Boas, Esta zona sempre me chamou atenção dado que é uma área de vale ainda selvagem(baseava-me em fotos e comentários de algumas pessoas próximas), e como o gosto por andar de bicicleta tem aumentado com o tempo, desloquei-me no passado dia 9 de setembro até à referida zona, cruzei então de bike estas áreas de vale. A ribeira da Cabrela é um importante afluente da rio lizando, a junção situa-se entre duas localidades, Cheleiros e Carvalhal. A distância foi cerca de 16 kms. image hosting 10mb limit Ficam as fotos: Vale da Ribeira da Cabrela capture image url upload free image hosting image upload no size limit post image online jpg images Estrada que liga Cheleiros a Carvalhal, desta perspectiva percebe-se bem a dimensão do vale da rio lizandro. images upload Depois de passar aldeia do Carvalhal, entrei num trilho paralelo ao rio lizandro. Vertentes imponentes. image hosting Achei curiosa aquela vinha,grande declive. upload img Com uma linha de agua destas, que nunca seca, este vale é certamente um paraíso para agricultura. pc screenshot Este foi um dos troços que me impressionou, ambiente muito selvagem, rio tinha muitos peixes, não corria vento, local extremamente abrigado, faço ideia em noites de inversão. image ru Algumas particularidades do trilho. screen shots Aqui esta vertente tem 80 metros de desnivel, ha zonas de maior desnivel, mas em termos de declive é das mais expressivas, alias a carta militar não engana, curvas de nivel muito coladas umas em cima das outras. No alto fica a aldeia de Montesouros. jpg images Nem fazia a minima ideia que o rio lizando tinha diques, passei por uns 6 talvez, mas mais na zona agricola, exactamente aqui. Posto isto o rio tinha naturalmente muita água. picture sharing Para finalizar, ponte sobre o lizandro junto Nossa Senhora do- Ó,localidade remota. picture sharing
Boas fotos Paulo, é sem duvida uma zona bem interessante, achei curioso o pego da Asna, bem andei a procura dele e lá encontrei, por um lado ainda bem que é muito escondido. O pego da Asna é a 4º foto a contar de cima.
O pessoal por vezes desconhece o que tem mesmo aqui ao pé... As margens do Cabrela e da ribeira de Cheleiros são dois dos percursos a que voltamos sempre
Convenhamos que são áreas isoladas, infelizmente hoje em dia a melhor forma de perceber se são locais onde costumam passar pessoas, é presença/ausência de lixo.Triste realidade.