Excelentes fotos, sem palavras..
Vi há dias um programa, RTP2 salvo erro, em que se falou um pouco da questão da manutenção da temperatura na Terra, sendo que os vulcões desempenham um importante contributo para a adição de CO2 na atmosfera, pois sem este, provavelmente a temperatura média no planeta seria uns 15ºC mais baixa, ao ponto de haver provas em como já houver icebergs e glaciares junto do que é hoje a Etiopia (julgo).
Tal evidencia, demonstra-se pela presença de rochas (com um dado nome tecnico) presentes aleatoriamente no local, que sabe-se não pertecerem aquele local nem nunca poderiam ter sido arrastadas pela corrente de um rio, mas sim por um glaciar, dada a dimensão das rochas.
Os vulcões contribuem com o CO2 para a atmosfera, que captam precisamente dos oceanos por estranho que pareça, é tudo um ciclo!
Os oceanos captam o CO2 mais fácilmente pelas águas frias, estas circulam em correntes, sendo mais densas ganham profundidade. Este CO2 fica "estacionado" no fundo das profundezas dos oceanos, sendo tragado naturalmente pelos movimentos da crosta, e ao ser aprisionado sobre a crosta nos locais onde isso acontece (zonas de subducção), acaba por ficar embolsado até uma determinada quantidade e pressão. Atingido um certo ponto crítico e dependendo das forças e da plasticidade do material acima deste embolsamento de magma e gases (vapor, CO2,..) até à superfície, resulta o seu rompimento e portanto, num fenómeno vulcânico de menor ou maior intensidade.
A curto prazo, os vulcões não contribuem para o aquecimento global, pois a influência das partículas (que impede a normal recepção da luz solar) que emite é superior ao potencial efeito de estufa, mas a longo prazo (1 a 10 anos, dependendo da intensidade e duração da actividade) resulta claramente numa fonte para o aquecimento global.