Vamos rir???

Para desanuviar um pouco ;):D

Não há nada como as rábulas de antigamente. Disto já não se faz em Portugal, infelizmente... :(

Portugal e a Galiza, tal e qual como o Reino Unido, tinha uma cultura que produzia bastante comédia. Contudo, muita coisa mudou no século XVI... Devido ao absolutismo e à Inquisição, a comédia portuguesa praticamente desaparece durante séculos. :(

Contudo, o final dos anos 70 do século passado viu renascer a comédia por cá. As três décadas seguintes seriam as "eras de ouro" da comédia portuguesa. Nos anos 80 surgiu um dos maiores humoristas do país, que daria que falar durante muitos anos: Herman José. Foi ele que compôs a maior parte de um dos clássicos mais famosos, o Tal Canal, estreado em 1982 no então Canal 1 (atual RTP1). Aqui vai o primeiro episódio: :rolleyes:

Poucos anos depois, em 1985, estrear-se-ia outra série de comédia, a Hermanias:

Cinco anos mais tarde, em 1990, estreou-se mais um clássico da comédia portuguesa: o Crime na Pensão Estrelinha. O episódio de fim de ano produziu rábulas como esta, bem conhecidas ainda hoje pela juventude da altura: :D

Em 1997, estreou-se provavelmente uma das séries mais conhecidas de comédia em Portugal: a Herman Enciclopédia. Nessa série foi feito uma espécie de "gozo" à sociedade da altura. Nos dias de hoje seria impensável fazer algo deste género:

Após 1997, Herman José começa a diminuir a sua atividade, o que permitiu que muitos outros artistas começassem a ter a sua voz.
Os anos que se seguiram foram incrivelmente ricos ao nível de comédia. Não gosto de exagerar, mas durante algum tempo Portugal pareceu o Reino Unido dos anos 70 e 80. A RTP também começou a ter concorrência de outros canais, como a SIC e a TVI, pelo que perdeu algum protagonismo... :rolleyes:

Em 1999 estreou-se uma das mais conhecidas peças de teatro: "Conversas da Treta". Teve tanto sucesso que a peça teve vários episódios. Este foi o segundo, realizado em 2001:

Nos anos seguintes teríamos séries como "Prédio do Vasco"... :surprise:

..."Malucos do Riso"...

... e "Telerural":

Entretanto, surge mais um fenómeno da comédia da década de 2000. São os Gatos Fedorentos. Inicialmente faziam umas coisas para a SIC Radical, mas pouco a pouco foram crescendo e, por volta de 2006, a RTP contratou-os. De 2003 a 2009, os Gatos Fedorentos não se fartaram de trabalhar. Fizeram clássicos que, ainda hoje, qualquer pessoa com mais de 15 anos se lembra. Esta rabula, por exemplo, seria impensável nos dias que correm, devido aos ideais sobre o racismo: :(

Durante a década que passou, a comédia infelizmente desvaneceu... Há algumas teorias: ou deve-se ao aparecimento das redes sociais, que fez com que as gentes com menos voz passassem a ter voz; ou então deveu-se ao enorme acréscimo de deputados do Bloco de Esquerda no parlamento, que impediram as televisões de gozarem com a realidade.

O que é certo é que, de repente, tanto a TVI como a SIC começam a substituir os programas de comédia pelos programas da manhã e da tarde e talk-show, que não têm interesse nem graça nenhuma. Só a RTP é que continuou a dar alguma coisa durante os fins de semana... :mad:

Os Gatos Fedorentos, após 2009, começam a desintegrar-se, até ao ponto de só restar mesmo o Ricardo Araújo Pereira. Pelo menos ainda conseguiram fazer algo para o MEO. :unsure:

Algumas coisas que a RTP ainda deu na última década:

- "Anticrise", 2012-2014:

- "Donos Disto Tudo", 2015-2019:

Infelizmente, desde os Donos Disto Tudo, pouca comédia de jeito tem havido. Comédia essa que seria importante nesta quarentena prolongada... Há apenas uma rubrica (se não estou em erro é o "Desliga a Televisão"), mas dá muito tarde e a comédia já nada tem a ver com a destes programas. :angry:

Desde que acabou a comédia, tenho andado a investigar comédias "pouco habituais". Durante algum tempo, andei a ver vídeos deste açoriano. Curiosamente, o seu trabalho é bem conhecido pelos Açores, mas muito pouco conhecido por cá. O que é uma pena, pois as suas "peças de teatro" têm muita graça: :surprise:

Mais recentemente, tenho vindo a investigar mais acerca da comédia galega. Ao contrário dos portugueses, os galegos sempre mantiveram uma cultura bem humorística, o que é notável nos programas de comédia por lá. Há muitas piadas que se entendem, mas outras que nos escapam... Mesmo assim, os programas humorísticos galegos ainda dão umas boas gargalhadas!

Esta, por exemplo, é talvez uma das melhores séries de comédia galega, na minha opinião: :uau:

As estupidezes que se fazem nesta série também são bastante engraçadas:

Também existe a famosa comédia inglesa. Infelizmente, não tenho o nível de inglês ideal para entender as piadas, por isso tenho de me contentar com a versão legendada. Havia um grupo de comédia bem conhecido de Inglaterra, mas não me estou a lembrar do nome agora... :facepalm: