Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não sabia bem onde colocar isto, mas aqui fica :D:D


Link

Considero este gráfico um elemento bastante importante para a discussão, uma vez que compara directamente as normais climáticas de duas localidades já tantas vezes mencionadas nesta discussão:
Régua e Pinhão.;)

Em relação à precipitação, tenho também um gráfico da precipitação média anual para o Continente, com uma boa resulução. É do mesmo género dos gráficos que postei sobre a temperatura, e também datam da mesma altura - 2002.

Aliás, foi com ambos os gráficos que mais ou menos descrevi o clima no lugar onde moro, aqui no fórum.:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Na zona quente do Douro, existem vários locais que excedem os 16 graus em média anual ( Pinhão é um exemplo). Não sei qual o limite, porque não há dados suficientes,
Já vi 2 mapas diferentes detalhados que descrevem a precipitação média anual neste região.
Vou entar colocar o outro e assim pode-se comparar.:)
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Se possível queria manter a temática apresentada neste tópico relacionada com o que é nele discutido. Mais de 50 ºc em Portugal? Sim ou não e porquê. Zonas quentes onde se possam atingir valores altos em torno dos 50ºc.
Não tenho interesse no comportamento de outros vales ou regiões, embora apenas se possa comparar (sem qualquer produtividade contudo), não se pode extrapolar a realidade Mirandela ou Vilariça ( por ex.) para todas as outras zonas baixas. Que acontece num lado pode ou não(e muitas vezes não acontece) acontecer no outro.
Por isso assuntos off topic, vou tentar evitá-los ao máximo.
Se me ajudarem nisso agradeço.:thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu vou dar a minha opinião.
Antes da construção da barragem do alqueva,era em algumas partes do rio Guadiana,mas agora deve ser numas das depressões junto á Amareleja.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,518
Local
Bragança (675m)
Em relação ao mapa das precipitações para o Alto Douro, aqui vai um colocado por Dan:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/local-mais-seco-de-portugal-1408.html

Alguns locais do Douro apresentam menos de 300 mm.
Não sei é se alguns deles coincidem com as regiões mais quentes.

As áreas mais quentes coincidem com os locais mais secos, mas também esses mapas não nos permitem provar grande coisa relativamente á possibilidade de existir um local que possa ter registado um valor de 50ºC.

Não será com mapas que se pode provar essa afirmação, só mesmo com alguns registos.

Eu acho esse valor um pouco elevado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As áreas mais quentes coincidem com os locais mais secos, mas também esses mapas não nos permitem provar grande coisa relativamente á possibilidade de existir um local que possa ter registado um valor de 50ºC.

Não será com mapas que se pode provar essa afirmação, só mesmo com alguns registos.

Eu acho esse valor um pouco elevado.

Coincidem? E porquê?
Eu sei que estes mapas não permitem provar essa afirmação, eu apenas estava a verificar níveis de precipitação e localizar locais com bom potencial.
Concordo que só com registos, mas a possibilidade existe e não é pequena. E aliás é por isso mesmo que estou a pesquisar, que é para fazer os registos.
Acha esse valor um pouco elevado tendo em conta o quê? A localização?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu já disse que achei a média de Pinhão de inverno normal e não tão fria como disseram. Aí não vejo aonde tenha dito que era algo de especial...
Aliás existem definições internacionais ( não sei se será segundo Koppen) para invernos amenos e são valores iguais ou acima de 8 ºc e verões quentes serão iguais ou acima de 22ºc...
A minha opinião não interessa por isso não opinei, apenas segui a lógica. Coisa que outras pessoas têm vindo aqui a fazer no meu tópico é opinar muito, sem contudo lhe acrescentar nada de útil.
Eu li tudo com muita atenção... Então você diz uma coisa e a seguir diz outra? Perguntou-me quem é que me disse que nas regiões mais quentes do Douro tb era onde fazia mais frio e diz isto:«Mirandela que registou no passado inverno a mais baixa temperatura em Portugal, sendo ao mesmo tempo a cidade mais quente da região Norte no verão.»

LOL, isto é no mínimo curioso... Se é porque é cidade, a mim isso o que me interessa??
Eu repito novamente, em relação aos extremos e se Mirandela os tem, não me diz nada, porque Mirandela NÃO SE ENQUADRA nas regiões que estamos a dar destaque neste tópico. Por isso acredito que no Norte Interior que existam as maiores amplitudes, mas não digo que se registem no mesmo sítio( os valores mais altos num lado, os valores mais baixos noutro).
Eu não quero saber de adivinhos pra nada. Eu falei de oliveiras para dar ênfase à mediterranicidade das zonas baixas que é muito mais notória do que nas zonas planálticas. É preciso algum adivinho para entender isto? Se é para azeite nunca será na mesma quantidade do que nas zonas baixas.

Ninguém disse que Pinhão tinha uma média fria, irra! Sempre a colocar coisas que ninguém disse na boca dos outros...

Mas desde quando dizer que Mirandela teve no inverno passado a temperatura mínima de Portugal (facto) é o mesmo que dizer que é nas regiões mais quentes do Douro que faz mais frio? Simplesmente ridículo, se isso é ler com atenção então não sei... Pela segunda vez, Mirandela apenas foi mencionada num off-topic que houve como exemplo de temperaturas extremas em vales. Vale?

Se tu falaste das oliveiras para dar ênfase à mediterranicidade do Alto Douro, eu falei que por aqui também as há. Dá-me igual se dão mais ou menos azeite. Dizer que elas vingam não significa necessáriamente dizer onde elas se desenvolvem melhor no sentido de "competição", pois aqui elas também se desenvolvem bem.

Eu a provar? :lmao: :lmao: O quê? A você? Se alguém tem algo a provar em relação aos mapas das temperaturas das médias que o André colocou aqui FOI QUEM OS FEZ E NÃO EU, como é natural. E esse alguém tem conhecimentos de sobra para pôr a qualquer um de nós envergonhado. São professores que trabalham no INM. Qualquer dúvida, ( como já disse) e para quem tem o interesse em saber a verdade, faça o favor de ir ao INM e apresentar o assunto. Eu não tenho para nada a provar a ninguém. Ao início vieram tantos aqui pôr em causa tudo o que dizia ( não digo que seja você) e agora vejamos se todos continuam com essa posição? Sabe,conheço bem o país onde vivo.

As letras maiusculas foram para dar ênfase e não para gritar. :D

Vamos lá ver, então dizes que não tens nada a provar (de forma arrogante, quis-me parecer...) e já em mensagens anteriores e agora novamente convidas-nos a nós a ir ou a telefonar para o IM sobre os mapas? Nenhum de nós aqui tem que ir perguntar coisa nenhuma, tu é que abriste o tópico, tu é que pareces ser o interessado. Ia-me eu dar ao trabalho para provar a tua tese? Se queres dar alguma credibilidade a esses mapas vai lá tu, não basta engraxares os sapatos a esses professores :lmao: até porque ninguém aqui se anda a gabar de ter conhecimentos, isto é um fórum de entusiastas...

De qualquer maneira esses mapas não provam que faz 50ºC em Portugal, só uma estação meteorológica o pode provar.

Pelos vistos já houve 2 ou 3 pessoas que trouxeram mais a este tópico que simples opiniões e suposições, obrigado a eles :thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ninguém disse que Pinhão tinha uma média fria, irra! Sempre a colocar coisas que ninguém disse na boca dos outros...

Mas desde quando dizer que Mirandela teve no inverno passado a temperatura mínima de Portugal (facto) é o mesmo que dizer que é nas regiões mais quentes do Douro que faz mais frio? Simplesmente ridículo, se isso é ler com atenção então não sei... Pela segunda vez, Mirandela apenas foi mencionada num off-topic que houve como exemplo de temperaturas extremas em vales. Vale?

Se tu falaste das oliveiras para dar ênfase à mediterranicidade do Alto Douro, eu falei que por aqui também as há. Dá-me igual se dão mais ou menos azeite. Dizer que elas vingam não significa necessáriamente dizer onde elas se desenvolvem melhor no sentido de "competição", pois aqui elas também se desenvolvem bem.



Vamos lá ver, então dizes que não tens nada a provar (de forma arrogante, quis-me parecer...) e já em mensagens anteriores e agora novamente convidas-nos a nós a ir ou a telefonar para o IM sobre os mapas? Nenhum de nós aqui tem que ir perguntar coisa nenhuma, tu é que abriste o tópico, tu é que pareces ser o interessado. Ia-me eu dar ao trabalho para provar a tua tese? Se queres dar alguma credibilidade a esses mapas vai lá tu, não basta engraxares os sapatos a esses professores :lmao: até porque ninguém aqui se anda a gabar de ter conhecimentos, isto é um fórum de entusiastas...

De qualquer maneira esses mapas não provam que faz 50ºC em Portugal, só uma estação meteorológica o pode provar.

Pelos vistos já houve 2 ou 3 pessoas que trouxeram mais a este tópico que simples opiniões e suposições, obrigado a eles :thumbsup:


Eu apenas lancei o mote para a possibilidade de fazerem 50ºc e coloquei na mesa o que havia.
Foi interessante porque com isso foi possível aprender muita coisa nova. Já percebi, por exemplo, que o dado de Riodades carece de confirmação oficial e deve ser mais provavelmente erróneo devido às deficientes condições de medição.
Depois foi a novidade dos mapas do INM, que foram uma lufada de ar fresco para o nosso estado de conhecimento sobre este tema... E atenção que eu não disse que esses mapas provavam que faziam 50 graus, o que disse é que serviam para aumentar os conhecimentos ou pelo menos motivar uma investigação, sobre as regiões mais quentes no verão, que aparentemente poderão ser significativamente mais quentes do que se pensava.
Claro que só com registos oficiais e confirmados é que tal ordem de valores tem credibilidade,
Mas muita gente inviabilizou logo de início a simples possibilidade de fazerem 50 graus em Portugal, colocando tal discussão ao ridículo...
E isso é que é realmente pena que assim seja... Porque se isto é um forum de entusiastas, então que haja uma melhor abertura em relação a estes temas.
De resto, se não gostam, ou criticam de forma construtiva ou então, ignoram.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na zona quente do Douro, existem vários locais que excedem os 16 graus em média anual ( Pinhão é um exemplo). Não sei qual o limite, porque não há dados suficientes, mas pelos que já existem, pode-se por a hipótese de um valor bem acima dos 16...
Já vi 2 mapas diferentes detalhados que descrevem a precipitação média anual neste região.
Vou entar colocar o outro e assim pode-se comparar.:)

Para não fugir ainda mais ao tema do tópico: "Mais de 50ºC em Portugal?", resolvi postar o mapa da precipitação média anual da região de Trás-os-montes e Alto Douro no tópico "Local mais seco de Portugal". ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,469
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Para não fugir ainda mais ao tema do tópico: "Mais de 50ºC em Portugal?", resolvi postar o mapa da precipitação média anual da região de Trás-os-montes e Alto Douro no tópico "Local mais seco de Portugal". ;)


Eu sei e fizeste tu mto bem.
E queria dizer ao Fil que lamento a situação anterior de desentendimento.
A internet não ajuda em nada há sempre muitas confusões.
Aposto que se as coisas fossem ditas pessoalmente o ambiente era descontraído e alegre.
:D
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Oke,

Desculpa, mas quando eu nao sei as palavras vou escrever em Inlges (espero que voces percebem esta lingua, porque em Portugues custo muito tempo para mim para escrever o que eu quero dizer..).

1) Riodades: acho que quase todas as registos < 1900 sao muito dudosas. Tal como em Sevilha, onde a estacao esteve em um jardim.....Por exemplo.
Outra coisa e a qualidade das instrumentas.

2) A INM Espanhola escreve que em Cazalla, o registo do 1926 de 48,0 C tambem e dusodosa pela instrumentacao. Acho que isto e uma coisa que nao so existe na Espanha...

3) Oke, 47,3 C 1 agosto 2003 na Amareleja. Amareleja nao fica numa lugar tao alta. A 185 m...o vale de Ardila (?) a 7 kilometros mais no sul esta numa altidude entre 125 e 150 (Google Earth).


Pooh: in English now..

The temperature falls 0,6 C with every 100m higher up in the atmosphere. In the summer, in dry conditions this however rises to 0,8 or 0,9 C. This also happens in Portugal, I have read this in a bok called "O ritmo climatico e a paisagem".
Near Moura the heigt is 90 metres, but Moura is alredy more to the west where tempeatures where somewhat lower that day (although Coruche also read 46,1 C, not sure).

Well, given this method, the highest possible temperature must have been around 48,0 C in some places, near the Ardila river.


Near Mertola, the story is somewhat different. Mertola Vale Formosa stations is at 192 m height, while the valley next to it is at 25 m or even less. But here, the average temperature in july (max) is 32,8 C. Lower than 34,0 C at Amareleja. So add 1,2 to 1,5 C for the valley and you get about the same temperatures as Amaraleja on average, at best....

