Urso-pardo de volta a Portugal?

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Já agora, Bergidium, o que sabe sobre o sucesso dessa reintrodução?
Aquí puedes ver como estaba hace un año. Desde entonces Nere, la última osa del Pirineo occidental, ha muerto, y este verano se ha visto alguna osa con crías que no figuran ahí:

http://cronicaverde.blogspot.com/2011/04/estado-de-la-poblacion-de-oso-pardo-en.html

Y una noticia del diario de León de hoy, con la que no estoy de acuerdo, no hay todavía el número suficiente de osos.
Puede solicitar alguno el Gobierno de Portugal...:D

http://www.diariodeleon.es/noticias...provincia-en-un-donante-potencial_636713.html
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Aquí puedes ver como estaba hace un año. Desde entonces Nere, la última osa del Pirineo occidental, ha muerto, y este verano se ha visto alguna osa con crías que no figuran ahí:

http://cronicaverde.blogspot.com/2011/04/estado-de-la-poblacion-de-oso-pardo-en.html

Y una noticia del diario de León de hoy, con la que no estoy de acuerdo, no hay todavía el número suficiente de osos.
Puede solicitar alguno el Gobierno de Portugal...:D

http://www.diariodeleon.es/noticias...provincia-en-un-donante-potencial_636713.html

Pois, isso só com a confirmação das autoridades competentes é que se pode saber.
Para já parece-me claro que os ursos-pardos já andam muito perto de Montesinho... Pode ser que isso incentive as autoridades ou as associações ambientais, a fazerem algum plano de reintrodução. Parece-me que para já, devia ser importante, proceder a alguma sensibilização ambiental junto das populações ( humanas) locais.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Pois, isso só com a confirmação das autoridades competentes é que se pode saber.
Para já parece-me claro que os ursos-pardos já andam muito perto de Montesinho... Pode ser que isso incentive as autoridades ou as associações ambientais, a fazerem algum plano de reintrodução. Parece-me que para já, devia ser importante, proceder a alguma sensibilização ambiental junto das populações ( humanas) locais.

Sou um mau conhecedor da realidade dos ecossistemas florestais galegos. Dizem-me que entre esta área da Galiza (até aos Picos da Europa) tem zonas extensas de folhosas, as quais são um bom habitat para o urso.
Eu acredito que mais dia menos dia o urso volte a entrar em Portugal (seja em Montesinho seja no Gerês), como de resto isto já se passou num passado não tão longiquo (ver mensagens anteriores desta conferência electrónica).
Parece-me, no entanto, que as passagens pelo nosso território serão essencialmente episódicas.
A zona de Montesinho não possue zonas de folhosas com grandes dimensões (na ordem dos milhares de hectares). A única mais relevante que me ocorre, é a área de carvalhal da serra da Nogueira. Para além disto tanto a nascente como a poente do Parque, existem ainda áreas com um nível significativo de arborização, onde predominam resinosas de altitude e pinhal bravo, muito embora existam também áreas com folhosas (castanheios, carvalhos, etc) de permeio.
Depois existe toda a área central do parque que se encontra muito desflorestada.
Para além disto, Montesinho é no geral acessível ao "bicho Homem", o que difilultará a pacatez dos habitats que o urso deseja.

Estas áreas agradam ao urso? Conferem-lhe um habitat adequado e com a "pacatez" necessária?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Sou um mau conhecedor da realidade dos ecossistemas florestais galegos. Dizem-me que entre esta área da Galiza (até aos Picos da Europa) tem zonas extensas de folhosas, as quais são um bom habitat para o urso.
Eu acredito que mais dia menos dia o urso volte a entrar em Portugal (seja em Montesinho seja no Gerês), como de resto isto já se passou num passado não tão longiquo (ver mensagens anteriores desta conferência electrónica).
Parece-me, no entanto, que as passagens pelo nosso território serão essencialmente episódicas.
A zona de Montesinho não possue zonas de folhosas com grandes dimensões (na ordem dos milhares de hectares). A única mais relevante que me ocorre, é a área de carvalhal da serra da Nogueira. Para além disto tanto a nascente como a poente do Parque, existem ainda áreas com um nível significativo de arborização, onde predominam resinosas de altitude e pinhal bravo, muito embora existam também áreas com folhosas (castanheios, carvalhos, etc) de permeio.
Depois existe toda a área central do parque que se encontra muito desflorestada.
Para além disto, Montesinho é no geral acessível ao "bicho Homem", o que difilultará a pacatez dos habitats que o urso deseja.

Estas áreas agradam ao urso? Conferem-lhe um habitat adequado e com a "pacatez" necessária?

O Montesinho, na minha opinião, não é assim muito acessível e consequentemente, visitado.
Alberga a maior densidade de lobos de toda a Europa Ocidental ( conjuntamente com a vizinha região da Sanabria/Culebra), por isso e tendo em conta as exigências extraordinárias que esta situação requer, parece-me que existem condições para a fixação de uma pequena população de ursos em Montesinho. Montesinho/Serra da Nogueira, representam nada mais nada menos do que mais de 80.000 hectares (!), uma área considerada vasta ( e não contando com a continuidade de habitats propícios que existe em zonas além dos limites do parque, assim como no lado espanhol, que também dá uma fundamental contribuição ( Sanabria/Culebra)).
Só o carvalhal da Nogueira, tem mais de 8.000 hectares. Decerto não deverão haver assim muitos carvalhais na Europa, com áreas contínuas desta ordem.
Concordo, que o Montesinho, tem também muitas zonas com coníferas e áreas de matagal mais aberto, mas no entanto, os ursos pardos em Espanha, têm sido observados também nestes ecossistemas com alguma regularidade e de forma algo permanente. Na verdade até podem viver relativamente perto do Homem e conseguirem passar despercebidos.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

O Montesinho, na minha opinião, não é assim muito acessível e consequentemente, visitado.
Alberga a maior densidade de lobos de toda a Europa Ocidental ( conjuntamente com a vizinha região da Sanabria/Culebra), por isso e tendo em conta as exigências extraordinárias que esta situação requer, parece-me que existem condições para a fixação de uma pequena população de ursos em Montesinho. Montesinho/Serra da Nogueira, representam nada mais nada menos do que mais de 80.000 hectares (!), uma área considerada vasta ( e não contando com a continuidade de habitats propícios que existe em zonas além dos limites do parque, assim como no lado espanhol, que também dá uma fundamental contribuição ( Sanabria/Culebra)).
Só o carvalhal da Nogueira, tem mais de 8.000 hectares. Decerto não deverão haver assim muitos carvalhais na Europa, com áreas contínuas desta ordem.
Concordo, que o Montesinho, tem também muitas zonas com coníferas e áreas de matagal mais aberto, mas no entanto, os ursos pardos em Espanha, têm sido observados também nestes ecossistemas com alguma regularidade e de forma algo permanente. Na verdade até podem viver relativamente perto do Homem e conseguirem passar despercebidos.

Da experiência que tenho em Montesinho/Nogueira, não me pareceu que esta área fosse especialmente inacessivel. Tendo em conta o carácter "Inacessibilidade" parece-me que o Gerêz, será melhor habitat para o urso.
Fico com a ideia que tanto a zona nascente e poente do Parque, é de acessibilidade moderada. A zona central será de facto a mais inacessivel, mas mesmo assim atravessável.
Relativamente à área no seu todo, estamos perante cerca de 80.000 hectares, mas com uma percentagem muito significativa (agora não sei, mas mais tarde posso dar indicações do número) de área desflorestada. As indicações avançadas são positivas porque confirmam o interesse do urso em paisagens com um "mosaico de ocupação" (em detrimento de áreas de floresta "fechada").
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Da experiência que tenho em Montesinho/Nogueira, não me pareceu que esta área fosse especialmente inacessivel. Tendo em conta o carácter "Inacessibilidade" parece-me que o Gerêz, será melhor habitat para o urso.
Fico com a ideia que tanto a zona nascente e poente do Parque, é de acessibilidade moderada. A zona central será de facto a mais inacessivel, mas mesmo assim atravessável.

Sim eu sei que o Gerês é mais inacessível.
Mas a inacessibilidade em Montesinho, também pode ser explicada pela baixa densidade populacional (ocupação permanente) e pelo relativamente baixo numero de turistas ( ocupação sazonal em comparação com o Gerês). Digamos que não é muito inacessível em termos de relevo, mas mais inacessível em outros aspectos. Por alguma razão, estamos perante a melhor zona lobeira da Europa Ocidental... E os lobos são muito exigentes quanto à tranquilidade.


Relativamente à área no seu todo, estamos perante cerca de 80.000 hectares, mas com uma percentagem muito significativa (agora não sei, mas mais tarde posso dar indicações do número) de área desflorestada. As indicações avançadas são positivas porque confirmam o interesse do urso em paisagens com um "mosaico de ocupação" (em detrimento de áreas de floresta "fechada").

Até pode ter sido desflorestado em muitos sítios, mas a recuperação da vegetação natural é evidente em muitos dos seus mais de 80.000 hectares e além disso existem diferentes mosaicos de vegetação, que proporcionam diferentes fontes de alimentação.
O Montesinho, tem muito menos população humana, que há mais de cem anos atrás e nessa altura o hábito de ir caçar era muito mais frequente que hoje em dia.
A consequência disso é a expansão dos carvalhais, dos herbívoros e dos seus predadores, que temos vindo a assistir nos últimos tempos.
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Veo difícil una población estable de urso a medio plazo en Montesinho, y menos en Geres. Ya dije en su momento que el urso es mucho más exigente que el lobo en zonas boscosas y en refugios inaccesibles con tranquilidad. Pero no creo que esté muy lejos la posibilidad de ver algún ejemplar divagante en Montesinho.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Veo difícil una población estable de urso a medio plazo en Montesinho, y menos en Geres. Ya dije en su momento que el urso es mucho más exigente que el lobo en zonas boscosas y en refugios inaccesibles con tranquilidad. Pero no creo que esté muy lejos la posibilidad de ver algún ejemplar divagante en Montesinho.

O Bergidum já percorreu o Montesinho e a Serra da Nogueira?
População de ursos estável a médio prazo, claro que é difícil ( nem em Espanha tal ainda acontece, pois a população aumenta, mas ainda não está muito estável) a questão está mais, na probabilidade de alguns ursos ( poucos) puderem estabelecer-se algures entre Portugal e Espanha, pois já andam bem perto de Portugal.


«Ya dije en su momento que el urso es mucho más exigente que el lobo en zonas boscosas y en refugios inaccesibles con tranquilidad.»- Bergidum


Eu respeito a sua opinião, mas existem exemplos de ursos a viverem junto a aldeias e até junto a grandes cidades, pelo menos na Europa, o que não encontra muitos paralelos, no mundo dos lobos. Não se vêm alcateias de lobos dentro de Bucareste ou em outros pontos urbanos do Leste europeu, assim como em várias zonas urbanas na América. Nos USA, onde já não há lobos há imensos anos, existem populações enormes de urso-negro ( com um regime alimentar e tamanho algo semelhante ao urso pardo da P. Ibérica).

