Viagem tornado alley maio 2012

surfercop

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
12
Local
Sevilla
Olá amigos portuguêses, sou Surfercop, um rapaz espanhol. Num foro de meteorología em Espanha estamos a falar para fazer uma viagem aos EEUU, em Maio de 2012 para cazar tornados....

Já somos duas pessoas para ir e deixamos o link nos foros para se calhar alguém quer vir connosco...

Temos já muita informaçao. Aquí deixo o link do foro meteored em espanha no qual estamos a organizar tudo, ok?, espero que venham amigos. ;)

http://foro.meteored.com/el+encuent...+2012-t128632.0.html;msg2646131;boardseen#new


:thumbsup:
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olá amigos portuguêses, sou Surfercop, um rapaz espanhol. Num foro de meteorología em Espanha estamos a falar para fazer uma viagem aos EEUU, em Maio de 2012 para cazar tornados....

Já somos duas pessoas para ir e deixamos o link nos foros para se calhar alguém quer vir connosco...

Temos já muita informaçao. Aquí deixo o link do foro meteored em espanha no qual estamos a organizar tudo, ok?, espero que venham amigos. ;)

http://foro.meteored.com/el+encuent...+2012-t128632.0.html;msg2646131;boardseen#new


:thumbsup:

Olá Surfecop. Devo confessar que este foi um tópico que me chamou bastante a atenção. :w00t:

Neste momento não garanto para já a minha ida a este encontro, mas fiquei muito interessado no mesmo. Penso que é um sonho para qualquer meteorologista amador que aprecie este tipo de fenómenos (tornados).

Para visualizar o link que colocou, é necessário estar registado no fórum. De qualquer das formas é o que farei mais tarde, para ler o tópico por completo e ter informações mais detalhadas.

Ao longo do tempo irei dando novidades. :thumbsup:
 

surfercop

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
12
Local
Sevilla
Olá Surfecop. Devo confessar que este foi um tópico que me chamou bastante a atenção. :w00t:

Neste momento não garanto para já a minha ida a este encontro, mas fiquei muito interessado no mesmo. Penso que é um sonho para qualquer meteorologista amador que aprecie este tipo de fenómenos (tornados).

Para visualizar o link que colocou, é necessário estar registado no fórum. De qualquer das formas é o que farei mais tarde, para ler o tópico por completo e ter informações mais detalhadas.

Ao longo do tempo irei dando novidades. :thumbsup:

OKKKKK, BEMVINDO. Esperamos que possas vir. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pois é.... Um ano depois muita coisa mudou, para melhor. :w00t:

Após uma longa caminhada cheia de esforços e obstáculos, que se iniciou no dia 15 de Janeiro de 2011, a luta e a determinação compensaram.

Vou (não em Maio, como diz o post do surfercop) em Abril, ao Tornado Alley fazer stormchasing durante 2 semanas e alguns dias. É o sonho de uma vida, que está prestes a ser realizado. :w00t:

Tudo começou com o post do surfercop, e após me ter inscrito noutros fóruns espanhóis e conhecido outros membros, um deles, Alberto Lunas, que se juntou a mim nesta jornada que nos espera, decidimos então marcar a viagem. Após termos feito este passo, era altura de fazer os últimos ajustes e ver os restantes passos que faltavam.

E pronto, cá estamos nós, prontos para ir ao encontro da Natureza num dos seus estados mais violentos.

Temos bem a noção de que tudo depende das condições que iremos encontrar em Abril, isto é, não vamos com as expectactivas muito elevadas, pois quanto maior é o precipício maior é a queda, certo? Sabemos que não há garantias de ver tornados ao certo, mas sabemos que a altura em que vamos viajar representa o pico destes fenómenos ou quando estão reunidas as melhores condições para que aconteçam. Para ser mais preciso, escolhemos uma Tour que vai ser realizada entre 21 de Abril e 1 de Maio.

As outras Tours encheram rapidamente, ao contrário do que esperávamos, e em Novembro, para terem uma ideia, já quase não havia lugares. Tínhamos optado por uma Tour que se realizava entre 14 e 25 de Maio, mas por azar, no mesmo dia em que a íamos marcar, esta ficou sem lugares mesmo antes de conseguirmos contactar com a empresa... :(

Enfim, não desesperámos pois havia mais oportunidades. Aliás, bastantes foram as vezes em que ouvi falar em "Tornado Outbreaks" no fim de Abril. Como já disse, as expectativas estão normais, falando agora por mim, não vou para os EUA a pensar que vou ver F5's e isso tudo. Espero ser uma Tour em que o conhecimento marque presença definitivamente, e o companheirismo também. Óbvio que os tornados são o grande prémio..

O que está minimamente garantido é vermos umas super-células, pelo menos isso...

Bem, espero trazer dos EUA a melhor reportagem possível com imagens de deixar água na boca a qualquer um. Uma reportagem desta viagem está garantida.

Somos só dois, eu e o Alberto, por enquanto, mas está outro membro pendente e aguardamos também a sua resposta. Estamos muito (muito mesmo :w00t:) contentes pelo que nos espera, viajar centenas de quilómetros por dia atrás de tornados.

