URGENTE: Sensor de Temp WMR100 aumenta a temperatura à noite

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Boas Noites!

Estou com um problema na estação meteoleiria.

Depois dos dias de chuva que caíram (recorde 16 Novembro desde da existência do meteoleiria) a temperatura aumenta à noite e tem estado visivelmente alta.

Já a desmontei toda... pilhas novas... limpei e sequei com um secador

Será possível que humidade ainda existente junto ao sensor de temperatura esteja a causar este problema?

Já alguem se deparou com um problema parecido?

Nota: o sensor está a 2m acima do telhado de minha casa no mastro da antena e está embutido na unidade principal. Todos os outros valores estão normais (na mesma unidade: Humidade, gust e dir vento).

Oregon WMR100.

Agradecia resposta urgente. :(
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Boas Noites!

Estou com um problema na estação meteoleiria.

Depois dos dias de chuva que caíram (recorde 16 Novembro desde da existência do meteoleiria) a temperatura aumenta à noite e tem estado visivelmente alta.

Já a desmontei toda... pilhas novas... limpei e sequei com um secador

Será possível que humidade ainda existente junto ao sensor de temperatura esteja a causar este problema?

Já alguem se deparou com um problema parecido?

Nota: o sensor está a 2m acima do telhado de minha casa no mastro da antena e está embutido na unidade principal. Todos os outros valores estão normais (na mesma unidade: Humidade, gust e dir vento).

Oregon WMR100.

Agradecia resposta urgente. :(

Esse problema é muito recorrente nessas estações a minha é uma delas e a única solução é teres de comprar um sensor de temperatura e humidade compatível com a estação.
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Esse problema é muito recorrente nessas estações a minha é uma delas e a única solução é teres de comprar um sensor de temperatura e humidade compatível com a estação.

Que software usas WeatherDisplay? versão? dá para definir sensor extra como principal? isso não afectará a capacidade da estação fazer previsões?

Obrigado
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Que software usas WeatherDisplay? versão? dá para definir sensor extra como principal? isso não afectará a capacidade da estação fazer previsões?

Obrigado

Sim é o WD que utilizo versão 10.37M , quanto a definir como principal penso que não dá! terás de escolher outro canal 2 ou 3 penso que seja isso! de resto vai funcionar de forma normal! o Daniel vilão é que percebe melhor do assunto ele já te vai ajudar :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas Noites!

Estou com um problema na estação meteoleiria.

Depois dos dias de chuva que caíram (recorde 16 Novembro desde da existência do meteoleiria) a temperatura aumenta à noite e tem estado visivelmente alta.

Os sensores da Oregon sempre tiveram esse problema de desajustamento passado alguns meses de utilização, nomeadamente no que respeita à humidade, apresentando valores cada vez mais baixos de humidade relativa.
Inclusivamente, tal como reportas, as WMR100 chegam a reagir mal em ambientes de muita humidade quando estes são contínuos, como por exemplo em dias de chuva, sendo que, nesses casos, por vezes a temperatura é inflacionada de forma considerável, por vezes mais de 30 ºC, quando a humidade sobe acima dos 75 %. Nesse caso trata-se de um problema relacionado com a pilha, que devia ser de lítio e não é, e reage mal à humidade, influenciando e danificando o sensor.

Quando ocorre algum destes desvios, tens duas hipóteses:

  • Recalibrar manualmente no software da estação os valores correctos da humidade (e é preciso que tenhas a certeza que os valores são mesmo esses, para além de que na consola não são corrigidos e só são modificados no software, nunca mais podendo levar os dados da consola a sério)
  • Adquirir um novo sensor de temperatura e humidade, recomendando-se o THGR810 (cerca de 35 €), compatível com o modelo WMR100 da Oregon e atribuir-lhe depois o canal principal da estação, com que vais começar a trabalhar, ignorando o sinal do outro termo-higrómetro, danificado (o que é mais aconselhável)

Se a garantia é de 2 anos e o material não foi danificado por ti, é perfeitamente legítimo que o queiras trocar ou devolver, embora tendo a consciência de que material da Oregon é susceptível a avarias desse tipo com uma certa frequência.

Em resumo, mesmo que o sensor da humidade indique valores baixos, a verdade é que à noite a humidade sobe bastante e a temperatura inicia estes disparos fictícios, com inflações fortíssimas, problema esse muito vulgar nos termo-higrómetros da Oregon, série WMR100.

Deves trocar as pilhas originais desse sensor por pilhas de lítio, para diminuir a probabilidade de vires a ter esses problemas.

Se quiseres ter resultados perfeitos, deves construir ou comprar um abrigo; é aconselhável um radiation shield, para que possas colocar o sensor o mais exposto possível à circulação de ar de todos os quadrantes e sem teres problemas com a incidência de sol no abrigo.

Terás então de abandonar o sensor de origem, pois está incorporado no tubo do anemómetro e não te permitirá substituir nem colocar um abrigo de forma eficiente. Com um sensor novo, como referi atrás, desagrupado do conjunto e protegido com um abrigo terás bons resultados.

---

Por acaso eu já há bastante tempo, meses até, tinha reparado que a tua estação apresentava esses desvios, de forma muito leve, mas podia ser só impressão minha e nada disse. :p
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Eu não falei em comprar...mas sim em Reclamar ;) mandar vir com eles, fazer valer os direitos dos consumidor!!

A estação não está ainda na garantia??? Então toca a refilar com quem de direito :thumbsup:


cumps
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Eu não falei em comprar...mas sim em Reclamar ;) mandar vir com eles, fazer valer os direitos dos consumidor!!

A estação não está ainda na garantia??? Então toca a refilar com quem de direito :thumbsup:


cumps

Pois também gostaria de refilar mas o meu problema é o meteoleiria ficar sem dados durante demasiado tempo.... :disgust:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Pois também gostaria de refilar mas o meu problema é o meteoleiria ficar sem dados durante demasiado tempo.... :disgust:



Eu normalmente fico com problemas é quando a garantia das coisas terminam e têm que sair os €€ do meu bolso :mad:

Se achas que isso (€€) não é problema para ti...até te vendo a minha WMR200 mesmo agora* ;)



abc


* Não tenho problemas em ficar uma ou duas semanas sem dados :lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois esse parece ser o calcanhar de Aquiles da WMR100 (e da WMR200 ?), o sensor não parece aguentar-se muito com tempo húmido. Já quantos apresentam esse problema ? Uns 4 ou 5 só aqui no fórum, ou seja, se calhar mais de metade dos proprietários dessa estação.

A solução é mesmo a sugerida pelo Daniel, um sensor THGR810 à parte dentro de um RS, comprado ou artesanal, sempre dá dados mais fiáveis e também ajuda a proteger um pouco o sensor.

Se a pressa for muita, fala com a BS Astro de Aveiro, pode ser que eles tenham para venda sensores.

Sensores e compatibilidade da Oregon:
http://www2.oregonscientific.com/service/sensors/
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia