Tufão no campo de futebol japonês



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Tufão no campo de futebol japonês: Link

Bem interessante essa formação, que à partida nada denunciava, apenas um vento ligeiro e em pouco estava ali um tornado...

Um à parte:
O termo utilizado está errado,
Isto é um tornado, ou como dizem alguns: um mini-tornado, ou micro-tornado... Que não têm nada a ver com um tufão (termo equivalente a furacão utilizado no pacífico ocidental)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pelas imagens eu acho que não é um tornado mas antes um Dust Evil.

Nas imagens nota-se que não há nublosidade ou seja, que está um dia limpo de de calor. A génese dos Dust Evil é totalmente diferente da génese dos Tornados. No primeiro é uma forte corrente ascendente de ar que entra em rotação. No segundo forma-se a partir de um cone em rotação da base de um Mesociclone que desce progressivamente até tocar o solo..
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Pelas imagens eu acho que não é um tornado mas antes um Dust Evil.

Nas imagens nota-se que não há nublosidade ou seja, que está um dia limpo de de calor. A génese dos Dust Evil é totalmente diferente da génese dos Tornados. No primeiro é uma forte corrente ascendente de ar que entra em rotação. No segundo forma-se a partir de um cone em rotação da base de um Mesociclone que desce progressivamente até tocar o solo..

Tens razão:thumbsup: não dei atenção à envolvência nublosa
No meu caso, pior a emenda que o soneto:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"Dust Devil é o nome internacional para um remoinho de vento com alguma dimensão (na ordem da dezena de metros) provocado por temperaturas elevadas junto ao solo. No alentejo, Portugal, é usual chamar-lhes «Espojinho».
Trata-se de um vento em espiral formado pela convecção do ar em dias muito quentes: o solo aquece e transfere esse calor ao ar que está parado imediatamente acima dele.
Quando o ar atinge uma temperatura elevada sofre uma rápida elevaçao; surge então um centro de baixa pressão atmosférica que funcionará como um pequeno aspirador em altitude, com o ar a subir em espiral. O remoinho ao ganhar velocidade irá levantar poeiras do solo, tornando visível um funil de ar com cerca de 20 metros de altura seja vísivel.
O "Dust Devil" é parecido com um tornado mas tem menores dimensões, a sua velocidade raramente ultrapassa os 40 km/h. Tem, também, origens distintas do tornado, pois surge em dias soalheiros e de muito calor."

Fonte: Geografismos (Luís Palma de Jesus, 26 de Fevereiro de 2007)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse Dust Devil é bastante conhecido, e acho que já tinha circulado por aqui, mas vale sempre a pena revê-lo.

Em Portugal até são frequentes, ainda em Abril o nosso colega de forum GranNevada colocou umas fotografias de um no Casal da Lapa aqui neste tópico.
E eu também me lembro de vê-los quando era puto antes de vir morar para a zona de Lisboa há muitos anos atrás, especialmente ao final da tarde de dias de Outono muito quentes.

Cá costumam ser é muito fraquinhos, meros remoinhos de vento, mas por vezes os Dust Devil's podem ser um pouco fortes, como parece ser o do video, e chegam por vezes a atingir o F0 ou F1 na escala Fujita dos tornados, mas é muito raro tal acontecer, 99% das vezes são um fenónomo quase inofensivo não fosse a possibilidade de um ou outro objecto arrastado sendo leve mas contundente poder eventualmente ferir alguém.

Quanto ao termo em português para Dust Devil, pois, isso já é mais dificil, o Forum está cheio de perguntas dessas, e como nem uma tradução para a DANA conseguimos... ;)

Neste caso concreto dos Dust Devil's, por acaso acho que em Portugal os mais velhotes também associavam estes remoinhos ao universo demoniaco, tenho vagas recordações de qualquer coisa dita pelos meus avós já falecidos, mas infelizmente já não me recordo do que fosse. Mas tenho a certeza de que o avistamento destes remoinhos eram pelo menos associados a qualquer coisa má, um sinal de mau augúrio. Se não me esquecer, vou perguntar à minha mãe ,pode ser que ela se recorde de alguma coisa sobre o assunto.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu onde mais vi Dust Evils foi numa viagem á Turquia no planalto da Capadócia.
Uma imagem que não me vou esquecer: uma planície enorme salpicada por Dust Evils aqui e ali...