Urso-pardo de volta a Portugal?

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro


DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Pelos vistos foi só uma ideia do presidente da altura (João Menezes) a que ninguém ligou muita importância. Isso é referido no blog Ambio.

Sim já li. Mas continuo a achar que reintrodução de um animal como o urso, é bastante complicada, embora que não seja impossível.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Em Portugal diria que é impossível.

Se até a cabra montês que há ás dezenas de milhares em Espanha, só apareceu devido aos esforços dos galegos. Quanto mais um animal tão ameaçado como o urso. Iam usar animais espanhóis? Ou eslovenos como estão a usar nos Pirineus? Acho que nem vale a pena pensar no assunto. O urso regressará a Portugal quando "quiser", não graça ao ICBN.

O lince só tem o programa que conhecemos porque a UE obrigou.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Em Portugal diria que é impossível.

Se até a cabra montês que há ás dezenas de milhares em Espanha, só apareceu devido aos esforços dos galegos. Quanto mais um animal tão ameaçado como o urso. Iam usar animais espanhóis? Ou eslovenos como estão a usar nos Pirineus? Acho que nem vale a pena pensar no assunto. O urso regressará a Portugal quando "quiser", não graça ao ICBN.

O lince só tem o programa que conhecemos porque a UE obrigou.

Em relação às cabras, houve várias pessoas/entidades interessadas na reintrodução da cabra, e o processo nunca foi avante, principalmente por questões relacionadas com a caça. A questão do urso é ligeiramente diferente.

Em relação ao lince, Portugal apenas fez o que devia ser feito, e até agora os resultados parecem ser positivos, e acredito que a curto prazo se comece a estabelecer uma nova população de lince por cá.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Fez porque foi obrigado pela UE por causa da barragem.

Apenas estou a dizer que não vale muito a pena estarmos à espera que se façam programas de reintrodução de animais extintos em Portugal pelo ICNB.

Se não o fizeram com espécies tão simples como o esquilo, marta, cabra montês. Animais que acabaram por chegar cá por Espanha.

Se não o fazem com outros que não existindo actualmente, podiam ser reintroduzidos de uma maneira bastantes fácil como o castor (há programas em toda a Europa) ou camurça (há dezenas de milhares em Espanha).

Vão fazê-lo com o urso? Podiam, mas não vão.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Fez porque foi obrigado pela UE por causa da barragem.

Apenas estou a dizer que não vale muito a pena estarmos à espera que se façam programas de reintrodução de animais extintos em Portugal pelo ICNB.

Se não o fizeram com espécies tão simples como o esquilo, marta, cabra montês. Animais que acabaram por chegar cá por Espanha.

Se não o fazem com outros que não existindo actualmente, podiam ser reintroduzidos de uma maneira bastantes fácil como o castor (há programas em toda a Europa) ou camurça (há dezenas de milhares em Espanha).

Vão fazê-lo com o urso? Podiam, mas não vão.

Concordo, tirando a camurça. Não me parece sensato introduzir a camurça em Portugal. Não tenho a certeza se já existiu por cá. No LVVP não é dada como espécie actualmente extinta (como é o caso do urso). Não sei se haverá registo da espécie por cá, em tempos. No entanto, não vejo local nenhum capaz de albergar uma população viável de camurça.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Concordo, tirando a camurça. Não me parece sensato introduzir a camurça em Portugal. Não tenho a certeza se já existiu por cá. No LVVP não é dada como espécie actualmente extinta (como é o caso do urso). Não sei se haverá registo da espécie por cá, em tempos. No entanto, não vejo local nenhum capaz de albergar uma população viável de camurça.

Não só já houve como até foram encontradas às portas de Lisboa :lol:

Uma vez li um estudo onde tinham encontrado ossadas de camurça na zona da Ericeira, ou Lourinhã. Qualquer coisa do género.

Mas não percebo porque é que te faz tanta confusão isto da camurça. Existe e sempre existiu na cordilheira cantábrica. Existe na Galiza, tanto o Gerês como o Montesinho são uma continuação desse sistema. Porque é que não haveriam de existir camurças em Portugal?

Acredito é que se tenham extinto há muitos séculos e daí a falta de referências históricas. Mas não há razão para acharmos que nunca existiram (ou que só existiram há milénios, na ultima glaciação ou coisa do género).

Quanto ao sitio. O que há assim tão de diferente entre o Gerês ou Serra da Estrela, comparando com as várias serras da cordilheira Cantábrica onde existem camurças?

Acho que há algum desconhecimento em relação a esta espécie. As camurças não vivem só a grandíssimas altitudes. Andam várias vezes por zonas bem mais a baixo, em bosques.

Exemplo:
http://faunaiberica.blogspot.pt/2007/02/postura-clssica-de-uma-camura-rupicapra.html

Uma camurça a passar exactamente no mesmo local onde antes tinham sido fotografados veados e corços.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Não só já houve como até foram encontradas às portas de Lisboa :lol:

Uma vez li um estudo onde tinham encontrado ossadas de camurça na zona da Ericeira, ou Lourinhã. Qualquer coisa do género.

Acredito é que se tenham extinto há muitos séculos e daí a falta de referências históricas. Mas não há razão para acharmos que nunca existiram (ou que só existiram há milénios, na ultima glaciação ou coisa do género).

Quanto a isso acredito sinceramente que a camurça tenha habitado Portugal, se a cabra veio desde a os Pirinéus, e encontrou nas nossas montanhas um bom lugar para se fixar, é claramente credível que a camurça também o tenha feito.

Mas não percebo porque é que te faz tanta confusão isto da camurça. Existe e sempre existiu na cordilheira cantábrica. Existe na Galiza, tanto o Gerês como o Montesinho são uma continuação desse sistema. Porque é que não haveriam de existir camurças em Portugal?

Quanto ao sitio. O que há assim tão de diferente entre o Gerês ou Serra da Estrela, comparando com as várias serras da cordilheira Cantábrica onde existem camurças?

A cordilheira cantábrica não conheço, mas esta tem um comprimento superior à largura de Portugal, com inúmeros picos acima dos 2000m de altitude (daqui deprendo que a densidade humana e a pressão que exerce sobre o meio será relativamente baixa). Parece-me ter uma extensão de habitat mais que suficiente para albergar populações de cabra, camurça, veado e corço. Ainda para mais, há a presença dos predadores (urso, lobo e águia-real).
Mas principalmente, e no caso do Gerês, a pressão exercida pela exploração de gado é considerável, e a meu entender é o factor que tem limitado a maior expansão da cabra-montês nos últimos anos. A população de veado também está em franca expansão. Quanto mais introduzir outra população de outro ungulado.

Para Montesinho, julgo que a camurça iria ser uma presa bastante fácil para o lobo, e não iria conseguir fixar-se.

Acho que há algum desconhecimento em relação a esta espécie. As camurças não vivem só a grandíssimas altitudes. Andam várias vezes por zonas bem mais a baixo, em bosques.

Exemplo:
http://faunaiberica.blogspot.pt/2007/02/postura-clssica-de-uma-camura-rupicapra.html

Uma camurça a passar exactamente no mesmo local onde antes tinham sido fotografados veados e corços.

Como diz no texto desse blog. Naquela zona, a camurça é uma presa fácil para o lobo.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Eu acho que a camurça pode ser reintroduzida em Portugal.
Creio que existiu até há relativamente pouco tempo, ligeiramente acima de Montesinho, na Sanabria.
Significa, claramente, que já existiu em Montesinho, há alguns séculos atrás apenas.
Mas isto é um assunto ainda a precisar de mais detalhes.
Ainda não foi escolhido o local potencial de reintrodução.
Mas sem dúvida que pode conviver com lobos, desde que tenha plataformas rochosas, onde se possa abrigar.


Aguardo por sugestões.
Deverá ou não ser reintroduzida, e porquê...


PS: Aqui fala-se da camurça, da cabra montês e de outros ungulados, que chegam a conviver em algumas zonas de Espanha.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Mas sem dúvida que pode conviver com lobos, desde que tenha plataformas rochosas, onde se possa abrigar.

Lá está. Montesinho não me parece (do que eu conheço) que tenha essas zonas de abrigo para a camurça.


Aguardo por sugestões.
Deverá ou não ser reintroduzida, e porquê...


PS: Aqui fala-se da camurça, da cabra montês e de outros ungulados, que chegam a conviver em algumas zonas de Espanha.

Julgo que se pode modificar um pouco a questão.

Poder-se-á pensar na reintrodução da camurça em Portugal? Ou será mais vantajoso apostar numa nova população de cabra-montês?