The driest, most inland places at lower altitudes are the warmest places. being more to the south helpes alos, as the air at 850 hPA is warmer there than more to the north. If the country is extremely dry AND reflective (ie: sandy soil) than the energy from the sun is not used partially to evaporation. There is next to nothing to evaporate! So all of it is used to warm the air.

Another point is being (if possible) next to mountains, that are situated "nicely". They can cause fohn in prevailing winds and/or block maritime influences.

I for one do not believe that the warmest parts of Portugal are found near Rosmanhinhal or in valleys in the Douro. Although stations are lacking, we have some comparison in Spain. For instance: Coria. Although it is at 220 m and a little higher than parts of the tejo more westwards, it is again not much higher and it is more inland. I looked at Extremadura many times in past summers on the INM pages. Coria is not warmer than Badajoz Talavera station. Indeed, it is always a few degress cooler. The Spanish Metoffice states that the warmest parts in Spain are situated in the lower paerts of the Guadalquivir basin and Las Vegas bajaz del Guadiana (entre Badajoz e Merida). Not elsewhere.

If we add it all up, I think the warmest place in Portugal is found in the southeast in the lower lying parts that are dry and sheltered from the sea.

If i take this into account, there are a few possibilities.

1) south of Serra Adica, east of Vila Verde de Ficalho. Why? The wind is predomantely NW in the summer. Ficalho is 500+ metres high. The valley near Rosal de la Frontera is at 170 m height. Air is very dry here in NW winds. Southern winds are less favourable though.

2) North of the same ridge, at the same heigth just north of Sobral de Adica. At 170 m height it is enclosed and (probably) very dry. Almost no trees to be seen is this flat countryside (look at google, land is scorched!).


3) Near Barrancos. Valley is again 180-185 m high, but also enclosed and even more inland. Seems to be less dry though with much more trees though...

4) Valley near Moura, but less dry, close to Alqueva with NW winds cools a bit may be. But at 90m still a candidate.

Finally: you cannot compare Spanish climate statistics with Portuguese ones now directly. Portuguese are from 1961-1990 and Spanish from 1971-2000. In that time, the average daytime max has risen by as much as 1,4 C in the summer in the south of the peninsula and 1 C elsewhere (according to research)!

Could someone look up the average max temps at talavera la Reall (Badajoz) from 1961-1990? I could not find it on the net...

So 34,0 C in Amareleja now translates into...(we have to guess again!) somehwere between 34,8 and 35,5 C.
If you compare the averag motnh maxima in the summers between Badajoz and Amareleja in recent years, which is possible via www.weeronline.nl and the agroclimatic report on the IM Portugal site, you'll see that Amareleja is consistently and clearly warmer than Badajoz Talavera. Also than Sevilla in most cases.

Badajoz has 34,3 in july, Sevilla 35,3 (? tablada aeropuerto). Amareleja therefore now seems to have an average in the range of 35,0 -35,5 C. Which is special, as I looked up the situation of all Sevillan stations and they are indeed IN the city or very, very nearby. Even more so for Badajoz Universidad and Instituto...look at the coordenates 9Spainish IM site) and look on the map of google earth. IN the city!!

Moron is better situated and reads 34,3 C. But again: at 87 m somewhat higher...

So suppose Amareleja tops at 35,5. In the valley this will be somewhat higher, but probably below 36,0 C. Still, this makes it one of the warmest places in Europe.

Finally: the Spanish stations ARE located in the lowest parts of the valley, so you won't find stations that are a lot warmer there.
The agrocliatic stations in Spain are even less well managed. I have seen many pictures of them and they are sheltered many times by buildings, trees, not on grass at all etc etc. So Hornachuelos, which is at 37,8 in july is still "muy dudosa" in my opinion...In recent years, we had extreme temperatues there in very unlikely places like Cazorla (high!!) and Jativa. In both cases, these INM stations where very bad situated and replaced. They do not read these absurd temperatures anymore.

It remains guessing. I am still inclined to palce a station near Sobral de Adica, valley entre Moura e Barrancos! I am now trying to use a Meteohub so we could read it out online! But help from some local with internet would come in very handy. Isn't there a member near Amareleja for instance who can help me??? Who knows some farmer over there that can help?

Best regards and sorry for the English.

Jorge
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Excelente intervenção Jorge, com que eu concordo plenamente.
Quanto a Badajoz/Tavalera só consigo encontrar as temperaturas a partir de 01/1973 até hoje (07/2008) no NNDC/CDO.