Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu não disse que não. Eu referi muito especificamente em relação aos locais mencionados... Bom então se Bragança é ligeiramente mais quente do que mencionei, ainda bem, que eu é que não me importo nada. Mas garanto que vi o valor de 2 para Janeiro relativo a Bragança em algum lado para 1961-1990...:D
Se calhar a fonte não era boa e eu é que levei com ela... :lmao:
Quanto aos vales ou encostas ( sim eu não falei só de vales) existem muitos locais no Douro a atingirem valores médios amenos e mais altos no inverno do que em zonas altas.
Sobretudo os que são relativos ao mencionado neste meu tópico.
Exemplos claros é o de Pinhão com 8, que quase chega à média do Porto para Janeiro ( num estudo vi 9 vírgula qualquer coisa para 1961-1990 se calhar tb era peta e andam aí uns mentirosos organizados a denegrir o nosso país...).
Tb é de mencionar que nas encostas não há grande acumulação de ar frio no inverno ou à noite e aí tb se atingem grandes valores no verão...
No fundo, já sabemos que há vales quentes mas mais frios no inverno que em zonas altas, que há encostas mais quentes do que frias ou vice-versa tb, e até que há vales quentes no verão e amenos no inverno.;)
Senão o fosse ( e aqui caminhamos um pouco para a minha área :D) não vingariam as amendoeiras e as oliveiras nos vales do Douro.

Vale e encosta são duas coisas bem diferentes, um vale tem normalmente amplitudes térmicas maiores que as encostas tendo estas temperaturas mais amenas e portanto extremos menores. Eu só comparei os vales a outros relevos de altitude semelhante e nessas ciscunstâncias um vale tem quase sempre médias mais baixas no inverno, no verão um topo em príncipio deve ter médias mais baixas que um vale. Também existem meses em que vales ou zonas planálticas têm médias inferiores a zonas com mais do dobro da altitude como foi o caso de Janeiro de 2005 ou Dezembro de 2001.

Quanto ao Pinhão, está numa margem do Rio Douro ao nível do mar e isso explica a pouca diferença que tem com o Porto. A média deve ser semelhante à da Régua, que tem uma média em Janeiro de 8,1ºC. A estaçao meteorológica do Porto está a maior altitude que a da Régua.

Oliveiras também existem cá para cima, são árvores bem resistentes ao frio. Estão presentes em zonas bem frias e continentais de Espanha! As amendoeiras não conheço, mas tenho aqui em minha casa um cerdeiro que é uma árvore muito "parecida" e tem-se aguentado muito bem :hehe: (se bem que eu vivo numa encosta)
 
  • Gosto
Reactions: belem


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Tenho dados da estação do Pinhão, mas para a série 1931-1960.

HTML:
	média	máxima	Mínima
Janeiro	7,8	12,2	3,3

Julho	25,2	33,5	17,0

Extremos		46,0	-5,0
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu nunca disse que vale e encosta eram a mesma coisa.
Só se fosse doido é que faria tal confusão. Aliás no meu post fiz claramente essas distinções. O que acontece é que as encostas tb aquecem muito ( eu na região do Vale do Guadiana foi onde tive mais calor), sobretudo se viradas para sul, sudeste ( conforme a região o que for mais favorável...) e com uma constituição pedológica que favoreça a absorção de calor, e de noite não arrefecem muito. E por isso são locais com evidente potencial calorífico.
Como já disse, não digo que em alguns vales determinados as médias não sejam inferiores em comparação com algumas regiões montanhosas, o que digo é que em outros vales tal como estes mencionados no estudo têm invernos amenos para a região onde se enquadram.
O Pinhão tem verões bem quentes e demonstra que tb tem invernos amenos, mesmo estando bem no interior ( e num vale lool) , foi a esse ponto a que quis chegar, nada mais...
As oliveiras não são assim tão resistentes e falo isto, tendo em conta o seu ciclo produtivo que é muito sensível a grandes frios, em que embora a árvore possa sobreviver, a sua produção de azeitona pode ficar seriamente afectada. Eu sei que ela cresce em sítios mais frios, mas a produção de azeitona nesses locais é muito irregular e não tem fins económicos como no vale do Douro ( apenas fins estéticos). A amendoeira também é uma árvore muito sensível. Grandes frios e nevadas não são com elas.
Por alguma coisa existe uma diferenciação clara entre Terra Fria transmontana e a Terra Quente transmontana. Como aliás está exemplificado de forma simples e bem clara no primeiro post. :D



