União hipotética entre a Galiza (ou outra região) e Portugal

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,935
Local
Aroeira (cota 59); Roterdão (cota 5)
Tópico de discussão sobre possíveis (hipotéticas) uniões entre regiões fronteiriças e Portugal. Este é um tema algo controverso, e portanto é necessária alguma discrição.
 
  • Gosto
Reactions: frederico
Nunca se pode pôr de parte que um dia uma Federação Ibérica seja proposta a Portugal. E isso poderá acontecer se um dia a Monarquia espanhola cair e Espanha se tornar uma República federal. A União Ibérica sempre foi um sonho dos dois países. Vários reis de Portugal tentaram a sua sorte para a capital ficar em Lisboa, como D. Fernando ou D. Manuel I.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Amigos, isto está no Off-topic, não está no fórum de meteorologia. Não vejo qual é o problema... :huh:
 
Porra, o que é que este tópico está a fazer num fórum de meteorologia, apaguem isto.

Este tema está no off-topic e é muito importante para compreender a origem historica de Portugal. O nosso país nasceu da rivalidade entre o Bispo de Braga e o Bispo de Santiago e no cerne da revolta das classes populares e mercadores do Minho e do Porto contra os poderosos nobres galegos...
 
Começo então pela Galiza, a região que, devido à cultura e língua, torna uma união mais provável (embora mesmo assim improvável). :intrigante:
Uma união desta magnitude faria com que fosse necessária uma regionalização do território. O país ficaria mais ou menos assim:
IOiqmwR.png


Os nomes das regiões são claramente discutíveis. No entanto, acho que não faz muito sentido continuar a chamar "Norte" à região que deixou de ser o "Norte". :huh:

A nível económico, a Galiza seria a quarta região mais rica, depois de Lisboa, Algarve e Madeira, e ligeiramente mais rica que o atual Norte. O PIB nominal da Galiza teria alguma influência no PIB do país, já que corresponde a cerca de 1/3 do PIB total do país. :hmm:
Também seria a segunda maior região do país, mas bem superada pelo Alentejo.

A nível populacional, o país passaria a ter 13 milhões de pessoas. No entanto, as assimetrias continuariam bem visíveis, já que 9.700.000 dos 13 milhões viveriam numa faixa no Litoral entre Setúbal e a Corunha. Ou seja, grande parte do país continuaria a ser despovoado. :eek:

A nível geográfico, o ponto mais alto no Continente passaria a ser a Pena Trevinca, com mais de 2000 metros, mas mesmo assim abaixo do Pico, nos Açores. O país passaria a ter uma costa setentrional, ocidental e meridional. Os portos mais importantes seriam os de Sines, Leixões e Vigo. :D
 
  • Gosto
Reactions: meteo
E depois há que salientar os efeitos históricos. Tanto a Galiza como Portugal têm uma história comum, e a própria existência de Portugal deveu-se à Galiza.

Ou seja, as implicações históricas seriam enormes, diria eu... :surprise:
 
Se o puto não tivesse morrido, provavelmente falava-mos todos castelhano neste momento.

Não se sabe... o D. Manuel tinha como plano pôr a capital em Lisboa. De qualquer das formas não sou favorável a uma União Ibérica, apenas a uma aproximação a alguns níveis. Nós temos o nosso espaço diplomático de influência (PALOPs, Brasil, Reino Unido) e os espanhóis têm o deles (América Latina). Este tema interessa-me apenas como forma de compreender a nossa História. Há uma lenda antiga do tempo da Monarquia que diz que Deus nunca quis a União da Península e que por isso nunca dará certo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Este tema está no off-topic e é muito importante para compreender a origem historica de Portugal. O nosso país nasceu da rivalidade entre o Bispo de Braga e o Bispo de Santiago e no cerne da revolta das classes populares e mercadores do Minho e do Porto contra os poderosos nobres galegos...
A lingua oficial seria o Portugnol !
 
  • Gosto
Reactions: RickStorm
A lingua oficial seria o Portugnol !

Com a corte em Lisboa a língua da nobreza seria o português. Portanto hoje a língua oficial seria o português, e o castelhano estaria ao mesmo nível do catalão... Aliás na Idade Média a língua românica culta era o galaico-português. Se o plano de D. Manuel desse certo a corte ficaria em Lisboa por uma razão: a posição geográfica, o melhor porto comercial, e a Coroa teria de estar lá para vigiar os negócios, e onde está a Coroa está a Corte para levar as tenças...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial