Trovoada em Portugal (25-26 Agosto 2007)

Tópico em 'Portugal' iniciado por Rog 24 Ago 2007 às 17:43.

1. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Excelentes registos. E que escuro ficou por aí Minho, a que horas foram tiradas essas fotos?

2. I_Pereira

I_Pereira
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Abr 2007
    Local:
    Aveiro
    Trovoada de 26 de Agosto 2007

Algumas fotos da trovoada da madrugada de dia 26, do miradouro da minha aldeia com vista para as serras da Estrela (esquerda), Açor (frente) e Lousã (mais para a direita, não chega a aparecer em nenhuma das fotos). Foram as próprias serras que travaram a trovoada de chegar mais perto e dar ainda mais espectáculo, que praticamente foi só luminoso, a lua também ajudou a iluminar as fotos. Foi impressionante a frequência de relâmpagos, mesmo com a maioria a não ser visivel :)

O clarão laranja é iluminação das cidades
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

A nuvem que viria a dar as melhores fotos, uma que subiu um bocado a serra e tornou visiveis os relâmpagos
    [​IMG] [​IMG]

À esquerda do clarão laranja, Serra da Estrela

Lá vinha ela! :D para orientação, as luzes no cimo da serra, na direcção dos relâmpagos, são as eólicas da serra do Açor.
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Nesta altura eu nem sabia para onde apontar, ora para a serra da Estrela, ora para a do Açor :confused:
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Mesmo na Serra da Estrela :D

Estas foram as últimas que consegui com relâmpagos, depois da trovoada ter abrandado às 3:00 e aproveitei para descarregar o cartão da máquina. Ainda voltou mais alguma trovoada perto das 4:45, foi quando apanhei estas últimas fotos, mas eu já andava com efeitos duma paragem de digestão (passei parte da manhã no centro de saúde) e não me aguentei muito mais nas fotos.
    [​IMG] [​IMG]

Espero que gostem :p

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Boas fotos Ivo, pena ter sido tão «Far Away, So Close»

4. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Boas fotos I_Pereira...
    Sem dúvida que esse tipo de trovoadas "silenciosas" em que se consegue observar toda a actividade eléctrica ao longe é algo fantástico!

Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página