É só dar uma achega na questão da litologia, os calcários absorvem mais energia ,e por sua vez também retem mais energia(irradiam) enquanto nas rochas granitoides é o contrario,isto tem haver com densidades, constituição quimica, etc...
Na parte de Estremoz ,sul de Espanha á uma grande quantidade de calcários e mármores.
A litologia, vegetação(mais ou menos) são mais duas variaveis nesta equação de temperaturas altas.

A amendoeira é uma exótica.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É só dar uma achega na questão da litologia, os calcários absorvem mais energia ,e por sua vez também retem mais energia(irradiam) enquanto nas rochas granitoides é o contrario,isto tem haver com densidades, constituição quimica, etc...
Na parte de Estremoz ,sul de Espanha á uma grande quantidade de calcários e mármores.
A litologia, vegetação(mais ou menos) são mais duas variaveis nesta equação de temperaturas altas.

A amendoeira é uma exótica.

Pois, em relação à litologia parece que estamos de acordo.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por acaso tenho alguma curiosidade em saber como foram feitos esses mapas.
Se alguém souber agradeço. Só altitude e cruzamento/extrapolações com leituras também locais com tudo enfiado num qualquer modelo e processado no fim? Ou eventualmente algo de mais sofisticado, recorrendo a sensor de satélite ?

Eu dei uma sugestão sincera. Podem ir falar com os autores deste trabalho no INM e quem sabe poderão ter uma resposta.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A minha postura para já é a de expectativa. Não nego, nem confirmo...Embora as probabilidades de estes mapas terem um conteúdo sério, são bastante reais. Acho é que se tem que aprofundar o assunto e fazer umas medições.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O Pinhão, como já tinha referido, tem um inverno ameno devido à sua altitude ao nível do mar. Acho a média normalíssima, é por exemplo mais baixa que a de Braga que é mais alta e mais a norte.

Quanto à oliveira, não falei do seu rendimento produtivo ou económico, apenas disse que ela sobrevive, aparentemente sem problemas, em climas mais frios.

E acho que ninguém disse que Mirandela era o local mais quente do vale do Douro, temos que pedir ao IM que meta uma estação em cada metro quadrado da região para sabermos isso.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O Pinhão, como já tinha referido, tem um inverno ameno devido à sua altitude ao nível do mar. Acho a média normalíssima, é por exemplo mais baixa que a de Braga que é mais alta e mais a norte.

Quanto à oliveira, não falei do seu rendimento produtivo ou económico, apenas disse que ela sobrevive, aparentemente sem problemas, em climas mais frios.

E acho que ninguém disse que Mirandela era o local mais quente do vale do Douro, temos que pedir ao IM que meta uma estação em cada metro quadrado da região para sabermos isso.


Então para mim tanto me faz que Pinhão ou a Ribeira do Zacarias fique ao nível do mar, nós aqui falámos foi em vales do Douro, se tão a 300 metros ou a 0 metros é secundário e não tem a haver com o cerne da discussão.

Braga é mais quente no inverno porque está mais próxima do mar, como é óbvio e logo tb é mais fria no verão, como é óbvio, é um assunto vazio e sem interesse para o que estamos aqui a falar (que é imagine-se comparar os invernos das terras altas transmontanas com os das terras baixas). Parece que estou a lidar com assuntos de leigos para gente que aparenta ser informada.