Também sabemos que vamos arriscar a nossa vida, pois não são só os tornados que representam perigo. Não esquecer as descargas eléctricas frequentes e concentradas que podem atingir qualquer objecto exposto nas planícies dos EUA, o granizo de grandes dimensões que provoca acidentes e fere pessoas, as inundações rápidas que podem acontecer, os detritos transportados por downburst's e a possibilidade de estes atirarem para fora da estrada os veículos das equipas, etc...

Claro que vamos respeitar todas as regras de segurança que nos forem informadas para evitar ao máximo o acidente, seja ele qual for. Foi um documento que tivemos que assinar, em que ao assinar, "dizemos" que estamos cientes do que nos pode acontecer, e que temos a noção de onde nos vamos meter.

Vamos com uma equipa dos melhores cientistas e investigadores na área da meteorologia nos EUA, incluindo o Dr. Charles Doswell, que apesar de não estar marcado para a nossa Tour, existe a possibilidade de o podermos conhecer. Com muita mas mesmo muita sorte, o TIV2 ou o Dominator (veículos da série dos Stormchasers, Discovery Channel) pode passar por nós, o que seria a cereja no topo do bolo.

Bem, dito isto, não será de mais repetir que vamos "de braços abertos" para o que nos espera. Estamos à mercê da Natureza.

Espero que tenham gostado da notícia. Caso tenham alguma pergunta que queiram fazer, sintam-se à vontade. :)

Cumpts
 

Alberto Lunas

Cirrus
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
5
Local
Collado Villalba, 917 m. Madrid (España)
Hola a todos/as amigos portugueses!!:) , Tambien a surfecob y a Lightning:thumbsup:

Me acabo de registar en el foro y mi nombre es Alberto, vivo en Villalba (917m. sobre el nivel del mar), una localidad situado a unos 40 kilometros de Madrid. Tengo 35 años. No sé hablar portugués pero hay muchas expresiones muy parecidas al español con lo cual os entiendo mayormente.:)

Como os podeis imaginar soy un apasionado de la meteo y también de la fotografía y lo que mas me gusta es salir a cazar tormentas, rayos, tambien fotografiar cualquier fenómenos meteorológicos etc.. y me he animado a registrarme aquí gracias a Lightning, que como bien a comentado soy una de las personas que junto a él viajaremos a Tornado Alley éste próximo mes de Abril, auqnue es posible que otro integrante mas se una con nosotros finalmente ya que todavia quedan plazas.

Valla!, ya me estoy quedando en blanco y sin saber que mas decir:lol: pero Lightning ya lo ha explicado muy bien en el anterior mensaje.

Os mando un fuerte abrazo!;) y con los animos de participar aquí de vez en cuando y por supuesto realizar una gran reportaje con las fotos y videos que podamos de esta gran aventura.

Un saludo!:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hola a todos/as amigos portugueses!!:) , Tambien a surfecob y a Lightning:thumbsup:

Me acabo de registar en el foro y mi nombre es Alberto, vivo en Villalba (917m. sobre el nivel del mar), una localidad situado a unos 40 kilometros de Madrid. Tengo 35 años. No sé hablar portugués pero hay muchas expresiones muy parecidas al español con lo cual os entiendo mayormente.:)

Como os podeis imaginar soy un apasionado de la meteo y también de la fotografía y lo que mas me gusta es salir a cazar tormentas, rayos, tambien fotografiar cualquier fenómenos meteorológicos etc.. y me he animado a registrarme aquí gracias a Lightning, que como bien a comentado soy una de las personas que junto a él viajaremos a Tornado Alley éste próximo mes de Abril, auqnue es posible que otro integrante mas se una con nosotros finalmente ya que todavia quedan plazas.

Valla!, ya me estoy quedando en blanco y sin saber que mas decir:lol: pero Lightning ya lo ha explicado muy bien en el anterior mensaje.

Os mando un fuerte abrazo!;) y con los animos de participar aquí de vez en cuando y por supuesto realizar una gran reportaje con las fotos y videos que podamos de esta gran aventura.

Un saludo!:thumbsup:

Bienvenido !!:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
WOW!
Boa sorte aos dois, parabens!:eek:

E em Maio espero que regressem com muitas imagens e uma magnifica reportagem...:thumbsup:


Agora já dever ter percebido o porquê de eu ter escrito o seguinte post :p

Se nesta Primavera se verificar um padrão La Niña forte, então, falando a nível de outros países, por exemplo os EUA poderão experimentar novamente um ano bastante activo em termos de tornados?

No tópico da Previsão Sazonal - Primavera 2012.


