Veado-Vermelho (Cervus elaphus)

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Uma ocorrência fatal com veado. Vamos assistir em Portugal a aumento deste tipo de incidentes, mais que não seja porque a área e o efectivo de veados está em expansão. Não se percebe em pormenor os contornos deste acidente. O animal estava residente num cercado ou foi fora?. Depois refere-se que fugiu, não se percebendo se no âmbito de uma colisão em espaço livre ou não.

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/luto-por-homem-vitima-de-veado?ref=HP_Grupo1
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Uma ocorrência fatal com veado. Vamos assistir em Portugal a aumento deste tipo de incidentes, mais que não seja porque a área e o efectivo de veados está em expansão. Não se percebe em pormenor os contornos deste acidente. O animal estava residente num cercado ou foi fora?. Depois refere-se que fugiu, não se percebendo se no âmbito de uma colisão em espaço livre ou não.

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/luto-por-homem-vitima-de-veado?ref=HP_Grupo1

Ocorrência estranha! possivelmente trata-se de um animal em cativeiro ou num cercado pequeno, até porque os veados selvagens não andam aí propriamente à procura de pessoas para atacar, normalmente são animais ariscos que fogem mal se apercebem da presença humana.

O principal impacto negativo que a expansão dos cervídeos e demais animais de grande porte como javalis pode ter, será no aumento da sinistralidade rodoviária, que de resto já está a acontecer actualmente.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Ocorrência estranha! possivelmente trata-se de um animal em cativeiro ou num cercado pequeno, até porque os veados selvagens não andam aí propriamente à procura de pessoas para atacar, normalmente são animais ariscos que fogem mal se apercebem da presença humana.

O principal impacto negativo que a expansão dos cervídeos e demais animais de grande porte como javalis pode ter, será no aumento da sinistralidade rodoviária, que de resto já está a acontecer actualmente.

Sim, é lógico. Será que em altura da brama não podem ocorrer fatalidades, com encontros inesperados?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Sim, é lógico. Será que em altura da brama não podem ocorrer fatalidades, com encontros inesperados?

Sim, no período da brama podem ser mais perigosos, mas tenho a ideia (de ter ouvido falar, sem base qualquer base cientifica) que os gamos são mais agressivos e perigosos do que os veados durante o período da brama.

Mas neste caso estamos fora da brama, por isso penso que não estará relacionado com isso.
 
  • Gosto
Reactions: lreis

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom dia
Alguém sabe me informar se é possível criar esta ou outra espécie de veado numa quinta particular

Para se ter em cativeiro espécies silvestres é preciso ter-se uma licença especial. Manter animais silvestres ilegalmente tenho a ideia que dá direito a uma multa pesada.

Sugiro que contacte o ICNF, lá saberão informá-lo melhor! ;)
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993
Registo
30 Jul 2018
Mensagens
9
Local
Ourondo
Boa noite, sou novo por aqui e não sei muito bem como funciona o fórum. No entanto gostaria de saber se alguém sabe como proceder no caso de serem detetados veados numa zona. Se é aconselhável contactar alguma entidade ou não. Obrigado desde ja.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa noite, sou novo por aqui e não sei muito bem como funciona o fórum. No entanto gostaria de saber se alguém sabe como proceder no caso de serem detetados veados numa zona. Se é aconselhável contactar alguma entidade ou não. Obrigado desde ja.

Contactar com que objectivo? Não é necessário contactar ninguém, são animais selvagens, não há muito a fazer. Tire fotos se conseguir! :)
 
  • Gosto
Reactions: Dan

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
A ideia seria poder reforçar os efetivos avistados.

Isso suscita diversas interrogações. A começar pelo facto de transportar veados de um lado para outro está longe de ser fácil (e barato...).Para além de serem necessárias diversas licenças para o efeito. A não ser que seja em terreno vedado, o que torna a situação ligeiramente mais simples
 
  • Gosto
Reactions: MSantos
Registo
30 Jul 2018
Mensagens
9
Local
Ourondo
pmVumqeJj
não sei se dá para ver, mas aqui fica a imagem.