Eu sei que não disse que Mirandela era o mais quente, o que eu não percebi é porque vieram aqui pôr Mirandela como exemplo, se ela não se enquadra nas características que coloquei aqui no meu tópico, que é referente aos locais onde se podem atingir os 50 graus ( ver título...).
Existem os mapas do INMG que falam das temperaturas de inverno em toda região transmontana e dá para ver claramente uma distinção e demarcação entre zonas mais altas e frias em relação às zonas mais quentes e baixas ( não digo que seja regra, mas em relação às regiões quentes que falo aqui não foge à regra).

A mim tanto me faz que a oliveira viva mal e porcamente nos altos da serra, o que falei foi em valores óptimos para o seu desenvolvimento não em hipóteses...:D

Em relação à sugestão ( que é a gozar só pode) de pedir ao INM para pôr uma estação em cada m2 eu acho que nem me vou dar ao trabalho de responder. Eu optaria antes por uma estratégia mais séria que é estudar o potencial de um certo local e fazer lá medições.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Então para mim tanto me faz que Pinhão ou a Ribeira do Zacarias fique ao nível do mar, nós aqui falámos foi em vales do Douro, se tão a 300 metros ou a 0 metros é secundário e não tem a haver com o cerne da discussão.

Braga é mais quente no inverno porque está mais próxima do mar, como é óbvio e logo tb é mais fria no verão, como é óbvio, é um assunto vazio e sem interesse para o que estamos aqui a falar (que é imagine-se comparar os invernos das terras altas transmontanas com os das terras baixas). Parece que estou a lidar com assuntos de leigos para gente que aparenta ser informada.

Tinhas ou não dito que o Pinhão tinha um inverno ameno? Eu apenas disse que esse inverno ameno era devido a estar ao nível do mar e isso não é secundário porque um vale a essa altitude tem óbviamente médias mais altas que um vale a 300 m. A comparação com Braga foi apenas para tentar provar que a média invernal do Pinhão é normal e não acima ou abaixo do que seria expectável.

Eu sei que não disse que Mirandela era o mais quente, o que eu não percebi é porque vieram aqui pôr Mirandela como exemplo, se ela não se enquadra nas características que coloquei aqui no meu tópico, que é referente aos locais onde se podem atingir os 50 graus ( ver título...).
Existem os mapas do INMG que falam das temperaturas de inverno em toda região transmontana e dá para ver claramente uma distinção e demarcação entre zonas mais altas e frias em relação às zonas mais quentes e baixas ( não digo que seja regra, mas em relação às regiões quentes que falo aqui não foge à regra).

Se fores atrás e leres tudo de novo verás o porquê de se ter falado de Mirandela, e não foi por ser exemplo do que mais quente se pode encontrar na região.

A mim tanto me faz que a oliveira viva mal e porcamente nos altos da serra, o que falei foi em valores óptimos para o seu desenvolvimento não em hipóteses...:D

Não disseste isso explicitamente, ninguém é adivinho.

Em relação à sugestão ( que é a gozar só pode) de pedir ao INM para pôr uma estação em cada m2 eu acho que nem me vou dar ao trabalho de responder. Eu optaria antes por uma estratégia mais séria que é estudar o potencial de um certo local e fazer lá medições.

Boa sorte então, que esse local corresponda às tuas expectativas... :thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tinhas ou não dito que o Pinhão tinha um inverno ameno? Eu apenas disse que esse inverno ameno era devido a estar ao nível do mar e isso não é secundário porque um vale a essa altitude tem óbviamente médias mais altas que um vale a 300 m. A comparação com Braga foi apenas para tentar provar que a média invernal do Pinhão é normal e não acima ou abaixo do que seria expectável.



Se fores atrás e leres tudo de novo verás o porquê de se ter falado de Mirandela, e não foi por ser exemplo do que mais quente se pode encontrar na região.



Não disseste isso explicitamente, ninguém é adivinho.