Andamos com bastantes modelos debaixo de olho todos os meses, e as probabilidades mais predominantes são La Niña/Neutro.

figure1.gif


Agora veremos o que realmente nos espera... :)
 

Alberto Lunas

Cirrus
Registo
19 Jan 2012
Mensagens
5
Local
Collado Villalba, 917 m. Madrid (España)
Hola a todos los amigos portugueses!:)

hoy es 21 de febrero, y dentro de exactamente dos meses, el 21 de abril, nos pondremos en manos de Tempest Tour para iniciar la gran aventura tornadica. Todo está practicamente atado y desde hace unas semanas estoy siguiendo la evolucion meteorologica casi diaria de las llanuras norteamericanas.
Aunque seguro que muchos de vosotros desde años anteriores seguiriais con ams atencion la meteo de allí, la verdad que yo no tanto y una de las cosas que he podido ver al menos en el pasado mes de enero y ahora en febrero son los enormes contrastes que tienen de un dia para otro, lo mismo un dia de enero alcanzan 25 grados por el dia y 10 por la noche y a los dos dias bajo cero todo el día, y claro, y claro, a la minima que haga calor y acompañe el resto ya se forman buenos tormentones. Segun la NOOA en el pasado mes de enero ya se han registrado 97 tornados, la cifra mas alta para ese mes de los ultimos 12 años (no he podido ver mas años anteriores). En el 2008 dentro del mismo mes se registraron 84 y en el año pasado, que fué una temporada buenísima de tornados, tan solo 10.
Estoy deseoso de ver lo que va deparando el mes de febrero, auqnue por lo que he podido seguir esta siendo mas normal, es decir, sin tantos tornados ya desde primeros de año. Realmente tornados se pueden forman allí en cualquier epoca del año.

Una tabla con los datos de enero de éste año y hasta el 3 de febrero.

1.png


Los puntos rojos son los tornados, los azules daños por viento y los verdes granizo grande.

Los datos del año pasado donde he pinchado solamente en los tornados y donde se batieron todos los records en el numero de ellos desde que se hacen registros, de cualquier mes, que correspondió al mes de Abril. Si hubiese dejado las gtres cosas todo el pais sería un mazacote de eventos de tiempo severo.

2.png


2010, donde fué un año muy flojo exceptos algunos repuntes.

3.png


Y una tabla resumida del numero de tornados de los ultimos 3 años por meses.

4.png


Este en el enlace donde podeis ver cualquier tabla de los de arriba de los ultimos 12 años. pinchar e ir abajo.

http://www.spc.noaa.gov/climo/online/monthly/newm.html

Una cosa importante que ya lo puse en posts anteriores era si para esta temporada habría ñina, ya que el fenómeno favorece aún mas la formación de buenas tormentas por la llanuras, y viendo ya a finales del año pasado que los modelos del fenomeno insisten en que habrá por segundo año consecutivo niña y que las plazas para el viaje se estaban acabando mas rapidamente que el año pasado pues decidimos ya dar el paso definitivo y apuntarnos.
Afortunadamente hay niña y muy marcada, de hecho, el pasado mes fué el maximo de niña, para, segun los modelos, debilitandose poco a poco en los proximos meses. Esto es bueno ya que los efectos en tierra se tardan en notar de dos a tres meses, con lo que el pico de la niña en enero coincidiría con el mes de abril y podriamos contar con esa ayuda extra para la formacion de supercelulas, auqnue ya se sabe, la meteo es caprichosa y nunca se sabe.

En diciembre del 2009 hubo un pico maximo de Niño, (lo no deseado) y la temporada del 2010 fué algo floja. Unos modelos de la evolución del Niño-Niña para los proximos meses y una gráfica de lo que hubo en años anteriores.

5.png


6.png


7.png


Desde el movil se puede seguir a traves de Raim Alarm los radades de Estados Unidos. Una captura de un día del mes pasado.

8.png


Y tambien desde el movil para los que tengan android, (desconozco si se podrá bajar en los que no lo sean), hay una aplicacion gratuita que me parece muy buena y que te indica sobre el mapa de EE.UU y mediante circulos de colores, cada uno con una probabilidad, la prevision de convección, probabilidad de tornados etc... parecido a lo que es el estofex mas o menos.

aquí en enlace:

https://market.android.com/details?id=com.SpotterOutlook&hl=es

En el market sale como SpotterOutlook.

Lo estoy probando con el mapa de la NOOA de prevision del tiempo y ambos coinciden por regla general, y depsues con lo que despues termina psando, claro.

La pagina de la NOOA

http://www.weather.gov/


Un saludo a todos!!:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Penso que o Alberto de uma forma resumida disse tudo. :)

Esperemos que a sorte esteja connosco, já faltam menos de 2 meses para estarmos nos EUA a fazer stormchasing.

Se realmente as condições existentes o permitirem, prometemos dar o nosso melhor para vos trazer uma reportagem bem elaborada, para que possam "viver" aquilo que nós vamos viver lá. :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Alguém sabe de algum link para um modelo fiável em que se possa consultar as tendências do estado do tempo para a segunda metade (18 de Abril para a frente) deste mês para os Estados Unidos?

Eu só conheço o Storm Prediction Center, mas tem previsões a curto prazo.

http://www.spc.noaa.gov/

Agora que se aproxima cada vez mais a data para este grande evento, o bicho da curiosidade já não me larga mais. :w00t: :D