Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
está a sair a nova RUN das 12h

para já vejo que o GFS acentuou no frio...vamos ver o resto;)
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

uma run gelada esta... o mapa dos 850 hpa ás 84 h:

gfs184.png


Um sonho para quem gosta de frio e possivelmente neve pois também mostra uma possível depressão em altura bem perto de nós...:cold::cold:

aguardemos para ver o resto...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Subiu a dorsal entre a Grécia e a Itália, a depressão do Mediterrâneo aproximou-se muito, vamos ver o que se sucede.
Se o bloqueio aguentar mais 24h ou em vez se ser quebrado por uma grande depressão deixe apenas sair uma pequena cut-off sem expressão à superfície, poderíamos falar de um evento muito interessante. Volta a atrasar a chuva, recuou muito o GFS, vai claramente atrás do ECM.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
bem se confirmar (duvido, mas também já não faltam tantas horas assim)...com aquela mancha azul escura por cima, ainda vou bater o recorde da mínima do dia 9 de Janeiro.:eek:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A depressão em altura no interior da PI associada a ar muito frio a 850 hpa e que pode trazer algumas surpresas...

gfs078.png


Apesar de faltarem apenas 78 horas , não se esquecam que é apenas uma run....mas em principio acho que não deverá alterar muito mais nas próximas...veremos...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja

Será que teremos uma surpresa:rolleyes:?

Não sei bem, mas já na 3ªf. disse aqui, que se anda a "cozinhar algo", só no momento veremos que "cozinhado" será...ou é um "manjar dos Deuses" (a tal surpresa) ou uma comida deslavada e ensonssa (nem frio nem chuva, ou nada de especial).:D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Parece-me que o ECMWF ganhou terreno nesta saída...:mad:
Pelo menos o GFS atrasa a precipitação...mas realmente parece-me que no dia 14 com este cenário aqqui o cantinho do país poderá ver alguma coisa...mas acho que vai ser uma situação para acompanhar por satélite...
E averdade é só uma o GFS continua a mostrar precipitação e o ECMWF não!
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Acham Possível ainda isso não acontecer? Há tão poucas horas.

De facto a realidade não são os modelos. Mas seria o acontecimento do ano, mais ainda que a neve dia 9 de Janeiro, aqui para o Norte é Claro.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Parece-me que o ECMWF ganhou terreno nesta saída...:mad:
Pelo menos o GFS atrasa a precipitação...mas realmente parece-me que no dia 14 com este cenário aqqui o cantinho do país poderá ver alguma coisa...mas acho que vai ser uma situação para acompanhar por satélite...
E averdade é só uma o GFS continua a mostrar precipitação e o ECMWF não!

O ECM das 0h mete precipitação na Quarta. Está muito parecido com esta saída do GFS.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estado
Fechado para novas mensagens.