Trovoada em Silves - 17-09-2010

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Aqui fica um resumo do sucedido nesta última madrugada.

A formação das células iniciou-se perto das 02h, mais ou menos, e a trovoada prolongou-se até perto das 06h30.

sat.gif


radarcb.gif


dea.gif

(as imagens de cima foram cedidas gentilmente pelo Vince)

Aqui fica um breve video da noite:




E as respectivas fotos (Desculpem-me por não estarem nas melhores condições, mas por problemas técnicos com o tripé, algumas tirei-as a agarrar directamente na máquina, e outras improvisei outro tripé!):

dsc0140g.jpg


dsc0150za.jpg


dsc0154u.jpg


dsc0157o.jpg


dsc0167qb.jpg


dsc0168e.jpg


dsc0171i.jpg


dsc0172x.jpg


dsc0174x.jpg


dsc0181x.jpg


dsc0185yi.jpg


dsc0189ue.jpg


dsc0190o.jpg


dsc0193b.jpg
 
Editado por um moderador:


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Mais uma grande reportagem com fotos muito boas:trovao::trovao:

Parabéns aos contemplados pela trovoada e ao ecobcg pelos registos:w00t::thumbsup:
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
ecobcg parece tiveste as ultimas 36 horas bastante intensas.

Depois de me dares umas belas indicações e ajuda na localização para a montagem da futura estação meteorologica da Pena (Salir-Loulé) http://www.meteopt.com/forum/instru...o-meteorologica-da-pena-salir-loule-4813.html , bem como estares horas á espera que alguma coisa chegasses ao reino dos algarves, conseguintes um belo registo para mais tarde recordares.

Valeu a noite em claro:thumbsup:

De acordo com os modelos mais recentes penso que vais ter tempo para te recompores da noitada que tiveste:rolleyes: pois não deveras ter oportunidade de captar fotos dessa qualidade nos proximos dias por aqui:lol:.

Fica bem
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
ecobcg parece tiveste as ultimas 36 horas bastante intensas.

Depois de me dares umas belas indicações e ajuda na localização para a montagem da futura estação meteorologica da Pena (Salir-Loulé) http://www.meteopt.com/forum/instru...o-meteorologica-da-pena-salir-loule-4813.html , bem como estares horas á espera que alguma coisa chegasses ao reino dos algarves, conseguintes um belo registo para mais tarde recordares.

Valeu a noite em claro:thumbsup:

De acordo com os modelos mais recentes penso que vais ter tempo para te recompores da noitada que tiveste:rolleyes: pois não deveras ter oportunidade de captar fotos dessa qualidade nos proximos dias por aqui:lol:.

Fica bem


Pois é Redfish! Depois da nossa conversa pela manhã, onde entre outras coisas falamos da possibilidade de trovoada para a parte da tarde/inicio da noite, as expectativas estavam muito em baixo, após acompanhar a evolução do Sat até ai às 23h30, pois estava tudo a ir para Espanha, razão que me levou a ir dormir! Mas pronto, a esperança é a última a morrer, e a meteorologia é sempre fértil em surpresas e em dar a volta a toda a gente! Tive sorte, pois as células nasceram aqui perto! E as horas passadas em claro valeram bem a pena!:D Para a próxima pode ser que sejas tu o feliz contemplado!!:thumbsup:

Entretanto, venha de lá essa estação, para aproveitar este Inverno e baptizar logo como deve ser o "penico"!!:D

Aproveito para agradecer a todos as palavras deixadas nas mensagens anteriores!! Sem vocês, e sem este fórum, e sem tudo o que já aprendi por aqui, não seria possível fazer estes registos!!

Venham de lá mais trovoadas, de Norte a Sul, para todos termos pelo menos uma noite para recordar!!:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Parabéns ecobcg, valeu a noitada :thumbsup:

Tens de comprar um tripé para captares com melhor nitidez.

Venham de lá mais trovoadas, de Norte a Sul, para todos termos pelo menos uma noite para recordar!

Eu estou ansiosamente há espera da minha... um dia! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Afinal, o Barlavento ganhou ao Sotavento. Excelentes fotos ecobcg.:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grandes registos também por terra Algarvias e sem tripé! :surprise: Bom pulso sem dúvida alguma! :hehe:
E ainda por cima com um excelente vídeo de complemento! :thumbsup:

A cereja no topo do bolo foram essas bonitas fotografias do nascer-do-Sol como só no Algarve ele nasce! :w00t:

Obrigado pela partilha e pelas horas dedicadas a todos nós amantes da meteorologia!

Um abraço! ;)