Urso-pardo de volta a Portugal?

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por belem 9 Mai 2008 às 20:04.

  1. trevinca

    trevinca
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Mar 2009
    Mensagens:
    91
    Local:
    Espanha
    Fai um ano um urso foi visto em Borboras (Ourense), perto da provincia de Pontevedra, e outro em Ribas de Sil (Ourense).

    Avistado un oso nunha aldea do concello ourensán de Boborás

    Publicado o 26/04/2016 14:17
    TELEVISIÓN DE GALICIA

    Ao mismo tempo um pequeno urso foi visto perTo da cidade de Santiago de Compostela, em Bertamiráns. Hai video

    Aparece un oso en Bertamiráns
    Publicado o 29/04/2016 13:23

    TELEVISIÓN DE GALICIA
     
    lreis e belem gostaram disto.
  2. trevinca

    trevinca
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    8 Mar 2009
    Mensagens:
    91
    Local:
    Espanha
    Boborás, perto de O Carballiño, a uns 20 kms de Melgaço.... Nos montes do interior de Ourense, Pontevedra e Lugo. Está próximo de vostedes
     
  3. Minhometeo

    Minhometeo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mai 2017
    Mensagens:
    49
    Local:
    Viana do Castelo
    Exclente noticia!:)

    Felizmente muitos animais outrora extintos estao a ocupar os seus antigos territorios na Peninsula Iberica .

    Muito interessante a reocupacao territorial do urso ,animal que simpatizo particularmente .

    Penso que o regresso do urso a Portugal esta iminente ,alias e bem possivel que ja tenha regressado ,percorrendo ainda que de forma esporadica , algum terreno da Serra da Peneda ou do Montesinho .

    Ao que parece ,sera um regresso apos uma curta ausencia ,pois estudos recentes mostraram uma forte possibilidade do urso pardo ainda ter percorrido as montanhas do NO nos anos 50 do seculo xx .

    E o local ideal para o regresso do urso pardo e mesmo a Serra da Peneda ,o ultimo local onde tera sido avistado o ultimo urso .

    Ainda ha pouco tempo fiz uma longa caminhada na Serra da Peneda . Ainda e uma zona algo remota ,com amplos vales e encostas de muito dificil acesso ,felizmente ainda pouco visitada e com amplos bosques de carvalhos e muita agua .Tem um habitat ainda com uma boa capacidade para o regresso do urso .
     
    MSantos e lreis gostaram disto.
  4. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,166
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Discordo neste ponto, acho que o local mais provável será a zona oriental do Parque Natural de Montesinho (Zona da Lombada), fica mais próximo das populações selvagens espanholas e é uma vasta área praticamente desabitada de espaços florestais e áreas abertas de matos, onde já prolifera o corço, o veado e o lobo.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    criz0r gostou disto.
  5. Minhometeo

    Minhometeo
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    23 Mai 2017
    Mensagens:
    49
    Local:
    Viana do Castelo
    O Montesinho e um tesouro natural ,sem duvida .

    Mas a regiao da Peneda / Planalto de Castro Laboreiro tem tambem um enorme potencial natural . Tem tambem uma populacao de lobo consolidada e uma boa comunidade de corcos . E ,na minha opiniao ,a regiao do Parque Nacional da Peneda - Geres onde estao mais bem preservadas as suas carateristicas naturais .

    E tem tambem um corredor praticamente direto , um corredor natural , aos Montes Cantabricos . E , se nao me engano , um ramo do urso pardo tem vindo a expandir - se naquela direcao .
     
    MSantos gostou disto.
  6. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,166
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Algumas áreas do Parque Nacional da Peneda-Geres estão de facto muito melhor preservadas do que em Montesinho, no entanto a questão da proximidade pode ditar que Montesinho se "antecipe" na chagada do urso, dado que do lado espanhol a área de habitat favorável é muito grande e não está assim tão longe dos territórios actualmente ocupados pela espécie.

    De qualquer forma penso que será uma questão de tempo até se começarem a ouvir falar de relatos de avistamento, seja no Geres ou em Montesinho. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #561 MSantos, 8 Jun 2017 às 19:31
    Última edição: 9 Jun 2017 às 16:08
    belem, Minhometeo e jonas gostaram disto.
  7. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,198
    Local:
    Norte de Portugal
    Um biólogo do Centro do Lobo de Sanábria, com quem tive oportunidade de falar durante algum tempo, diz que com um grau muito elevado de certeza que um urso pardo esteve muito perto de Rihonor de Castilla em 2012, ou seja, a poucos metros da fronteira de Portugal.

