# VGA = 1 hour
# QVGA = 4 hours

Resolução do Filme
# HD1 (1080 P / 30 fps)
# HD2 (720 P / 30 fps)
# WVGA (848 x 480 / 60 fps)
# VGA (30 FPS)
# QVGA (30 FPS)

Outras características
Dimensões
108 (H) x 71 (W) x 34 (D)
Peso
148 g (sem bateria)

Informação da bateria
# NP60 Li-ion Battery
# Duração: aproximadamente 95 minutos ou mais sempre ligada

Acessórios fornecidos
# Cabo USB (0.9 m)
# Cabo HDMI (1.2 m)
# Cabo de Video (1.2 m)
# Bateria Recarregável NP60 Li-ion
# Power adapter
# Garantia
# Quick Start Guide
# CD (w/driver, AP and User’s Manual)
# Fita
# Tripé
# Pano de limpeza

Opiniões finais...

Devo dizer que ainda não efectuei muitas filmagens com a câmara, mas pelo que pude observar, fiquei bastante satisfeito com o seu desempenho. Tenho um cartão de 8GB que me dá pelo menos para 4 horas de filme em HD (cerca de 720p, o que já não é nada mau... :w00t:).

Ainda não efectuei filmagens em Full HD (1080p), e se fiquei surpreendido com as filmagens em 720p então imaginem quando testar os tais 1080p... :rolleyes:

Usando o estabilizador de imagem, que apenas está disponível no modo 720p, consegue-se muito menos estremecimento da imagem, ficando assim mais "suave". Esta opção, tal como eu disse, não está disponível noutras resoluções.

Quanto ao zoom esqueçam, recomendo a câmara para filmar apenas como a imagem é apresentada, ou seja, sem qualquer zoom. Para filmar em locais de boa iluminação é bastante boa. Ainda não testei à noite, mas depois coloco aqui uns vídeos para terem uma melhor ideia de como ficam.

Quanto a time lapses, aconselho vivamente... Coloquem a câmara num tripé, bem quieto, :lmao: em 1080p, e no fim desfrutem de uma trovoada ou uma granizada em HD... :cool:

Para storm chasing também recomendo a câmara, mas com o devido suporte (por exemplo para prender na parte da frente do carro).

Como ainda estou em "testes", por assim dizer, no final de tudo coloco aqui uns vídeos e time lapses tanto de noite como de dia.

Se alguém tiver dúvidas ou quiser mais informações avise. ;)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Depois de mais alguns testes e contra-tempos, venho aqui colocar mais algumas informações que espero que vos ajudem.

É assim, os vídeos que são elaborados pela máquina a 1080p (full HD) podem não ser vistos correctamente em certos computadores.

Explicitando melhor, se tiverem uma câmara destas e tiverem feito um filme a 1080p que fique aos "seluços" ou aos "pixeis" mesmo no windows media player, o problema poderá não ser apenas dos codecs (que são precisos ter instalados).

O primeiro filme que vi no meu computador a 1080p, no windows media player, ficou-me aos seluços. Apesar de ter todos os codecs instalados correctamente o erro não era daí, mas sim da capacidade do computador de ver os vídeos (placa gráfica, etc...).

Para quem tiver computadores mais "antigos", podem fazer os filmes a 1080p à vontade, mas aconselho a usarem o programa "Anyvideo Converter", que na minha opinião é muito bom.

Façam o filme a 1080p, passem para o computador e convertam com o anyvideo converter para o formato .AVI. Depois já conseguem ver o vídeo sem falhas (com uma ligeira perda de qualidade, mas normal) e perfeito. :p

Quem tiver dúvidas favor colocá-las aqui. :D
 

cardozo14

Cirrus
Registo
6 Dez 2009
Mensagens
3
Local
coimbra
boas,

eu tambem fiquei interessado na toshiba p10 mas como nao percebo muito disto e tenho algumas duvidas gostava de saber se aconselhassem (ou nao) esta maquina.

outra coisa as fotos tiradas por esta maquina tem alguma qualidade?(para quem tem esta maquina nao se importava de dar uma opiniao do que acha?)
e que eu fui a uma loja e foi-me referido que esta camera nao tem qualidade de foto! so tem na gravaçao de video!


muito obrigado e desculpem alguma coisa,
cumprimentos
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
outra coisa as fotos tiradas por esta maquina tem alguma qualidade?(para quem tem esta maquina nao se importava de dar uma opiniao do que acha?)
e que eu fui a uma loja e foi-me referido que esta camera nao tem qualidade de foto! so tem na gravaçao de video!

Eu tenho uma dessas.

