Vespa Velutina ou Asiática?!

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Não sei se é o local adequado, mas cá vai.

Ontem aconteceu-me algo que normalmente é só com abelhas ou vespas normais. Desta vez, para terem a noção, achei que era um pássaro!
Ia no carro, numa recta, nem ia muito depressa, e ouvi grande pancada na janela do meu lado, que estava meio aberta. Primeiro pensei que tinha sido um pássaro, mas não vi nada no espelho. Até que vejo qualquer coisa no vidro de trás e até pensei que fosse um escaravelho, porque era preto. Encostei, fui abrir a porta da bagageira, quando vejo pelo vidro uma coisa que nunca tinha visto e nem sabia que havia cá em baixo. Fiquei realmente parva e assustada com o animal. Abri a porta, ela saiu e nunca mais a vi.
Quando cheguei a casa, falei com o meu pai, disse que o animal era preto e com 2 ou 3 riscas amarelas e ele disse que não era uma taranta (abelha/vespa/wtv), que para o tamanho, forma e cor que eu dizia não podia ser. Fiz uma pesquisa e aquilo que eu vi, era isto da foto:

VespasGigantes.jpg


Mais alguém já viu esta criatura?
 
Última edição:


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sei se é o local adequado, mas cá vai.

Ontem aconteceu-me algo que normalmente é só com abelhas ou vespas normais. Desta vez, para terem a noção, achei que era um pássaro!
Ia no carro, numa recta, nem ia muito depressa, e ouvi grande pancada na janela do meu lado, que estava meio aberta. Primeiro pensei que tinha sido um pássaro, mas não vi nada no espelho. Até que vejo qualquer coisa no vidro de trás e até pensei que fosse um escaravelho, porque era preto. Encostei, fui abrir a porta da bagageira, quando vejo pelo viro uma coisa que nunca tinha visto e nem sabia que havia cá em baixo. Fiquei realmente parva e assustada com o animal. Abri a porta, ela saiu e nunca mais a vi.
Quando cheguei a casa, falei com o meu pai, disse que o animal era preto e com 2 ou 3 riscas amarelas e ele disse que não era uma taranta (abelha), que para o tamanho, forma e cor que eu dizia não podia ser. Fiz uma pesquisa e aquilo que eu vi, era isto da foto:

VespasGigantes.jpg


Mais alguém já viu esta criatura?


Aqui devem saber responder-te convenientemente:

https://www.facebook.com/groups/osamigosdasabelhas/?fref=nf


E se forem asiáticas, em princípio as autoridades terão que ser contatadas.

Mas creio que só com fotos ou com uma identificação segura é que algo poderá ser feito.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Esses bichinhos segundo sei, entraram na Península Ibérica pelo porto de Vigo. Infelizmente aqui na minha zona já são aos magotes.

Começaram pelo distrito de Viana e aos poucos vão se espalhando. O ano passado encontrei a uns 20 metros de minha casa um enxame desses, que é fácil de identificar pela sua peculiaridade.

Se virem dessas abelhas não vale de muito contactarem as autoridades. Convém é encontrar o enxame para ser destruído. Atenção que são muito agressivas.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ontem uma amiga minha no facebook postou uma foto de uma vespa, que diz ter 6cm de comprimento e poderá ser uma vespa asiática gigante, a foto foi da zona de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Uma praga no passado verão por esta zona. Este ano ainda não vi nada por aqui
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esses bichinhos segundo sei, entraram na Península Ibérica pelo porto de Vigo. Infelizmente aqui na minha zona já são aos magotes.

Começaram pelo distrito de Viana e aos poucos vão se espalhando. O ano passado encontrei a uns 20 metros de minha casa um enxame desses, que é fácil de identificar pela sua peculiaridade.

Se virem dessas abelhas não vale de muito contactarem as autoridades. Convém é encontrar o enxame para ser destruído. Atenção que são muito agressivas.

As autoridades é que têm serviços especializados no combate a enxames destas vespas.

No Facebook (amigos das abelhas), existe também um senhor que indica como se faz.

Não deve ser uma brincadeira lidar com enxames de vespas gigantes e agressivas.

http://www.publico.pt/local/noticia...de-vespa-asiatica-em-viana-do-castelo-1607407

http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/VESPA_VELUTINA_Plano_FINAL.pdf
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e MSantos

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
As autoridades é que têm serviços especializados no combate a enxames destas vespas.

No Facebook (amigos das abelhas), existe também um senhor que indica como se faz.

Não deve ser uma brincadeira lidar com enxames de vespas gigantes e agressivas.

http://www.publico.pt/local/noticia...de-vespa-asiatica-em-viana-do-castelo-1607407

http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/VESPA_VELUTINA_Plano_FINAL.pdf

Consta que em caso de aproximação do ninho com movimentos bruscos pode ser desencadeado um ataque massivo de todo o enxame, que por vezes perseguem quem as perturbou até 500 metros de distância do ninho.

Nunca vi nem ninhos nem exemplares desta espécie até ao momento, mas tenho estado atento.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e belem

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Não é difícil ver um bicho destes, não são nada pequenos. Imagino encontrar o enxame... era caso para fugir a sete pés!
 
  • Gosto
Reactions: belem

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o problema é que as europeias são menos de metade do tamanho das asiáticas, e estão em equilíbrio biológico com as abelhas, pois as abelhas sabem defender-se delas, tal como as abelhas asiaticas se ssabem defender das vespa velutina
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
até ao momento não foram reportados casos de ninhos de vespa asiática abaixo do rio mondego. Essa espécie invasora está aparentemente bem adaptada ao clima temperado atlántico mas vai encontrar dificuldades à medida que avança para sul. Os verões grandes, o calor e o tempo seco serão quase proibitivos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o Alentejo e o algarve podem estar a salvo, pelo menos alguns locais o litoral será a expecção, elas morrem quando a temperatura atinge um certo valor, do que sei é essa mesma a estratégia das abelhas asiáticas, cobrem as invasoras e aumentam a temperatura com as abelhas suportam 2 ou 3 ºc a mais a vespa morre, acho que a temperatura é pelos 40 e picos o que já foi atingido este ano no Alentejo
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a temperatura e também o alimento... a primavera aqui a sul é mais pequena e mais cedo. Neste momento já não há flores no campo.