Os ursos são omnívoros e muito mais adaptáveis do que pensamos. O lobo, como carnívoro que é ( e que vive em alcateias) exige territórios maiores e muito mais caça.
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Conozco bastante bien la zona de Montesinho, estuve este verano en la zona de Montesinho pueblo, la zona de Vinhais, Rionor,...No conozco la Sª de Nogueira más que por fotos y vista de lejos, pero tiene el problema de estar más lejos de la frontera.
No quiero decir que no puedan vivir osos, sino que no tiene en las condiciones actuales zonas de refugio, aunque sí de alimento (castañas, matas de roble, carroña...) Los grandes bosques los necesita no solo como alimento, sino como refugio, sobre todo en zonas escarpadas, con rocas...

Otro problema es que la zona entre Sanabria y Montesinho está muy deforestada y con incendios continuados.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Conozco bastante bien la zona de Montesinho, estuve este verano en la zona de Montesinho pueblo, la zona de Vinhais, Rionor,....

Também já estive nessa zona e sinceramente não é muito representativa do parque. Fica junto a uma das poucas estradas nacionais da zona e trata-se de um povoamento.


No conozco la Sª de Nogueira más que por fotos y vista de lejos, pero tiene el problema de estar más lejos de la frontera..

A Serra da Nogueira é só mais uma peça do puzzle de áreas naturais contínuas que incluem também Montesinho, não pensei nela como refúgio de ursos exclusivamente. São 8.000 hectares contínuos de carvalhal...


No quiero decir que no puedan vivir osos, sino que no tiene en las condiciones actuales zonas de refugio, aunque sí de alimento (castañas, matas de roble, carroña...) Los grandes bosques los necesita no solo como alimento, sino como refugio, sobre todo en zonas escarpadas, con rocas...

Otro problema es que la zona entre Sanabria y Montesinho está muy deforestada y con incendios continuados.


Neste tópico, existe alguma informação sobre a vegetação de Montesinho/Nogueira. Acho que o Bergidum, quando puder, devia dar uma olhada ( tem também algumas fotos interessantes).

Na minha opinião, onde há muitas alcateias de lobo ( um excelente bio-indicador), também deve haver um bom refúgio para um urso ou outro.
Tudo o resto são apenas detalhes.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Também já estive nessa zona e sinceramente não é muito representativa do parque. Fica junto a uma das poucas estradas nacionais da zona e trata-se de um povoamento.




A Serra da Nogueira é só mais uma peça do puzzle de áreas naturais contínuas que incluem também Montesinho, não pensei nela como refúgio de ursos exclusivamente. São 8.000 hectares contínuos de carvalhal...





Neste tópico, existe alguma informação sobre a vegetação de Montesinho/Nogueira. Acho que o Bergidum, quando puder, devia dar uma olhada ( tem também algumas fotos interessantes).

Na minha opinião, onde há muitas alcateias de lobo ( um excelente bio-indicador), também deve haver um bom refúgio para um urso ou outro.
Tudo o resto são apenas detalhes.

Na sequência do meu último contributo para esta conferência, transmito-vos uma caracterização do território do PNM (desflorestação versus áreas florestadas).
Pretendo acrescentar alguma informação sobre esta matéria, sendo que existem opiniões aparentemente divergentes sobre a necessidade de maior ou menor coberto territorial florestado para o urso.
Os dados que vos apresento datam de 2006 (afiguram-se que ainda se encontram muito actuais) e caracterizam as áreas comunitárias sob gestão pública, englobadas em 4 Perímetros Florestais (Serra da Corôa, Montezinho, Deilão e Serra da Nogueira).
Estes 4 PF totalizam 27930 hectares e representam o esqueleto do Parque Natural em questão.
A caracterização que vos avanço tem em conta as definições de povoamentos florestais, etc, usadas pelo Inventário Florestal Nacional.

