Yellowstone Ibérico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
cavalosa.jpg
 


DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Uma operação importantíssima que poderia ser feita pelo ICNB ou outra instituição era a introdução de corços e/ou veados no maciço da Gralheira.

Esta área inclui as serras da Freita, da Arada, do Arestal e de S. Macário e é um dos últimos refúgios da escassissima população de lobos a sul do Douro.

Encontrei um estudo sobre essa possibilidade e as conclusões eram bastante positivas. Quase toda a área estudada estava perfeitamente apta a receber populações dessas duas espécies.

Acho que toda a gente concorda que a reintrodução de veados e corços nos anos 90 na Serra da Lousã foi um sucesso. Mas mais importante que fazer estas operações em sitios como a Lousã, seria fazê-lo em locais como a Gralheira, onde ainda há predadores (vamos ver até quando :()

;)
http://www.loboiberico.org/pt/parcerias
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
abiesalbaabiespinsapo.png



Serra de Monchique é um bom local para a reintrodução do Abies pinsapo.

Penso que estes mapas utilizam como bases poucas estações meteorológicas em Portugal.
Se houvessem mais estações nas nossas montanhas e nos nossos vales, os resultados ainda seriam melhores.

Pena é que certas pessoas gostem de vandalizar algumas dessas estações...
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Isso depende muito da localização da estação e (portanto) do que existe em redor dela.

Imagine um sítio onde é preciso caminhar uns bons km's com algumas zonas de declive considerável...Ou são vandalizadas, ou então foram mal construidas e o vento, chuva e animais estragam aquilo...o que não me parece...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Imagine um sítio onde é preciso caminhar uns bons km's com algumas zonas de declive considerável...Ou são vandalizadas, ou então foram mal construidas e o vento, chuva e animais estragam aquilo...o que não me parece...

Eu não sei de que estação está a falar, mas se me indicar, poderia ser um caso interessante, para o forum discutir. :)

Eu acho que podem haver privados que autorizem a colocação de estações meteorológicas nos seus terrenos ou quintas, que se bem delimitadas e habitadas, podem assim dar guarida a um empreendimento desta natureza.

Em localizações mais isoladas, penso que com uma boa proteção, também é possível.


Penso que o interesse é de todos e os resultados destas estações, decerto iriam ter impactos a diversos níveis, mesmo até a nível de planeamento florestal, faunístico e paisagístico.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
Eu não sei de que estação está a falar, mas se me indicar, poderia ser um caso interessante, para o forum discutir. :)

Eu acho que podem haver privados que autorizem a colocação de estações meteorológicas nos seus terrenos ou quintas, que se bem delimitadas e habitadas, podem assim dar guarida a um empreendimento desta natureza.

Em localizações mais isoladas, penso que com uma boa proteção, também é possível.


Penso que o interesse é de todos e os resultados destas estações, decerto iriam ter impactos a diversos níveis, mesmo até a nível de planeamento florestal, faunístico e paisagístico.

Serra do Gerês, na zona de Cabril. Penso que a estação será(ia) pertencente à UMinho. Mas está inutilizável...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
443068.jpg


Ilha das Flores, Açores.
A recuperação da Laurissilva pode ser realizada em várias partes desta ilha.
Trata-se de uma floresta subtropical húmida, que já existiu na Europa do Sul e Norte de África, em épocas do Terciário, mas que hoje está extinta nestas regiões. Glaciações sucessivas, foram as maiores responsáveis pelo seu desaparecimento.

Contudo e felizmente, ficou protegida pela amenidade do Oceano, e assim logrou sobreviver nas Ilhas dos Açores, da Madeira e das Canárias. Um pequeno «oásis» em Marrocos, também conservou este tipo de floresta subtropical.

A Laurissilva, serviu de refúgio a uma impressionante quantidade de fauna na Europa, mesmo depois do Terciário. Elefantes, rinocerontes, hipopótamos, ursos gigantes, leões, leopardos, hienas, doles, javalis da floresta, macacos de Gibraltar, veados gigantes, auroques, bufalos de água entre outros, coexistiam num complexo ecossistema, mais parecido em vários pontos com a África atual do que com a Europa como a conhecemos.

Nas Ilhas e ainda nos nossos dias, a laurissilva constitue um importante laboratório da Evolução, em que o seu isolamento, fabrica raridades e endemismos, de forma constante e regular, já desde tempos imemoriais.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos


Uploaded with ImageShack.us

O processo de reconstrução do auroque, ainda está a caminho, mas já existem animais interessantes.
A vaca (está à frente) tem uma coloração mais clara e o touro é mais escuro e corpulento ( atrás).
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Encontrei um documento que mostra o tipo de fauna existente num povoado do neolítico na região de Alcácer do Sal.

http://museu-maeds.org/informacao/paineis_fa/painelmtumba.pdf
z37hi


Tem alguns pormenores muito interessante.

Primeiro a existência de Capra Pyrenaica na região. Há uns 3 mil ano atrás existiriam cabras montês por Portugal inteiro e não exclusivamente em zonas de montanha.

Segundo, encontraram vestígios de Gamo (Dama dama). Não era suposto o gamo ter sido introduzido pelos romano na Península? Alguma coisa não bate certo.

Além de terem identificado vestígios de auroque, existem outros que não se consegue perceber se serão bisontes.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Encontrei um documento que mostra o tipo de fauna existente num povoado do neolítico na região de Alcácer do Sal.

http://museu-maeds.org/informacao/paineis_fa/painelmtumba.pdf
z37hi


Tem alguns pormenores muito interessante.

Primeiro a existência de Capra Pyrenaica na região. Há uns 3 mil ano atrás existiriam cabras montês por Portugal inteiro e não exclusivamente em zonas de montanha.

Segundo, encontraram vestígios de Gamo (Dama dama). Não era suposto o gamo ter sido introduzido pelos romano na Península? Alguma coisa não bate certo.

Além de terem identificado vestígios de auroque, existem outros que não se consegue perceber se serão bisontes.


Sim, a cabra montês e camurça, existiam muito mais a sul, devido ao clima ser mais frio do que hoje.
Contudo, se o Homem não as tivesse caçado, ainda existiriam no nosso país.


O gamo, é uma espécie nativa no nosso país, o que significa que já existia por cá, bem antes da chegada dos Romanos.
O muflão também é nativo ( sei que muita gente não sabe disto).

Quanto aos bovídeos, vou dar uma olhada.

Mas os auroques, eram muito abundantes.
Na zona de Cascais existiam muitos, assim como noutras partes da Estremadura e da lezíria ribatejana.
A sua presença, era registada em quase todo o país, ainda que a sua relativa abundância, só tenha sido registada em alguns locais ( talvez por falta de mais estudos (de fósseis) em outras zonas).
Na Extremadura espanhola, também existiam grandes manadas.
Certamente, tinham movimentos migratórios, de acordo com a abundância das pastagens e de água.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já tiver a ver o quadro e realmente é muito interessante.

Esquecendo a referência «asinus» ao zebro, parece-me muito bem conseguido.
Interessante que alguns ossos, estão em dúvida entre Bos e Bison, mas outros já se tem a certeza que não são Bos...

A questão é: serão resultado de alguma importação, ou de algum bovino selvagem nativo...?


Tenho pena, é que a fase 1 a), não esteja representada no quadro, pois isso também ajudaria a estabelecer alguma relação.
Mas como o registo faunístico, ainda está bem representado, na fase III ( onde estão as referências a um potencial Bison (?)), parece-me possível a existência de outro bovídeo.

Estranho é que o tipo de vegetação, já reflete bem o período Holocénico, o aquecimento e os carvalhos de folha perene... Não é que seja impeditivo para o bisonte, mas também não é o seu solar preferido.

Ainda que é possível, que fossem animais, provenientes do Norte, durante um período migratório.

Por isso diria, que ainda é altamente inconclusivo esse dado e precisa de um maior aprofundamento.
Uma confirmação da presença do bisonte em Portugal, teria decerto uma valor elevado ainda que já algo esperado ( tendo em conta o registo fóssil que conhecemos em Espanha).

Talvez análises moleculares, resolvam as dúvidas.