Vulcano

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Tenho andado um pouco ausente do forum por motivos profissionais, mas assim que vi estas imagens lembrei-me de as colocar aqui! Espectacular!


01.jpg


02.jpg


03.jpg


04.jpg


05.jpg


06.jpg


07.jpg


08.jpg


09.jpg


10.jpg


11.jpg


12.jpg


13.jpg


14.jpg


15.jpg
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sem palavras,sem comentários:surprise::surprise::w00t::):):thumbsup::thumbsup:
As do Etna, vistas de cima,e de norte são fabulosas.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Excelentes fotos, sem palavras.. :thumbsup:


Vi há dias um programa, RTP2 salvo erro, em que se falou um pouco da questão da manutenção da temperatura na Terra, sendo que os vulcões desempenham um importante contributo para a adição de CO2 na atmosfera, pois sem este, provavelmente a temperatura média no planeta seria uns 15ºC mais baixa, ao ponto de haver provas em como já houver icebergs e glaciares junto do que é hoje a Etiopia (julgo).

Tal evidencia, demonstra-se pela presença de rochas (com um dado nome tecnico) presentes aleatoriamente no local, que sabe-se não pertecerem aquele local nem nunca poderiam ter sido arrastadas pela corrente de um rio, mas sim por um glaciar, dada a dimensão das rochas.

Os vulcões contribuem com o CO2 para a atmosfera, que captam precisamente dos oceanos por estranho que pareça, é tudo um ciclo!
Os oceanos captam o CO2 mais fácilmente pelas águas frias, estas circulam em correntes, sendo mais densas ganham profundidade. Este CO2 fica "estacionado" no fundo das profundezas dos oceanos, sendo tragado naturalmente pelos movimentos da crosta, e ao ser aprisionado sobre a crosta nos locais onde isso acontece (zonas de subducção), acaba por ficar embolsado até uma determinada quantidade e pressão. Atingido um certo ponto crítico e dependendo das forças e da plasticidade do material acima deste embolsamento de magma e gases (vapor, CO2,..) até à superfície, resulta o seu rompimento e portanto, num fenómeno vulcânico de menor ou maior intensidade.

A curto prazo, os vulcões não contribuem para o aquecimento global, pois a influência das partículas (que impede a normal recepção da luz solar) que emite é superior ao potencial efeito de estufa, mas a longo prazo (1 a 10 anos, dependendo da intensidade e duração da actividade) resulta claramente numa fonte para o aquecimento global.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Há pouco e a sendo no mínimo descuidado, ao afirmar que origem do CO2 expelido dos vulcões provem maioritariamente do CO2 absorvido da atmosfera pelos oceanos, é assim de certa forma, mas indirecta!

O CO2 captado pelos organismos vivos, e essencialmente as conchas (carbonatos) vão sedimentar no fundo dos oceanos e aí sim poderão submeter-se aos fenómenos de subducção das placas, de seguida em contacto com o magma, liberta-se o CO2 embolsando e aumentando de pressão até dessa forma, nascer / renascer um vulcão.