Assim, resumo os dados que vos apresento e que podem ser dissecados em maior pormenor e a diversos níveis:

1) O enquadramento geográfico é o dos 4 PF em questão totalizando cerca de 28000 hectares;

2) Em termos de uso do solo sintetiza-se da seguinte forma:

Áreas de Matos (com ou sem arvoredo disperso) - 13651 hectares - 49%
Áreas de Floresta (povoamentos puros + mistos) - 11954 hectares - 43 %
Áreas Sociais, Infraestruturas não florestais, Áreas alagadas e Improdutivos do ponto de vista florestal - a restante área, 8%

3) Dentro da área de Floresta, predominam as áreas de povoamentos puros - 7260 hectares - 26%

Espécies mais importantes:
Pinheiro bravo - 2922 ha
Carvalho negral - 1390 ha
Pinheiro larício (Pinus nigra) - 805 ha
Castanheiro - 468 ha
Pinheiro silvestre - 198 ha
Bétula - 153 ha
Pseudotsuga - 150 ha
etc.

4) No âmbito dos povoamentos mistos contabilizam-se 4694 hectares, 17%

Neste âmbito predominam os povoamentos mistos de 2 ou mais coníferas (com cerca de 2188 hectares), seguindo-se os mistos de coníferas e folhosas e finalmente a categoria de povoamentos mistos somente de folhosas.

Penso que no global esta informação dá uma ideia muito aproximada do coberto (florestal ou não) do Parque muito embora, este tenha cerca de 3 vezes mais área.

Penso que com o passagem para os 80.000, a percentagem de "Áreas Sociais, Infraestruturas, Áreas alagadas e Improdutivos do ponto de vista florestal", sobe necessariamente.

Em termos florestais de povoamentos puros, as áreas de carvalho negral e castanheiro também devem subir declaradamente.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Ireis:

Muito obrigado por essas informações.
Sinceramente não esperava uma área florestal tão grande ( tendo em conta que a amostra da informação refere-se a uma área escolhida aleatoriamente). Realmente se subirmos para os cerca de 82.000 hectares, as percentagens poderão alterar-se, mas parece-me que há cobertura suficiente para a existência de ursos... Em locais menos propícios o urso-pardo prospera, portanto, não me parece que em Montesinho haja algo de especial para ser menos apto para dar abrigo a esta espécie. Uma vez que a questão do abrigo parece-me já estar algo ultrapassada, penso que seria interessante fazer um estudo sobre a disponibilidade alimentar que esta região possa oferecer aos ursos. Informações sobre a densidade/sazonabilidade de linhas de água, época de maturação de frutos e diversos tubérculos, presença de ungulados, peixes e até invertebrados ( o urso tem uma dieta muito variada), vegetação herbácea diversificada, ( etc...), poderiam também ser de grande importância.
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

La ola de incendios que asola Galicia, León, Zamora,...puede impedir en los próximos años que los osos se desplacen hacia el sur, al quedar desarboladas y demasiado expuestas:

Incendios en Galicia, en zonas donde la llegada de osos podría ser inminente:

http://www.lavozdegalicia.es/galicia/2011/10/18/00031318938500335493149.htm

Incendios en los Ancares de León, límite sur de distribución actual del oso:

http://www.infobierzo.com/index.php...-campo-del-agua&catid=34:desarrollo&Itemid=58

En fin otoño para olvidar en todo el noroeste ibérico.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

La ola de incendios que asola Galicia, León, Zamora,...puede impedir en los próximos años que los osos se desplacen hacia el sur, al quedar desarboladas y demasiado expuestas:

Incendios en Galicia, en zonas donde la llegada de osos podría ser inminente:

http://www.lavozdegalicia.es/galicia/2011/10/18/00031318938500335493149.htm

Incendios en los Ancares de León, límite sur de distribución actual del oso:

http://www.infobierzo.com/index.php...-campo-del-agua&catid=34:desarrollo&Itemid=58

En fin otoño para olvidar en todo el noroeste ibérico.

Os ursos fogem dos incêndios para qualquer direcção, desde que tenham corredores florestais disponíveis. Quem sabe se os ursos que existiam nessa região, não foram para sul?

E já agora sobre a existência de incêndios na Sanabria e na Culebra, há notícias?
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.