Boa sorte então, que esse local corresponda às tuas expectativas... :thumbsup:


Eu tinha era dito é que haviam regiões do Vale do Douro que tinham o inverno relativamente ameno. Pinhão era apenas um exemplo... Existem outros pontos nesta região que não estão ao nível do mar mas que também apresentam invernos amenos.
Eu sei que a média de janeiro para Pinhão é normal e não acima ou abaixo do que é expectável. E por isso mesmo que isto é contrário ao que andaram praí a dizer, que nos sítios mais quentes se registavam o extremo no inverno para o mais frio. Isto não funciona assim! A continentalidade existe, mas a correlação não é feita só assim. Existem inúmeros factores já nomeados: exposição,solos,relevo e sua disposição,etc,etc,etc...
Logo se a média de Janeiro é normal e não abaixo, então só me dá razão...

O exemplo de Mirandela foi dado para provar o que não existe... Basicamente foi uma confusão que se fez entre diferentes regiões do Vale do Douro. Neste tópico e já o mencionei « N» vezes, fiz distinção entre vales com diferentes comportamentos de temperatura e os a que me refiro especificamente são os das zonas mais quentes ( como aliás está claro no desenrolar de todo o tópico). Mirandela não se enquadra entre estes e portanto é irrelevante falar do que lá acontece...

Em relação às oliveiras, referi logo no início que vingavam nas zonas baixas do Douro, não foi para certamente se subentender que lá porque cresciam nas montanhas, que isso climaticamente também era bom para elas, faço-me entender? A zona baixa do Douro tem uma forte tendência mediterrânica exemplo do qual a oliveira é o expoente máximo e sempre foi a referência para essa região. A amendoeira é igualmente ou mais frágil que a oliveira.
Nos planaltos transmontanos a mediterranicidade dá origem a uma evidente continentalidade e aí essas plantas não têm o mesmo vigor, em geral.

Não restam grandes dúvidas que o local irá corresponder ao que penso. Eu no vale do Guadiana fiquei surpreendido e não tive nos sítios mais favoráveis.
Foi preciso vir cá o André para alguém respeitar um pouco o que disse. Mas agora vieram com essa teoria de que os planaltos/ zonas altas têm melhores invernos que as zonas baixas mais quentes do Douro. E isso comigo não pega.;):D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pinhão não tem um inverno ameno, tem o inverno normal para a sua localização ao nível do mar. Essas outras localidades mais altas terão certamente um inverno mais frio que localidades como o Pinhão ou a Régua que estão ao nível do mar, se para ti é ameno é apenas a tua opinião. Ninguém disse que os locais mais quentes automáticamente serão os mais frios no inverno, isso é ridiculo e precisas de ler as coisas com mais atenção. O que se falou foi em extremos de temperatura, e nesse contexto é que foi mencionada Mirandela que registou no passado inverno a mais baixa temperatura em Portugal, sendo ao mesmo tempo a cidade mais quente da região Norte no verão.

Quanto às oliveiras, como já tinha dito ninguém é adivinho. Elas vingam nas zonas baixas do Douro, mas também podem vingar por aqui ("aqui" não significa "altos da serra" :rolleyes:). Ao contrário do que tinhas dito numa mensagem anterior, elas não são plantadas nesta zona para fins estéticos mas sim para a produção de azeite ou azeitona. Existe um olival perto de onde eu trabalho, e as oliveiras parecem de muito boa saúde. Mas já todos sabemos que no Alto Douro elas crescem melhor.

Ainda bem que não te restam dúvidas quanto ao local. Lembra-te que se há alguém aqui com algo a provar és tu. O André fez um excelente trabalho ao trazer-nos os mapas, agora resta seres tu a trazer-nos a informação de como eles foram feitos e a que período se referem.

Mas agora vieram com essa teoria de que os planaltos/ zonas altas têm melhores invernos que as zonas baixas mais quentes do Douro. E isso comigo não pega.;):D

:shocking: Desculpa lá mas podes citar onde é que alguém disse isso?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece interessante :thumbsup: Mas não se vêm bem as legendas. Não dá para pôr um pouco maior ?

A resolução é pouca, o máximo que posso fazer é como está agora :p:p