Trovoada em Portugal (25-26 Agosto 2007)



I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Trovoada de 26 de Agosto 2007

Algumas fotos da trovoada da madrugada de dia 26, do miradouro da minha aldeia com vista para as serras da Estrela (esquerda), Açor (frente) e Lousã (mais para a direita, não chega a aparecer em nenhuma das fotos). Foram as próprias serras que travaram a trovoada de chegar mais perto e dar ainda mais espectáculo, que praticamente foi só luminoso, a lua também ajudou a iluminar as fotos. Foi impressionante a frequência de relâmpagos, mesmo com a maioria a não ser visivel :)

O clarão laranja é iluminação das cidades


A nuvem que viria a dar as melhores fotos, uma que subiu um bocado a serra e tornou visiveis os relâmpagos


À esquerda do clarão laranja, Serra da Estrela


Lá vinha ela! :D para orientação, as luzes no cimo da serra, na direcção dos relâmpagos, são as eólicas da serra do Açor.


Nesta altura eu nem sabia para onde apontar, ora para a serra da Estrela, ora para a do Açor :confused:


Mesmo na Serra da Estrela :D


Estas foram as últimas que consegui com relâmpagos, depois da trovoada ter abrandado às 3:00 e aproveitei para descarregar o cartão da máquina. Ainda voltou mais alguma trovoada perto das 4:45, foi quando apanhei estas últimas fotos, mas eu já andava com efeitos duma paragem de digestão (passei parte da manhã no centro de saúde) e não me aguentei muito mais nas fotos.


Espero que gostem :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boas fotos I_Pereira...
Sem dúvida que esse tipo de trovoadas "silenciosas" em que se consegue observar toda a actividade eléctrica ao longe é algo fantástico!