Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A questão a destacar é que realmente apenas o GFS aponta este cenário mais favorável de frio em Portugal Continental, porque todos os outros modelos ( UKMO, GEFS, GEM, JMA e NOGAPS) estão em sintonia com o modelo europeu ECMWF e colocam o AA com uma maior influencia sobre a P. Ibérica.

gfs096.png


ecm196.gif


Vamos ver quem ganhará este braço de ferro. ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Não vamos voltar ao mesmo, pois não?:mad: Neste momento as hipóteses de as cotas serem mais baixas estão em aberto, vamos manter a esperança acesa:thumbsup:



Pois, mas não é só a isolinha dos -4 aos 850 hp, têm que ver qual geopotencial irá haver!

O post do actioman diz tudo!!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Pois, mas não é só a isolinha dos -4 aos 850 hp, têm que ver qual geopotencial irá haver!

O post do actioman diz tudo!!

Acha que estamos a falar de distâncias tão pequenas em que tudo é ainda possível! Concretizando, um pequeno desvio para oeste do anticiclone pode possibilitar que o norte de Portugal apanhe com grande parte desta entrada fria.:cold: Mas também é verdade que nos pode passar quase tudo ao lado e ir parar ao País Basco espanhol. :angry:O que é que preferem?:p
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Acha que estamos a falar de distâncias tão pequenas em que tudo é ainda possível! Concretizando, um pequeno desvio para oeste do anticiclone pode possibilitar que o norte de Portugal apanhe com grande parte desta entrada fria.:cold: Mas também é verdade que nos pode passar quase tudo ao lado e ir parar ao País Basco espanhol. :angry:O que é que preferem?:p



Pois, mas a unica certeza é um modelo contra os restantes:), e se vier precipitação grande parte dela será no litoral e no norte e centro.
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Meus amigos, já tinha referido á um mês atrás, (quando alguns tinham sentenciado de morte o inverno e dado as boas vindas á primavera), que o inverno estava longe de acabar e que ainda havia de fazer muito frio e nevar.
Na minha terra costuma-se dizer que quando a neve se mantém muito tempo nos altos não derrete sem cair mais por cima e o que se vê é que acima dos 1200m, como constatei hoje ainda há bastante neve com acomulações em alguns locais estratégicos de cerca de 80cm.
Podem esperar neve apartir da tarde de quarta feira até ........ talvez Sábado em cotas acima dos 800m e quem disse por "experiência" que no mês de Março não costuma nevar ..! Só se for na terra dele.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Meus amigos, já tinha referido á um mês atrás, (quando alguns tinham sentenciado de morte o inverno e dado as boas vindas á primavera), que o inverno estava longe de acabar e que ainda havia de fazer muito frio e nevar.
Na minha terra costuma-se dizer que quando a neve se mantém muito tempo nos altos não derrete sem cair mais por cima e o que se vê é que acima dos 1200m, como constatei hoje ainda há bastante neve com acomulações em alguns locais estratégicos de cerca de 80cm.
Podem esperar neve apartir da tarde de quarta feira até ........ talvez Sábado em cotas acima dos 800m e quem disse por "experiência" que no mês de Março não costuma nevar ..! Só se for na terra dele.



Já tinha colocado um post que onde ainda neva em Maio na serra da Estrela, são raros os anos mas acontece:).
Em junho é muito raro mas já aconteceu.


ps: Que me desculpem este off topic.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o que eu vejo é que até 4f vao ocorrer aguaceiros ( quiça um ou outro mais interessante) e que desde as 06 de 4f até ás 00 de domingo vais estar mesmo muito vento e ondulaçao e podem ocorrer aguaceiros ,por vezes fortes, ( talvez, com sorte, uma trovoada visto que para elas nem tá mau de todo) e acumulaçoes razoveis de neve acima dos 1100-1300mts no entanto poderá nevar a cotas de 800mts no norte e centro durante as horas mais frias ou durante um aguaceiro mais forte,na minha opiniao esta situaçao deveria ser considerada de algum risco pois podem ocorrer rajadas fortes de vento , aguaceiros fortes com pequenas inundaçoes, ondulaçao forte na costa ocidental e neve que pode causar problemas nas zonas mais elevadas principalmente em rodovias ( acima dos 1100-1300mts).
a partir de domingo ainda está tudo muito confuso....
boas a todos:thumbsup::)
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Meus amigos, já tinha referido á um mês atrás, (quando alguns tinham sentenciado de morte o inverno e dado as boas vindas á primavera), que o inverno estava longe de acabar e que ainda havia de fazer muito frio e nevar.
Na minha terra costuma-se dizer que quando a neve se mantém muito tempo nos altos não derrete sem cair mais por cima e o que se vê é que acima dos 1200m, como constatei hoje ainda há bastante neve com acomulações em alguns locais estratégicos de cerca de 80cm.
Podem esperar neve apartir da tarde de quarta feira até ........ talvez Sábado em cotas acima dos 800m e quem disse por "experiência" que no mês de Março não costuma nevar ..! Só se for na terra dele.

A questão não é que em Março não costume nevar. A questão é que em Março não costuma nevar na maior parte do território de Portugal a não ser nas zonas mais altas mas mesmo mais altas como no ponto mais alto da serra da estrela ou gerês.
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
A questão não é que em Março não costume nevar. A questão é que em Março não costuma nevar na maior parte do território de Portugal a não ser nas zonas mais altas mas mesmo mais altas como no ponto mais alto da serra da estrela ou gerês.

Desculpa, mas se em vez de Março colocasses Abril estaria totalmente de acordo contigo. Digo isso porque aqui na minha terra costuma nevar muito no mês de Março e em cotas bastante baixas 500/600m e se recuassemos 20 anos no tempo então nem se falava, e como este inverno nos faz recordar esses tempos, tudo pode acontecer.