Vale da ribeira da Cabrela (Sintra) e vale do rio Lizandro(Mafra)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Esta zona sempre me chamou atenção dado que é uma área de vale ainda selvagem(baseava-me em fotos e comentários de algumas pessoas próximas), e como o gosto por andar de bicicleta tem aumentado com o tempo, desloquei-me no passado dia 9 de setembro até à referida zona, cruzei então de bike estas áreas de vale.
A ribeira da Cabrela é um importante afluente da rio lizando, a junção situa-se entre duas localidades, Cheleiros e Carvalhal. A distância foi cerca de 16 kms.

image hosting 10mb limit

Ficam as fotos:

Vale da Ribeira da Cabrela

capture

image url upload

free image hosting

image upload no size limit

post image online

jpg images

Estrada que liga Cheleiros a Carvalhal, desta perspectiva percebe-se bem a dimensão do vale da rio lizandro.

images upload

Depois de passar aldeia do Carvalhal, entrei num trilho paralelo ao rio lizandro.
Vertentes imponentes.

image hosting

Achei curiosa aquela vinha,grande declive.

upload img

Com uma linha de agua destas, que nunca seca, este vale é certamente um paraíso para agricultura.

pc screenshot

Este foi um dos troços que me impressionou, ambiente muito selvagem, rio tinha muitos peixes, não corria vento, local extremamente abrigado, faço ideia em noites de inversão.

image ru

Algumas particularidades do trilho.

screen shots

Aqui esta vertente tem 80 metros de desnivel, ha zonas de maior desnivel, mas em termos de declive é das mais expressivas, alias a carta militar não engana, curvas de nivel muito coladas umas em cima das outras.

No alto fica a aldeia de Montesouros.

jpg images

Nem fazia a minima ideia que o rio lizando tinha diques, passei por uns 6 talvez, mas mais na zona agricola, exactamente aqui. Posto isto o rio tinha naturalmente muita água.

picture sharing

Para finalizar, ponte sobre o lizandro junto Nossa Senhora do- Ó,localidade remota.

picture sharing
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas fotos Paulo, é sem duvida uma zona bem interessante, achei curioso o pego da Asna, bem andei a procura dele e lá encontrei, por um lado ainda bem que é muito escondido. O pego da Asna é a 4º foto a contar de cima.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Lindas paisagens :w00t: Obrigado por esta partilha!! ;):thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O pessoal por vezes desconhece o que tem mesmo aqui ao pé... As margens do Cabrela e da ribeira de Cheleiros são dois dos percursos a que voltamos sempre

Convenhamos que são áreas isoladas, infelizmente hoje em dia a melhor forma de perceber se são locais onde costumam passar pessoas, é presença/ausência de lixo.Triste realidade.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993