Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Enquanto aguardamos, e no seguimento do que prevê o modelo europeu a médio/longo prazo, vejam este cenário (utópico, dirão alguns) criado pelo GFS:

gfs-0-372_iqc8.png


gfs-2-372_jac0.png

boas

era em cheio no meu dia de anos

abraços
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Já agora e por curiosidade, nevou no dia 1 de maio na senhora da Peneda que fica a sensivelmente 700m de altitude. Só não sei precisar o ano.

Creio que foi em 1998.
Mas já agora mais uma curiosidade:
casei em 2 de junho de 1984 ,
dia em que as estradas do maciço central da serra da estrela estiveram cortadas ao trânsito devido à neve e não consegui chegar às penhas da saude com alojamento reservado prevendo já algo,para a trivial viagem de núpcias. Insisto: 2 de Junho.
Ele há anos loucos.
E já agora que estamos a falar de extremos, experimentem ver o inverso.
Experimentem ver o ocorrido em Março de 1997 ? Justamente o mês que ora inicia?
Incrível mês de Verão no litoral norte.
Para acabar de vez com o discurso das impossibilidades da surpresa
em meteorologia, perdoem-me este fora de tópico...

Este Março vai começar revolto.
e oh Veterano : não será por mapas a 15 dias,
que muitas vezes prometem o céu e a terra
mas nunca se concretizam.
É já para daqui a 76 horas.
A noroestada farta e fria que aí vem, ainda estará envolta em nuances determinantes.
Mas é já cardápio permanente das nossas excitações.
Sou sempre cauteloso quanto às especificidades:
-cotas de neve, intensidade do vento ,precipitações?
Veremos.
Mas como desde 10 de Fevereiro nada temos,
pois que venha, venha algo, ou quiçá substancial...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente não vejo onde é que o IM ve os aguaceiros moderados para aqui para o sul apenas vejo precipitação a dirigir-se para Espanha !!

Em relação á parte da tarde vejo mais precipitação para o Norte do que aqui para o sul .. mas isto claro segundo o GFS !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Continuo a olhar para as cartas e continuo a achar que algo não bate certo :confused::confused: acho que vamos ter que esperar até há data para sabermos ao certo o que irá acontecer, porque conjungar tanta nortada com chuva não é muito "comum" pelo menos eu não me lembro de tal acontecer, já para não falar de que o interior poderá vir a ter mais chuva que o litoral.

O Algarve certamente será a última zona do país que verá chuva, e é se a vir.

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Nesta run das 0z do ECMWF, já aparece mais frio, os modelos estão a aproximar-se:thumbsup:

Estão, é certo. O que me parece mais consensual será a precipitação que me parece ser significativa 4ª e 5ª feira. O vento nestes dias também se irá fazer sentir.
Uma nota quanto aos fenómenos mais falados por aqui, e pela interpretação que faço dos diferentes modelos.

Neve - O GFS é aquele que apresenta menores valores de temperatura a 850hPa. No entanto a temperatura a 500hPa é relativamente alta. Não espero cotas muito baixas, ou eventuais surpresas. Mas é possível sobretudo no interior, e pela forma como a frente entra com as iso's mais baixas para o interior de Espanha, que ainda possa se avistar algo a cotas médias. Não mais que isso.

Trovoada - Muitas saudades de uma, mas o que é certo é que tanto o CAPE como o LI mais uma vez não estão nada favoráveis.

Veremos...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Estão, é certo. O que me parece mais consensual será a precipitação que me parece ser significativa 4ª e 5ª feira. O vento nestes dias também se irá fazer sentir.
Uma nota quanto aos fenómenos mais falados por aqui, e pela interpretação que faço dos diferentes modelos.

Neve - O GFS é aquele que apresenta menores valores de temperatura a 850hPa. No entanto a temperatura a 500hPa é relativamente alta. Não espero cotas muito baixas, ou eventuais surpresas. Mas é possível sobretudo no interior, e pela forma como a frente entra com as iso's mais baixas para o interior de Espanha, que ainda possa se avistar algo a cotas médias. Não mais que isso.

Trovoada - Muitas saudades de uma, mas o que é certo é que tanto o CAPE como o LI mais uma vez não estão nada favoráveis.

Veremos...

O vento ainda não é consensual, o europeu põe bastante menos. Quanto à neve e à trovoada, sendo que a -35 a 500 hpa anda pelo norte de Espanha, pode haver surpresas no interior norte. O IM está a pôr para Quinta a cota de neve a 1300 m, acho que é um valor muito alto, vai ficar perto dos 1000, até um pouco abaixo.
Depois, para o fim de semana, regressa o maldito, sendo que para o Europeu não vai durar muito, pondo uma situação interessante às 216 horas, ainda falta muito. Quase certo é um fim de semana típico de Maio com temperaturas que podem aproximar-se muito dos 25 graus.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,993
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Eu sinceramente acredito em neve a cotas superiores a 800 metros em força no noroeste e nordeste transmontano e eventualmente em zonas serranas do interior norte e centro. Penso também que teremos neve para perto dos 1000 metros, e possivelmente um pouco inferior, na zona mais interior do minho, nas serras da peneda, soajo e amarela - penso que para aqui podem eventualmente surgir surpresas de cotas mais baixas já que teremos uma entrada de noroeste - só falta saber a intensidade desta entrada...
Esperemos, esperemos! É uma virtude saber esperar...:thumbsup::p
Desculpem editar o post mas...
Pelo que vi hoje há uma massa de ar frio a sudoeste do continente que pode potenciar a entrada de noroeste - pelo menos em teoria...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
O vento ainda não é consensual, o europeu põe bastante menos. Quanto à neve e à trovoada, sendo que a -35 a 500 hpa anda pelo norte de Espanha, pode haver surpresas no interior norte. O IM está a pôr para Quinta a cota de neve a 1300 m, acho que é um valor muito alto, vai ficar perto dos 1000, até um pouco abaixo.
Depois, para o fim de semana, regressa o maldito, sendo que para o Europeu não vai durar muito, pondo uma situação interessante às 216 horas, ainda falta muito. Quase certo é um fim de semana típico de Maio com temperaturas que podem aproximar-se muito dos 25 graus.

É uma hipótese termos no fim-de-semana temperaturas perto dos 25 graus? :eek:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Já viram o Europeu? É a repetição uma semana depois. Formação de uma depressão na Madeira que se desloca para o continente, abrindo caminho à entrada de uma outra depressão polar. A diferença é que a origem da advecção está muito mais a norte, pelo que pode entrar um pouco mais de frio. Esta opção é corroborada por metade das linhas dos ensembles do GFS incluindo a run paralela, que apesar de não ser publicada, continua a aparecer a linha azul.