    Não existem registos fotográficos da ocorrência mas segundo os indícios recolhidos os quais incluem a conversa pessoal com a habitante da aldeia que avistou o urso são para ele fortíssimos indícios da presença de um urso bem perto da fronteira com Portugal nesse ano.

    A ser verdade era uma grande notícia e neste momento já ninguém pode garantir que nos últimos anos nenhum urso nos tenha visitado…
     
    Pek, belem e MSantos gostaram disto.
  8. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,539
    Local:
    Menorca
    Evolución del número de osas con crías en la Cordillera Cantábrica desde el año 2000

    [​IMG]


    Distribución de las osas con crías en la Cordillera Cantábrica en 2016 (huellas) en el marco de la distribución consolidada de la especie en la zona (área coloreada):

    [​IMG]

    Fuente: Fundación Oso Pardo
     
    Tiago Daniel e Micael Gonçalves gostaram disto.
  9. Pek

    Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    24 Nov 2005
    Mensagens:
    3,539
    Local:
    Menorca
    Acoso a un oso pardo en León. Copio el texto íntegro:

    " Hemos recibido un vídeo que recoge esa otra cara de las actividades de observación de fauna amenazada que suele ocultarse, aunque son situaciones relativamente frecuentes. Los hechos sucedieron hace poco en el Alto Sil leonés, donde hacía días se estaban viendo varios osos en un lugar de fácil acceso para el público sin que la guardería de la Junta de Castilla y León haya hecho nada por prevenir este tipo de situaciones. Tampoco ayuda a evitar este tipo de "botellones" oseros artículos como el públicado hace unos días en La Vanguardia (ver entrada anterior) donde personal de la Fundación Oso Pardo aparecía en una fotografía haciendo una espera en un lugar tan peculiar y fácilmente identificable como es éste. El efecto llamada estaba servido y al final se ha dado una situación lamentable en la que decenas de personas persiguen a un oso para conseguir la ansiada foto con la que hinchar su ego y alardear ante los amigos y en las redes sociales. No hubiera sido raro que ante semejante acoso el oso hubiese atacado a alguien e incluso se pudo haber provocado un accidente de tráfico con consecuencias fatales para el oso o los conductores que pasaban por allí. Además de estos efectos evidentes, se está contibuyendo a cambiar el comportamiento innato del animal, que es evitar a la especie humana. Cualquier día habrá una desgracia y entonces la culpa será del oso, se hablará de osos problemáticos y se olvidarán este tipo de actividades que se estan llevando a cabo sin ningún tipo de control, restricción o sanción por parte de las administraciones competentes, sin olvidar el papel de la prensa que habitualmente proporciona información sobre este tipo de enclaves importantes para la fauna amenazada sin la menor prudencia."

     
    Dan, Teya e rokleon gostaram disto.
  10. Kodiak

    Kodiak
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Fev 2009
    Mensagens:
    109
    Local:
    Braga
    Caros

    Só para informar que nos próximos dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro vai decorrer em Lisboa e no Porto, respectivamente, lançamento do livro sobre o Urso-pardo em Portugal.
     

    Ficheiros Anexados:

    Micael Gonçalves e MSantos gostaram disto.
  11. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,019
    Local:
    Sintra
    Interessante, e espero que esse livro saiba dar conta da situação do urso-pardo junto à fronteira entre Portugal e Espanha.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #569 belem, 25 Nov 2017 às 15:08
    Última edição: 25 Nov 2017 às 16:28
  12. Kodiak

    Kodiak
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    7 Fev 2009
    Mensagens:
    109
    Local:
    Braga
    Situação actual? Ou antiga? Situação actual: não há ursos perto da fronteira, quando muito poderá chegar um ou outro a poucas dezenas de Km da fronteira.Sempre com o risco de ser atropelado. Antiga: último urso morto em Portugal: Dezembro de 1843, na Mourela, actual Parque Nacional da Peneda-Gerês durante uma batida ali realizada.
     

Partilhar esta Página