A máquina é bastante boa para filmagens, faz vídeos espectaculares em 1080P e tem uma autonomia de uma hora e meia, a bateria.

De facto não é lá grande coisa para fotos, mas já dá para desenrascar.

Podes ver fotos tiradas com essa câmara aqui:
http://tempoemcorroios.com/mau-tempo-20-e-22-outubro

E podes ver vídeos feitos com essa câmara aqui:

Noite: (só os dois primeiros vídeos - link 1 e link 2)
http://tempoemcorroios.com/trovoada-09-09-09

De dia/noite (mistura):
http://tempoemcorroios.com/mau-tempo-20-e-22-outubro

Nota: os vídeos estão aos pixeis por causa do programa com que os converti e editei, tenta "imaginar" esses vídeos mas sem pixeis nenhuns, mesmo bem nítidos.

Mas no youtube se escreveres o modelo da câmara consegues ver vídeos feitos com ela, como ficam sem qualquer edição (vídeos directamente da câmara para o youtube).

Espero ter ajudado,

Cumps. :thumbsup:
 

cardozo14

Cirrus
Registo
6 Dez 2009
Mensagens
3
Local
coimbra
boa noite,
muito obrigado
sim realmente as filmagens parecem estar muito boas!
quanto as fotos nao parecem mal de todo( sabe me disser quantos megapixels e que têm ?)
muito obrigada ,
ajudou imenso

cumprimentos
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
boa noite,
muito obrigado
sim realmente as filmagens parecem estar muito boas!
quanto as fotos nao parecem mal de todo( sabe me disser quantos megapixels e que têm ?)
muito obrigada ,
ajudou imenso

cumprimentos

As fotos têm uma resolução máxima de 8MP. Mesmo assim já ficam com qualidade razoável na minha opinião. Para uma câmara de filmar está bastante bom. :)
 

fotocroma

Cirrus
Registo
7 Set 2010
Mensagens
2
Local
Porto
Também comprei uma camara Toshiba Camileo. Tentei filmar, mas o que aconteceu á que, de cada vez que paro a filmagem é criado um novo ficheiro e, como sou uma "croma", não sei como fazer para os transformar num único filme. Alguém poderia ajudar-me?

Aproveito para dizer que a qualidade de fotografia até não é nada má se usarmos alta resolução. O zoom é que não é grande coisa...

Obrigada

Fotocroma
 

diasje

Cirrus
Registo
26 Jan 2010
Mensagens
3
Local
Barreiro
Boas tardes, pelo que tenho visto esta Câmera, tem qualidade razoável.

Adquiri uma kodak Playsport, em segunda mão, e quando chegar vou fazer uns testes.

Esta Kodak está muito bem "cotada" em termos de qualidade comparando com uma grande variedade de câmeras desta gama.

Agora respondendo à sua questão dos ficheiros de vídeo.

Qual o cartão de memoria que usa e qual o seu tamanho?
Penso que não seja normal a divisão do filme em vários ficheiros, mas eu não conheço muito bem esta câmera.

Isto acontece normalmente com câmeras de gama muito baixa tipo minidv d001 etc.

A junção dos vários ficheiros (clip's) dependerá do software de edição de vídeo que possuir, e cláro está do sistema operativo que possuir.

Se possuir um sistema Windows, pode utilizar o Windows Movie Maker, é gratúito, e fáz maravilhas.

Se possuir o MACOSX, pode sempre usar o iMovie.

No Linux, use o OpenShot ou o Kdenlive.

Em qualquer um dos dois basta que arraste cada um dos clip's para o time line. (linha de tempo ou edição)

Vai ver que com qualquer um destes programas gratúitos consegue resultados maravilhosos.

Espero que tenha ajudado.

Vou fazer um tutorial aqui: http://tvlazer.com

Veja alguns testes que tenho feito com as câmeras que vou adquirindo: http://youtube.com/diasje
 

fotocroma

Cirrus
Registo
7 Set 2010
Mensagens
2
Local
Porto
Obrigada pela ajuda. O cartão da maquina é um SD de 8 G. Como disse eu não consigo filmar sem dar origem a esta divisão. Vou tentar usar o Windows Movie Maker (veio com o XP). Entretanto fico á espera do Tutorial. Obrigada.

Fotocroma
 

bassman

Cirrus
Registo
9 Jul 2012
Mensagens
1
Local
Lisbon
Meus caros, para quem teve problemas com a P10 heis o que se passa.
Estas máquinas saíram da fabrica com um defeito de firmeware que nunca foi resolvido, e a bateria quando acaba não volta a carregar, para tal basta actualizar o firmeware e fica resolvido o problema, Abraços