Trovoada em Silves - 11/02/2011

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Depois de um dia de céu parcialmente nublado e sem grande história, eis que, a meio da tarde, se forma uma linha de instabilidade a W de Portugal, e que se estendeu desde a zona de Lisboa até ao Barlavento Algarvio. A actividade eléctrica era bem grande, principalmente a W de Silves, e a partir das 21h essa actividade passou por cima de Silves, dando para tirar umas fotos.

Aqui ficam as imagens de radar da evolução ao longo da tarde/noite desta linha de instabilidade:


far110211172029.jpg

far110211211029.jpg

far110211213029.jpg



Ficam aqui algumas fotos da aproximação da trovoada a Silves:

dsc0094rr.jpg


dsc0096ri.jpg


dsc0101rv.jpg


dsc0108r.jpg


dsc0109rp.jpg
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Sim senhor! :thumbsup: :trovao:

Isso é que foi ter um final do dia em cheio! Parabéns por este brinde da Mãe Natureza e obrigado pela partilha! ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Também as vi ao longe rasgando o horizonte por cima do lençol de núvens durante um pôr-do-sol avermelhado quando entrei na A22 em Tavira ao sair do trabalho. Pensei que quando chegasse a Faro teria uma bela trovoada mas... nada feito. Morreu tudo ao longe. Tenho algumas fotos tiradas da praia de Faro mas sem qualidade...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Obrigado pelos comentários pessoal!:thumbsup:

A que nos atrai a todos na meteorologia é isto mesmo, surpresas meteorológicas que proporcionam belos momentos sem ninguém estar à espera!:D Se de manhã me tivessem dito que ia haver uma valente trovoada por cá e iria ter um rain rate de 250mm/h, com 22mm acumulados em pouco mais de 2 horas, diria que estavam a gozar comigo...;) Nem tinha tido a máquina fotográfica cá por casa nos últimos tempos, mas não sei bem por quê, resolvi trazê-la ontem ao final do dia...parecia que adivinhava.:D