Quanto às áreas possíveis para a camurça e cabra, talvez sejam o Gerês (já tem a cabra, e tem habitat bom para a camurça), talvez o Alvão (Apenas tem corço, se não me engano, e a camurça/cabra poderia favorecer a população de lobo desta área. No entanto, talvez esteja demasiadamente humanizada) e Serra da Estrela (Pressão humana é considerável, principalmente nos meses de Inverno, quando os animais necessitam - teoricamente - de procurar áreas de menor altitude). Serra da Arada poderia talvez ser outra hipótese, mas não me parece muito forte. O Caramulo tem uma densidade humana bastante elevada e faltam os predadores naturais.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Lá está. Montesinho não me parece (do que eu conheço) que tenha essas zonas de abrigo para a camurça..

Não sei ainda, por isso quero saber a opinião de quem conhece bem ou relativamente bem, uma boa parte do parque.
Eu conheço algumas partes, mas nenhuma me pareceu escarpada o suficiente.
Penso que o Gerês talvez seja a melhor opção, mas ainda estou reticente.
E sinceramente acho que pode existir mais um ou outro local, capaz de albergar a camurça.



Julgo que se pode modificar um pouco a questão.

Poder-se-á pensar na reintrodução da camurça em Portugal? Ou será mais vantajoso apostar numa nova população de cabra-montês?.

Penso que será mais vantajoso, apostar na reintrodução dos animais locais, desde que hajam condições para tal ( que tenham predadores, espaço, abrigo, alimento, etc, etc...). E isso pode incluir, cabra-montês, camurça, etc, etc...


Quanto às áreas possíveis para a camurça e cabra, talvez sejam o Gerês (já tem a cabra, e tem habitat bom para a camurça), talvez o Alvão (Apenas tem corço, se não me engano, e a camurça/cabra poderia favorecer a população de lobo desta área. No entanto, talvez esteja demasiadamente humanizada) e Serra da Estrela (Pressão humana é considerável, principalmente nos meses de Inverno, quando os animais necessitam - teoricamente - de procurar áreas de menor altitude). Serra da Arada poderia talvez ser outra hipótese, mas não me parece muito forte. O Caramulo tem uma densidade humana bastante elevada e faltam os predadores naturais.

Sim, o Gerês parece a melhor opção, pelo menos, para já.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Da parte de Montesinho que eu conheço melhor (zona envolvente às aldeias de Varge, Rio de Onor, Guadramil, Petisqueira, Aveleda), não me parece ser capaz de receber a camurça.

Quanto ao resto, concordo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Gerês e serra da Estrela são hipótese óbvias. Pela altitude e formações rochosas que apresentam. Montesinho, Alvão e as várias serras do maciço da Gralheira são outras hipóteses.

Estes animais são bastante curiosos e dão-se bem com a presença humana. Nos picos de Europa e outras zonas da cordilheira cantábrica, é costume vê-los bem perto dos turistas e é fácil fotografa-os por exemplo. Nada mais diferente do que o furtivo corço.

Como indiquei no link que aqui meti, acho que é preciso desmistificar um pouco a ideia que esta espécie só vive em picos super altos só com rochas e por aí fora. São claramente as zonas onde actualmente existem e onde se dão mt bem, mas se calhar até porque foram as únicas zonas em que conseguiram sobreviver depois das constantes invasões humanas das áreas de menor altitude.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Mas principalmente, e no caso do Gerês, a pressão exercida pela exploração de gado é considerável, e a meu entender é o factor que tem limitado a maior expansão da cabra-montês nos últimos anos. A população de veado também está em franca expansão. Quanto mais introduzir outra população de outro ungulado.

Percebo a tua ideia, mas "limitado a maior expansão da cabra-montês"? Eu diria que a expansão tem sido óptima. Em pouco mais de uma década termos uns 500 animais de um grupo fundador tão pequeno? Maravilha.

Se queres que te digas, achava óptimo alguns exemplares de cabra montês serem transferidos para outras serras do país, já que a expansão no Gerês tem sido assim tão rápida.

Quanto ao veado. Está em franca expansão no Gerês? Tens alguns dados sobre isso? É que conheço pouquíssima informação e não tinha essa ideia. Se quiseres escreve qq coisa no tópico do veado para não estarmos a desvirtuar mais este tópico do urso.

Concluindo, na minha opinião o Gerês é grande o suficiente para uma população de carmuças. Ninguém diz que têm de ser manadas de milhares de individuos :lol:

Para Montesinho, julgo que a camurça iria ser uma presa bastante fácil para o lobo, e não iria conseguir fixar-se.

Mas esse é o objectivo. Aumentar a biodiversidade e as presas naturais para o lobo e no futuro... o urso ;)