Não sei se é o local adequado, mas cá vai. Ontem aconteceu-me algo que normalmente é só com abelhas ou vespas normais. Desta vez, para terem a noção, achei que era um pássaro! Ia no carro, numa recta, nem ia muito depressa, e ouvi grande pancada na janela do meu lado, que estava meio aberta. Primeiro pensei que tinha sido um pássaro, mas não vi nada no espelho. Até que vejo qualquer coisa no vidro de trás e até pensei que fosse um escaravelho, porque era preto. Encostei, fui abrir a porta da bagageira, quando vejo pelo vidro uma coisa que nunca tinha visto e nem sabia que havia cá em baixo. Fiquei realmente parva e assustada com o animal. Abri a porta, ela saiu e nunca mais a vi. Quando cheguei a casa, falei com o meu pai, disse que o animal era preto e com 2 ou 3 riscas amarelas e ele disse que não era uma taranta (abelha/vespa/wtv), que para o tamanho, forma e cor que eu dizia não podia ser. Fiz uma pesquisa e aquilo que eu vi, era isto da foto: Mais alguém já viu esta criatura?
Aqui devem saber responder-te convenientemente: https://www.facebook.com/groups/osamigosdasabelhas/?fref=nf E se forem asiáticas, em princípio as autoridades terão que ser contatadas. Mas creio que só com fotos ou com uma identificação segura é que algo poderá ser feito.
Esses bichinhos segundo sei, entraram na Península Ibérica pelo porto de Vigo. Infelizmente aqui na minha zona já são aos magotes. Começaram pelo distrito de Viana e aos poucos vão se espalhando. O ano passado encontrei a uns 20 metros de minha casa um enxame desses, que é fácil de identificar pela sua peculiaridade. Se virem dessas abelhas não vale de muito contactarem as autoridades. Convém é encontrar o enxame para ser destruído. Atenção que são muito agressivas.
Ontem uma amiga minha no facebook postou uma foto de uma vespa, que diz ter 6cm de comprimento e poderá ser uma vespa asiática gigante, a foto foi da zona de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.
As autoridades é que têm serviços especializados no combate a enxames destas vespas. No Facebook (amigos das abelhas), existe também um senhor que indica como se faz. Não deve ser uma brincadeira lidar com enxames de vespas gigantes e agressivas. http://www.publico.pt/local/noticia...de-vespa-asiatica-em-viana-do-castelo-1607407 http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/VESPA_VELUTINA_Plano_FINAL.pdf
Consta que em caso de aproximação do ninho com movimentos bruscos pode ser desencadeado um ataque massivo de todo o enxame, que por vezes perseguem quem as perturbou até 500 metros de distância do ninho. Nunca vi nem ninhos nem exemplares desta espécie até ao momento, mas tenho estado atento.
Não é difícil ver um bicho destes, não são nada pequenos. Imagino encontrar o enxame... era caso para fugir a sete pés!
As vespas , mesmo as as européias São bastantes agressivas . Mas estas parecem ser bastantes mais . E , aparentemente , e no Minho onde elas se sentem melhor , o seu crescimento tem multiplicado .
o problema é que as europeias são menos de metade do tamanho das asiáticas, e estão em equilíbrio biológico com as abelhas, pois as abelhas sabem defender-se delas, tal como as abelhas asiaticas se ssabem defender das vespa velutina
Por acaso por cá são demasiado vulgares. Ainda ontem passou uma por mim que mais parecia um avião com aquele zumbido. Já me entraram três em casa este ano.
até ao momento não foram reportados casos de ninhos de vespa asiática abaixo do rio mondego. Essa espécie invasora está aparentemente bem adaptada ao clima temperado atlántico mas vai encontrar dificuldades à medida que avança para sul. Os verões grandes, o calor e o tempo seco serão quase proibitivos.
o Alentejo e o algarve podem estar a salvo, pelo menos alguns locais o litoral será a expecção, elas morrem quando a temperatura atinge um certo valor, do que sei é essa mesma a estratégia das abelhas asiáticas, cobrem as invasoras e aumentam a temperatura com as abelhas suportam 2 ou 3 ºc a mais a vespa morre, acho que a temperatura é pelos 40 e picos o que já foi atingido este ano no Alentejo
vejam o anexo deste pdf, página 39. Por ser em Odemira acho muito dificil ser uma vespa asiática. http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/VESPA_VELUTINA_Plano_FINAL.pdf
a temperatura e também o alimento... a primavera aqui a sul é mais pequena e mais cedo. Neste momento já não há flores no campo.