TV - Programas de divulgação

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Um espaço para divulgar alguns programas de TV com interesse de divulgação cientifica, sobre clima, desastres naturais... sobre ciência em geral.

Na :2
dia 28 de Nov. às 17h30: PLANETA MARAVILHOSO - Passado Catastrófico
apresentação: Desde os cumes do Monte Evereste, através dos campos de lava do Hawai até ao âmago do nosso planeta, este fascinante documentário revela-nos as forças geológicas que mudaram a face do mundo, oferecendo-nos, os efeitos catastróficos ao longo de quase quatro biliões de anos de formação da Terra. Através de imagens de computador e efeitos especiais bem como da últimas informações científicas, este programa conta-nos a história de meteoritos, gigantes erupções vulcânicas, movimentos da crosta terrestre e um infindável número de acontecimentos geológicos que moldaram a face da Terra.

dia 1 de Dez. às 17h30: O Sol
apresentação: Um documentário fascinante que nos explica a importância que o Sol tem para o nosso planeta
Nós vivemos numa idade do ouro da ciência solar. Os cientistas têm feito notáveis descobertas acerca do inferno que existe no núcleo do sol e do caos magnético da sua superfície.
Este fascinante documentário explora o passado, o presente e o futuro da importância do sol no nosso mundo.
Investigando a ligação entre as manchas do sol e as mudanças climatéricas este documentário mostra-nos como por um período de setenta anos, os astrónomos observaram muito pouca actividade solar. Este período coincide com uma mini idade do gelo, quando os rios e os lagos da Europa, gelarem. Os cientistas acreditam que um longo período de solar inactividade pode corresponder a temperaturas mais frias na Europa. O programa examina também o aquecimento global. Será que a força cada vez maior do campo magnético do sol pode explicar o aquecimento global e será que os humanos se podem proteger dos seus efeitos?


Não será propriamente o melhor horário para muitos de nós, mas se tiverem oportunidade e interesse...
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ontem tive oportunidade de ver o "Planeta Maravilhoso - Planeta violento", e achei bastante interessante o documentário. Um visão geral desde o início até ao fim da terra, com todos os impactos que várias catástrofes tiveram no clima da terra. Desde os vulcões, impactos de meteoritos, sismos...

(Esta pode ser de interesse para os defensores do arrefecimento global:rolleyes: )
Achei interessante e curiosa a previsão da evolução do clima actual neste documentário: a defesa foi para o arrefecimento global.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boas, alguém teve oportunidade de ver o docomentário? Vi apenas metade do de hoje por falta de tempo, mas ainda assim achei bastante interessante.
LUPER tiveste oportunidade de ver os doc. de ontem e hoje? Defendiam algumas das ideias que defendes por aqui! O arrefecimento global a influência ou falta dela, da corrente do golfo.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Boas, alguém teve oportunidade de ver o docomentário? Vi apenas metade do de hoje por falta de tempo, mas ainda assim achei bastante interessante.
LUPER tiveste oportunidade de ver os doc. de ontem e hoje? Defendiam algumas das ideias que defendes por aqui! O arrefecimento global a influência ou falta dela, da corrente do golfo.

Infelizmente nao vi, mas imagino que aquilo que disseram, não deve andar muito longe do que aqui se tem defendido, pois nao?:cold: :cold: :cold:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Infelizmente nao vi, mas imagino que aquilo que disseram, não deve andar muito longe do que aqui se tem defendido, pois nao?:cold: :cold: :cold:

O que mais me impressionou, foi que num documentário muito bem elaborado muito abrangente - focando questões como os vulcões, sismos, o sol e o seu impacto no clima da terra -, a teoria que defendiam para o futuro era o do arrefecimento global e não o de o aquecimento, o que não deixa de surpreender atendendo que a teoria do aquecimento é que está sempre em voga.
A teoria segundo eles, é de um aquecimento breve que estamos a viver mas que irá conduzir a médio prazo para uma idade do gelo.
Como disse, muito do que te vejo defender por cá, estava lá em parte tb a ser defendido...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Eu cá gosto de ver o BIOSFERA às 4ªs feiras (19h), na 2:

Um bom programa, sempre que tenho oportunidade tb acompanho. Achei interessante um que realizaram à uns meses relativa à Poluição luminosa e os mal feitos candeeiros de rua que deixam escapar grande parte da sua luz para o céu.
Eu que gosto de astronomia "sinto na pele" esta questão de poluição luminosa, embora sinto-me algo previlegiado pq na zona onde vivo apesar de existir esta poluição, não é ainda um caso muito grave.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Alguns programas de divulgação e interesse cientifico hoje na RTP no canal 2:

Hoje às 17h15
PLANETA ASSOMBROSO: O REINO DOS OCEANOS
Os oceanos dominam o planeta

Belos, selvagens e misteriosos os oceanos dominam o planeta. Mas, como é que eles se formam e porque não se evaporam?
Este documentário investiga o poder da água no nosso planeta. Numa fascinante viagem vamos ficar a saber como os grandes oceanos regulam o nosso clima e provavelmente também daremos uma espreitadela ao seu possível futuro...

Hoje às 21h05
PLANETA ASSOMBROSO: FORÇAS DESTRUIDORAS
As causas e os efeitos das mais destrutivas forças da natureza

Um fascinante documentário que explora as causas e os efeitos das mais destructivas forças da natureza como tufões, terramotos, cheias, e tornados e mostra o quão poderosas e imprevisíveis estas forças se podem tornar.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Amanhã na Rtp 1 vai dar um Especial de Informação: Verdade e Consequência (onde é que eu já vi um nome parecido :malandro: :malandro: :huhlmao:) que é sobre as alterações climáticas dá as 21h00.

Eu vou ver para me poder rir um bocado.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Amanhã na Rtp 1 vai dar um Especial de Informação: Verdade e Consequência (onde é que eu já vi um nome parecido :malandro: :malandro: :huhlmao:) que é sobre as alterações climáticas dá as 21h00.

Eu vou ver para me poder rir um bocado.

Só para relembrar....
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Gostei bastante....

Não foi sensacionalista nem nada do genero.;)

Comentários pessoal???