Esse Dust Devil é bastante conhecido, e acho que já tinha circulado por aqui, mas vale sempre a pena revê-lo.
Em Portugal até são frequentes, ainda em Abril o nosso colega de forum GranNevada colocou umas fotografias de um no Casal da Lapa
aqui neste tópico.
E eu também me lembro de vê-los quando era puto antes de vir morar para a zona de Lisboa há muitos anos atrás, especialmente ao final da tarde de dias de Outono muito quentes.
Cá costumam ser é muito fraquinhos, meros remoinhos de vento, mas por vezes os Dust Devil's podem ser um pouco fortes, como parece ser o do video, e chegam por vezes a atingir o F0 ou F1 na escala Fujita dos tornados, mas é muito raro tal acontecer, 99% das vezes são um fenónomo quase inofensivo não fosse a possibilidade de um ou outro objecto arrastado sendo leve mas contundente poder eventualmente ferir alguém.
Quanto ao termo em português para Dust Devil, pois, isso já é mais dificil, o Forum está cheio de perguntas dessas, e como nem uma tradução para a DANA conseguimos...
Neste caso concreto dos Dust Devil's, por acaso acho que em Portugal os mais velhotes também associavam estes remoinhos ao universo demoniaco, tenho vagas recordações de qualquer coisa dita pelos meus avós já falecidos, mas infelizmente já não me recordo do que fosse. Mas tenho a certeza de que o avistamento destes remoinhos eram pelo menos associados a qualquer coisa má, um sinal de mau augúrio. Se não me esquecer, vou perguntar à minha mãe ,pode ser que ela se recorde de alguma coisa sobre o assunto.