Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Se bem te recordas, eu fiz também referência ao meteograma, logo aos 40ºC.
Desculpa lá as minhas imprecisões, isto para mim é só um hobbie e um prazer, não pretendo, de todo, bater-me com "peritos na matéria".

Saudações e viva as benzodiazepinas que tanta falta fazem às vezes.

Eu em primeira mão vi a tua referência aos 33,céu nublado, meteograma em que no qual apenas reparei no registo actual e vi as previsões. Desculpa lá tb as minhas imprecisões. Nem eu sou um perito na matéria e nem me quero fazer passar por tal...;)
Não preciso das benzo e nem senti falta disso, obrigado.
 


Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Tenho que ter mais atenção ao enumerar o que quer que seja e referenciar os elementos mediante a importância que lhes atribuo. Obrigado pela dica.

Oxalá nunca precises delas, mas não "aqueças" tão depressa, a pré-carga agradece. E para quente já chegam os Cerejais!

(Desculpem o off-topic, voltemos ao interessante tema que o intitula).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tenho que ter mais atenção ao enumerar o que quer que seja e referenciar os elementos mediante a importância que lhes atribuo. Obrigado pela dica.

Oxalá nunca precises delas, mas não "aqueças" tão depressa, a pré-carga agradece. E para quente já chegam os Cerejais!

(Desculpem o off-topic, voltemos ao interessante tema que o intitula).


Se dei a parecer que estava zangado, desculpa lá...:D
Jamais foi essa a intenção.
A internet tem este problema em que às vezes é difícil interpretar o que as outras pessoas querem realmente dizer,
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pela análise simplista do mapa, podemos dizer que o distrito de Bragança tem possívelmente os dois pontos mais extremos do país, onde se atingem as maiores e as menores temperaturas de Portugal :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
As menores em regiões bem altas, como na Serra de Montesinho.:thumbsup:

Ou até mesmo nos vales, à semelhança do que aconteceu neste Inverno.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
A aldeia de Gimonde foi um belo exemplo com mínimas no ordem dos -12ºC, se não estou em erro. Tem um desnível bem acentuado em relação ao que está em redor, nomeadamente à cidade de Bragança.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ou até mesmo nos vales, à semelhança do que aconteceu neste Inverno.

Sim, mas nem todos os vales se comportam assim.
Falo não só das regiões mais quentes já mencionadas como outros mais expostos.
Pinhão tem uma média de 8 ºc em Janeiro, Bragança tem cerca de 2 ºc senão estou em erro ( segundo um gráfico termopluviométrico que vi). Não sei é a que série pertence.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Algumas áreas que registam elevados valores de temperatura no Verão podem também ser favoráveis á ocorrência de valores baixos durante o Inverno.

A média de Bragança para o mês de Janeiro é de 5ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Algumas áreas que registam elevados valores de temperatura no Verão podem também ser favoráveis á ocorrência de valores baixos durante o Inverno.

A média de Bragança para o mês de Janeiro é de 5ºC.

Sim, algumas. É o que se chama de continentalidade. Mas nas mencionadas aqui no meu tópico, os invernos até são bem amenos para a região onde se enquadram.
Essa média de Bragança para Janeiro, humm... Onde a viste? Estarei enganado??:confused:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A média 1961-90 de Janeiro da estação do IM é de 4,5ºC para ser mais exactos, e embora esteja localizada num dos pontos mais quentes da cidade, mesmo que estivesse no ponto mais frio nunca poderia ter uma média de 2ºC. Nem Sória ou Burgos têm essa média.

Os vales, sejam eles quais forem, pelo menos nesta região, registam sempre as temperaturas mais baixas e regra geral têm sempre médias mais baixas no inverno quando as altitudes são semelhantes. Os pontos mais altos normalmente só registam temperaturas muito baixas (extremas) quando existem fortes advecções de ar frio. Não nos esqueçamos que a temperatura oficial mais baixa registada no passado inverno em Portugal foram os -10,9ºC de Mirandela, que está situada num vale a pouco mais de 200 m e que é mais conhecida por ser provavelmente a cidade mais quente da região Norte durante o verão. A estação que o Instituto Politécnico de Bragança tem no seu campus dentro da cidade mas num vale, registou -12ºC. As Penhas Douradas e os seus 1400 m não desceram dos -6ºC.

