Urso-pardo de volta a Portugal?

trevinca

Cirrus
Registo
8 Mar 2009
Mensagens
91
Local
Espanha
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Caro Kodiak:

Podo estar de acordo en muitas coisas. Outras necesitam puntulizacios.
As autoridades regionais espanholas pouco han feito que non estuvera xa en rodaxe. Foi, en realidade, o Goberno central quen salvou o urso iberico de desaparecer: ca creaçao do Coto de Reres, nos anos 40, e sobretudo ca creaçao da Reserva de Somiedo nos anos 50. Posteriormente, se farían as Reservas Nacionales, a partires do ano 1966, o que ia a suponher que o lobo tambén fora beneficiado: por exemplo, ca Reserva da SERRA DE LA CULEBRA, moi perto de Montesinho. Os gobernos regionais han feito coisas, mas a populaçao de ursos sige nos mesmos territorios que nos anos 50: isolada en dous grupos e sen comunicaçao possivel. E se han gastado muitos milloes de euros dende os finais da decada dos anos 70 até hoje.
Curiosamente, os únicos ursos que ainda no han recibido ningún euro sao os ursos que estudan Grande del Brío e seus amigos en seu livro do ano 2002...

Eu penso que O Gerês non pode ser estudado sin a provincia de Ourense, si falamos de ursos; do mismo xeito que non pode falar-se de ursos em Montesinho sin ter en conta a Sanabria e a zona Cabrera-Teleno. Porém, a extinçao do animal en Ourense deica o 1950 levou a desaparecer a especie do Portugal.
 


Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Olá Kodiak :)
Não, os parques eólicos não vão agravar a situação do Parque Natural da serra de Aire. O Parque Natural da serra de Aire já tinha e tem problemas de sobra. Se calhar nem deveria ser um Parque Natural. Trata-se de uma questão de princípio. Os parques naturais integrados do Sistema de Áreas Protegidas foram criados tendo em vista determinados objectivos, a conservação da paisagem, da fauna, da flora etc. Portanto não faz sentido introduzir repentinamente um elemento estranho que ainda por cima colide com a conservação dos valores naturais. O nosso país tem território que chegue para as eólicas. Deixem em paz o que resta, que infelizmente já é muito pouco.

Parece-me uma situação incontornável! O vento está para a Serra de Aire assim como o petróleo para os países árabes! A menos que este elemento atmosférico abandone a região, o que é impossível, certamente o cenário seria alterado.
Vivo a 2 passos de um parque eólico; é de facto uma zona muito arejada. Confesso que nutro uma certa simpatia por aquelas torres, mas isto é só a minha opinião e além disso não é um parque natural ou identificado como tal, se bem que tem também um encanto muito singular. Subscrevo as palavras de thunderboy quando salienta a necessidade do não abandono de determinadas áreas só pelo facto de eventualmente já terem sido desrespeitadas. “Antes tarde do que nunca”, já dizia o velho ditado; o que é um facto é que situações semelhantes, do ponto de vista ambiental, antes negligenciadas, actualmente são o produto de uma maior consciencialização em que a sustentabilidade mediante a preservação dos valores naturais é palavra de ordem. Quanto ao futuro da Serra de Aire, é demasiado previsível para o encararmos como uma incógnita!
 

Kodiak

Cumulus
Registo
7 Fev 2009
Mensagens
109
Local
Braga
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Caros Tunderboy e Lourisa,

Expliquei-me mal. O Parque Natural da Serra de Aire provavelmente não deveria ter um estatuto de parque natural, mas um outro estatuto qualquer, dos vários que a legislação portuguesa permite.

A comparação é exagerada. O ouro negro serve nos países árabes para tudo financiar inclusivamente o novo-riquismo dos seus dirigentes. Duzentos mil euros ao ano pouco representa para uma autarquia e servirá quando muito para arranjar uns caminhos ou financiar o clube de futebol local. Entretanto, os valores naturais que a curto, médio e longo prazo poderiam constituir uma mais valia (como se diz agora) para a autarquia vão sendo desbaratados. Chegará o dia em que o cidadão comum procurará áreas livres de parques eólicos, de tão enjoado se encontrar.
Nada tenho contra os parque eólicos. Sou é contra o desordenamento do território.
 

Kodiak

Cumulus
Registo
7 Fev 2009
Mensagens
109
Local
Braga
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Caro Trevinca,

Esqueci o pormenor da antiguidade de algumas das reservas existentes nas Astúrias e do facto da maioria ter sido criada no tempo do Generalíssimo, pelo governo de Madrid.
Quanto à impossibilidade do contacto das duas populações parece não ser assim. É que li algures que os geneticistas da Universidade de Oviedo garantem, baseados em exames de ADN, colhido em dejectos de urso, que nos últimos dois anos três ursos da população ocidental passaram à população oriental e um jovem da população oriental fez o caminho inverso, o que constitui uma boa notícia.
Tens razão ao dizer que o Gerês não pode ser separado do sistema montanhoso Queixa-Invernadeiro e Montesinho da Sanábria. Mas melhor seria que tudo fosse tratado em conjunto. Aliás basta subir aos altos do Gerês, e por certo aos altos de Montesinho, para verificar como tudo está próximo. De lá de cima durante o Inverno tenho sempre a visão do Invernadeiro e a visão da Sanábria que vais descendo lentamente na direcção de Montesinho. E vejo mesmo, quando há muita neve, a serra do Courel, a serra mais ocidental da Cordilheira Cantâbrica.
 

Kodiak

Cumulus
Registo
7 Fev 2009
Mensagens
109
Local
Braga
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Caro Belem,

O projecto é do FAPAS e do Governo das Astúrias. Não tenho a certeza mas creio que se trata da auto-estrada que vai de Leon para Oviedo. O projecto consiste em criar um corredor entre as regiões onde estão instaladas as duas populações de urso. Não sei mais pormenores mas parece-me que consiste basicamente na plantação em larga escala de vegetação autóctone (faias, aveleiras, azevinhos, teixos, arandos etc) na proximidade e junto da referida auto-estrada, nas passagens inferiores. Não sei se o projecto prevê obras nas próprias passagens.

Os pirilampos costumo vê-los no Verão, em dias quentes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Caro Belem,

O projecto é do FAPAS e do Governo das Astúrias. Não tenho a certeza mas creio que se trata da auto-estrada que vai de Leon para Oviedo. O projecto consiste em criar um corredor entre as regiões onde estão instaladas as duas populações de urso. Não sei mais pormenores mas parece-me que consiste basicamente na plantação em larga escala de vegetação autóctone (faias, aveleiras, azevinhos, teixos, arandos etc) na proximidade e junto da referida auto-estrada, nas passagens inferiores. Não sei se o projecto prevê obras nas próprias passagens.

Os pirilampos costumo vê-los no Verão, em dias quentes.

Devem ser Lampyris sp então.
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Olá Kodiak :)


Parece-me uma situação incontornável! O vento está para a Serra de Aire assim como o petróleo para os países árabes! A menos que este elemento atmosférico abandone a região, o que é impossível, certamente o cenário seria alterado.
Vivo a 2 passos de um parque eólico; é de facto uma zona muito arejada. Confesso que nutro uma certa simpatia por aquelas torres, mas isto é só a minha opinião e além disso não é um parque natural ou identificado como tal, se bem que tem também um encanto muito singular. Subscrevo as palavras de thunderboy quando salienta a necessidade do não abandono de determinadas áreas só pelo facto de eventualmente já terem sido desrespeitadas. “Antes tarde do que nunca”, já dizia o velho ditado; o que é um facto é que situações semelhantes, do ponto de vista ambiental, antes negligenciadas, actualmente são o produto de uma maior consciencialização em que a sustentabilidade mediante a preservação dos valores naturais é palavra de ordem. Quanto ao futuro da Serra de Aire, é demasiado previsível para o encararmos como uma incógnita!

Como "não é um parque natural"?
Prova----aqui
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

A abandonar o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, teríamos também de desclassificar a Ria Formosa, Sintra-Cascais e possivelmente o Estuário do Tejo num futuro próximo.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

A abandonar o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, teríamos também de desclassificar a Ria Formosa, Sintra-Cascais e possivelmente o Estuário do Tejo num futuro próximo.


O Sintra-Cascais que conheço muito nunca podia ser descalssificado pois sua riqueza geologica é tão grande e sua flora e é um tapão para a pressão urbanistica que aqui existe.

ps: Devo salientar que no dia 16 vai ser organizado pelo centro ciencia viva de Sintra

Uma conferencia de divulgação geologica sobre Sintra que o tema é:



" ROCHAS E DINOSSAUROS "

Tem como oradores:

Nuno fonte(presidente do centro ciência viva de Sintra)

Prfº Galopim de Carvalho.

Prfº Ruy Oliveira

Prfº Miguel Magalhães Ramalho

Infelizmente não posso ir:(:(:( devido a um compromisso inadiavel:(.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Tenho boas notícias sobre a A 52!!
Afinal tem passagens inferiores e superiores, a estrada não é muito larga e não tem quase barreiras laterais e centrais além de que tem pouco movimento.
Passo seguinte: arranjar tempo para trabalho de campo. Maio, espero eu. :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

2506326_JrOfM.jpeg



2423490.jpg






Picture+611.jpg



Picture+641.jpg




2506373_dnPqZ.jpeg




img2417ec8.jpg



ricardoetrevincafrentewl0.jpg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Bem. Belem que fotografias e paisagens maravilhosas:thumbsup::thumbsup:
 

trevinca

Cirrus
Registo
8 Mar 2009
Mensagens
91
Local
Espanha
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Parece-se muito à zona colindante de Sanabria-Cabrera-Teleno: pinos, robles, encinas, castaños... E sobretudo tranquilidade; isso é o que precisa a espécie Ursus. Não seria estranho que o urso passe de vez em quando por ali, de maneira silenciosa,desde faz uns 30 anos...
Gadeiros, homens da pastoreo, montanheiros, aldeanos, autoridades, GNR, Parque Natural de Matosinho, devem de saber ou habero ouvido algo nestes últimos anos. Os ursos desta zona atacam de vez em quando ao gado, ainda que costumam passar desapercibidos...
 

trevinca

Cirrus
Registo
8 Mar 2009
Mensagens
91
Local
Espanha
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Na zona Sanabria-Cabrera-Teleno também esta presente o lince ibério... Aqui deixo-vos um artigo de Grande do Brió do ano 1998:

BREVES APUNTES SOBRE EL LINCE EN LA CABRERA LEONESA
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Olá thunderboy :)
Como "não é um parque natural"?
Prova----aqui

É verdade que só agora vi!!
Acredito que não tenhas lido bem o texto que apresentei como citação à participação de Kodiak, porque quando escrevi que o local em questão não era um Parque Natural ou identificado como tal, referia-me obviamente ao local próximo de minha casa (Próximo de Loures) onde existe um parque eólico.
Claro que sei da existência do Parque Natural da Serra de Aire! ;)