Boas Noites!
Estou com um problema na estação meteoleiria.
Depois dos dias de chuva que caíram (recorde 16 Novembro desde da existência do meteoleiria) a temperatura aumenta à noite e tem estado visivelmente alta.
Os sensores da Oregon sempre tiveram esse problema de desajustamento passado alguns meses de utilização, nomeadamente no que respeita à humidade, apresentando valores cada vez mais baixos de humidade relativa.
Inclusivamente, tal como reportas, as WMR100 chegam a reagir mal em ambientes de muita humidade quando estes são contínuos, como por exemplo em dias de chuva, sendo que, nesses casos, por vezes a temperatura é inflacionada de forma considerável, por vezes mais de 30 ºC, quando a humidade sobe acima dos 75 %. Nesse caso trata-se de um problema relacionado com a pilha, que devia ser de lítio e não é, e reage mal à humidade, influenciando e danificando o sensor.
Quando ocorre algum destes desvios, tens duas hipóteses:
- Recalibrar manualmente no software da estação os valores correctos da humidade (e é preciso que tenhas a certeza que os valores são mesmo esses, para além de que na consola não são corrigidos e só são modificados no software, nunca mais podendo levar os dados da consola a sério)
- Adquirir um novo sensor de temperatura e humidade, recomendando-se o THGR810 (cerca de 35 €), compatível com o modelo WMR100 da Oregon e atribuir-lhe depois o canal principal da estação, com que vais começar a trabalhar, ignorando o sinal do outro termo-higrómetro, danificado (o que é mais aconselhável)
Se a garantia é de 2 anos e o material não foi danificado por ti, é perfeitamente legítimo que o queiras trocar ou devolver, embora tendo a consciência de que material da Oregon é susceptível a avarias desse tipo com uma certa frequência.
Em resumo, mesmo que o sensor da humidade indique valores baixos, a verdade é que à noite a humidade sobe bastante e a temperatura inicia estes disparos fictícios, com inflações fortíssimas, problema esse muito vulgar nos termo-higrómetros da Oregon, série WMR100.
Deves trocar as pilhas originais desse sensor por pilhas de lítio, para diminuir a probabilidade de vires a ter esses problemas.
Se quiseres ter resultados perfeitos, deves construir ou comprar um abrigo; é aconselhável um radiation shield, para que possas colocar o sensor o mais exposto possível à circulação de ar de todos os quadrantes e sem teres problemas com a incidência de sol no abrigo.
Terás então de abandonar o sensor de origem, pois está incorporado no tubo do anemómetro e não te permitirá substituir nem colocar um abrigo de forma eficiente. Com um sensor novo, como referi atrás, desagrupado do conjunto e protegido com um abrigo terás bons resultados.
---
Por acaso eu já há bastante tempo, meses até, tinha reparado que a tua estação apresentava esses desvios, de forma muito leve, mas podia ser só impressão minha e nada disse.