Mas isto já é off-topic, este tópico trata é de calor :D

O vale da vilariça é um daqueles vales que deve ser muito quente no verão, mas também muito frio no inverno com nevoeiros constantes.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
obrigado andre :)

realmente esta num local propicio a tempo quente no verao isso ta..

mas tambem (e isto é so suposiçao minha, nao com alguma prova :P) acho que as interpolaçoes feitas para obter esses mapas provavelmente exageram no aumento de temperatura nos vales em relaçao a realidade, parece-me que é demasiado ou que tem em conta apenas o factor altitude, como que isolando um pouco os locais uns dos outros.. mas isto sou eu a mandar palpites é claro ;)

e isto de fazer tao facilmente aproximaçoes ou interpolaçoes com base na altitude parece-me mais proximo da realidade apenas em medias, de grandes conjuntos de dados, ou meses, como esses mapas sim, e nao tao aplicavel de forma assim tao directa a casos concretos de dias especificos, como um dia de calor, ou um dia de frio, ou seja o que for, aí acho haver mto mais em jogo..

como ja disse.. monte-se la uma estaçao em condiçoes padrao :cool::lmao:

Quem fez estes mapas tem conhecimentos para dar e vender a praticamente qualquer um de nós, por isso penso que lhes devemos dar algum crédito.:D
Embora ache que todas as opiniões são para ser consideradas de forma humilde e construtiva ( quando possível).
As interpolações não estão só baseadas na altitude, mas em mais inúmeros factores...
Se alguém quer aprofundar, que contacte o staff do INM e pode ser que alguns profs vos expliquem como foi feito este trabalho, ponto por ponto.
Quanto às estações seria interessante se fossem lá colocadas. :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por acaso tenho alguma curiosidade em saber como foram feitos esses mapas.
Se alguém souber agradeço. Só altitude e cruzamento/extrapolações com leituras também locais com tudo enfiado num qualquer modelo e processado no fim? Ou eventualmente algo de mais sofisticado, recorrendo a sensor de satélite ?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A média 1961-90 de Janeiro da estação do IM é de 4,5ºC para ser mais exactos, e embora esteja localizada num dos pontos mais quentes da cidade, mesmo que estivesse no ponto mais frio nunca poderia ter uma média de 2ºC. Nem Sória ou Burgos têm essa média.

Os vales, sejam eles quais forem, pelo menos nesta região, registam sempre as temperaturas mais baixas e regra geral têm sempre médias mais baixas no inverno quando as altitudes são semelhantes. Os pontos mais altos normalmente só registam temperaturas muito baixas (extremas) quando existem fortes advecções de ar frio. Não nos esqueçamos que a temperatura oficial mais baixa registada no passado inverno em Portugal foram os -10,9ºC de Mirandela, que está situada num vale a pouco mais de 200 m e que é mais conhecida por ser provavelmente a cidade mais quente da região Norte durante o verão. A estação que o Instituto Politécnico de Bragança tem no seu campus dentro da cidade mas num vale, registou -12ºC. As Penhas Douradas e os seus 1400 m não desceram dos -6ºC.

Mas isto já é off-topic, este tópico trata é de calor :D

O vale da vilariça é um daqueles vales que deve ser muito quente no verão, mas também muito frio no inverno com nevoeiros constantes.


Quanto aos vales ou encostas ( sim eu não falei só de vales) também devem existir muitos locais no Douro a atingir valores médios relativamente amenos e mais altos no inverno do que em zonas altas.
Sobretudo os que são relativos ao mencionado neste meu tópico.
Exemplos claros é o de Pinhão com 8, que quase chega à média do Porto para Janeiro.
Também se pode dizer que nas encostas não há grande acumulação de ar frio no inverno ou à noite e aí também se atingem grandes valores no verão...
No fundo, já sabemos que há vales quentes mas mais frios no inverno que em zonas altas, que há encostas mais quentes do que frias ou vice-versa tb, e até que há vales quentes no verão e amenos no inverno.;)
 
Última edição: