Viagem à Serra da Estrela

Ha coisa de 10-15 anos, habiam nas Penhas Douradas 2 observadores meteorológicos, mas tanto quanto sei existe agora apenas uma observadora e um auxliar administrativo ou operário (não me recordo).

Eu posso afirmar que as condições de trabalho no Observatório das P.D. são muito diferentes das dos outras estações, considerando a remoticidade e as condições adversas de tempo. Eu próprio tive dificuldades em manter equipamento automático lá a funcionar. As trovoadas e a neve são um problema sério. Por vezes ficam presos lá em cima por causa da neve:cold: Por isso compreendo que, dada a falta de pessoal que se tem vindo a agravar desde os últimos 10 anos, seja cada vez mais dificil manter o funcionamento de estações manuais como a da Lagoa comprida ou P. da Saúde:( Por outro lado novas estações automáticas representam mais despesas de investimento e de manutenção que devem ser ponderadas face ao interesse científico, o qual não tem sido evidente.:unsure:

Se tiverem um projecto científico que financie a estação força, mas atenção aos custos !:eek:

Um abraço

Pois eu acho que se justificava uma estação... Aliás deviam haver estações nos 10 pontos mais altos de Portugal para termos uma ideia do que é clima na nossa alta montanha :thumbsup:

E como sempre nestas coisas os americanos não brincam e vejam só o observatório que eles têm no topo do Monte Washington com quase 2000 msnm mas tido como um dos locais do extremos dos EUA...

:thumbsup:
Pois eu acho que se justificava uma estação... Aliás deviam haver estações nos 10 pontos mais altos de Portugal para termos uma ideia do que é clima na nossa alta montanha :thumbsup:

E como sempre nestas coisas os americanos não brincam e vejam só o observatório que eles têm no topo do Monte Washington com quase 2000 msnm mas tido como um dos locais do extremos dos EUA...

:) Concordo que deveriamos ter mais estações meteorológicas de altitude distribuídas estratégicamente. Mas o interesse das estações de altitude é muito mais do que apenas caracterizar o Clima de montanha. ;)

Na verdade, nós temos uma mais alta em Portugal :D :

http://www.angra.uac.pt/paulo.fialho/imagens/ImagensFAP.htm

que agora pertence a Univ. dos Açores.

Espéctacular,dá para ver o pouco verde e as formações na natureza:thumbsup:

Mas ainda tem um pouco de neve e gelo nos pontos mais altos:)

E o video também está muita fixe:thumbsup:

Parabéns ao dois autores.

Também aconselho a visitar a serra coberta de neve,é igualmente magnífica!:D

Fotos preciosas :), bonita sierra :)