Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O GFS coloca de facto bastante frio a 850hPa nesta run, mas o problema é que o atraso na precipitação vai fazer com que seja mais difícil eventuais surpresas para quem esperava neve em locais pouco habituais. A verdade é que o GFS retira mesmo muita precipitação e, pelo menos, durante o periodo de entrada fria, começa a desenhar-se uma tendência para esta ser efectivamente seca. Não obstante isto talvez seja possível alguns flocos no Nordeste sobretudo, e neve em cotas médias altas já para 4ª feira...

Mas ainda existe margem para alteração. Esta situação está-se a revelar algo surpreendente.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
No fim vai acabar como sempre o ECMWF disse, ou muito perto..
Chuva só a partir de 4ª/5ª e a começar quase só a Sul, pouco a Norte.. E muito frio!
O GFS de saída em saída vai modelando mais perto e perto do que o ECMWF diz há dias.. ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
No fim vai acabar como sempre o ECMWF disse, ou muito perto..
Chuva só a partir de 4ª/5ª e a começar quase só a Sul, pouco a Norte.. E muito frio!
O GFS de saída em saída vai modelando mais perto e perto do que o ECMWF diz há dias.. ;)

Mais até rozzo! Quem diria que além de se aproximar (infelizmente) na precipitação ainda colocaria mais frio que o próprio ECM... Parecia impossível...

Veremos o que faz o ECM nas 12z.
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
boas.
Por enquanto vai-se sonhando...
Se o sonho se tornar realidade é uma boa prenda de Natal antecipada. ;)

image2z.jpg


imagevt.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Afinal já não é Terça e é Quarta e afinal a maior parte ruma a Espanha e vai mais para o sul de Andaluzia e Estreito !!
Depois dois dias de aguaceiros fracos e depois Sexta o GFS continua dizendo que chega mais qq coisa !!

Pois é o GFS a ir atrás do ECM, e no final quando isto terminar não vai sobrar quase nada ... assim como foi o filme da semana passada !!
No inicio era o diluvio pro sul e depois o que sobrou foi um redondo zero !!

Contudo foi apenas uma run .... mas infelizmente creio que isto agora é sempre a tirar e no final sobra a miséria que o ECM oferece !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
.....saida das 12z..........
esta saida das 12z parece meter um pouco de mais frio em portugal na 2f.
na minha opiniao ela é menos fiavel do que a das 06z especialmente apos as 100-108h, no medio/longo prazo:)
ate as 108h considero-a razoavel...
esperemos pela saida do europeu que talvez, desta vez, seja mais logico climatologicamente falando.
a dificuldade/estranhesa e o resumo da situaçao é bem exposto pelo ESTOFEX:

SYNOPSIS
A major disruption of the polar vortex is on its way with at least a partial split in the lower half of this vortex. Subsequent indices like the blocking index and the indices of interest like AO or NAO all hint on a prolonged period of a disturbed northern hemispheric circulation. One strong branch of the vortex establishes over Newfoundland and southeastwards with persistent WAA downstream, resulting in strong ridging and positive height anomalies over Greenland and Iceland. Geopotential heights decrease gradually from Siberia to Europe (up to 50hPa until t=120h), so the trend is still present for the influx of cold air from northern Europe far southwards.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Modelos bem generosos para a altura do ano!! :D
Pessoal pes bem assentes na terra.. vai faltar a precipitaçao a menos que acontece um milagre!!

Freemeteo da vontade de rir
Meteoblue igual

os mais sérios wunderground aemet e as vezes o meteo! lol ( a lembrar a situaçao de 9 de janeiro)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Modelos bem generosos para a altura do ano!! :D
Pessoal pes bem assentes na terra.. vai faltar a precipitaçao a menos que acontece um milagre!!

Freemeteo da vontade de rir
Meteoblue igual

os mais sérios wunderground aemet e as vezes o meteo! lol ( a lembrar a situaçao de 9 de janeiro)

Bem... Mais frio e menos chuva! Aproximar se claramente do modelo ecmwf mas metendo mais frio a 850hpa, modelo a confirmar se podemos ter temp. negativas em Lisboa!

Off-tópic: Aonde posso colocar um video do famoso dia 28-1-2007 (segundo episódio de neve) Onde nevou aonde moro em Odivelas (serra da Amoreira) não havendo acumulação! ???
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Wow!
isto está ao rubro! Não há nada que fascine tanto os portugueses em geral como a neve (including myself...).
Os modelos prometem... ... há mais de uma semana que andamos a discutir isto... Espero que tenha valido a pena... é que temos andado a sonhar com a próxima semana há algum tempo...
Entretanto, as tempestades de neve para o norte do país previstas pelo freemeteo são demais!! LOL
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Não sei se o que vou dizer é um pouco off-topic, mas dos casos que eu me lembro nos últimos anos de divergência entre estes modelos a 3-5 dias ou mais, o ECM esteve quase sempre mais próximo da situação que se veio a verificar... quem acompanha há muitos anos que corrija se eu estiver errado... eu cá por mim confio mais no ECM, mas bem sei que em meteorologia as situações nunca se repetem e isto vale o que vale...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Os vários sites, incluindo o Instituto de meteorologia põem para a semana temperaturas bem baixas :cold:aqui para Lisboa e aguaceiros:rain:... não vou deitar foguetes antes da festa, porque não é permitido!
Será que o 29 de Janeiro de 2006, (28 ou 29?) de Janeiro de 2007 ou o 9 de Janeiro deste ano se irão reperir????:w00t:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os vários sites, incluindo o Instituto de meteorologia põem para a semana temperaturas bem baixas :cold:aqui para Lisboa e aguaceiros:rain:... não vou deitar foguetes antes da festa, porque não é permitido!
Será que o 29 de Janeiro de 2006, (28 ou 29?) de Janeiro de 2007 ou o 9 de Janeiro deste ano se irão reperir????:w00t:

Aqui está a resposta:

Erro. Esta situação não tem nada a ver com essas duas em que nevou em Lisboa. Continuas a insistir nisso e ainda induzes alguém em erro. Está fora de questão nevar em Lisboa durante este episódio. :disgust:

:p
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Os vários sites, incluindo o Instituto de meteorologia põem para a semana temperaturas bem baixas :cold:aqui para Lisboa e aguaceiros:rain:... não vou deitar foguetes antes da festa, porque não é permitido!
Será que o 29 de Janeiro de 2006, (28 ou 29?) de Janeiro de 2007 ou o 9 de Janeiro deste ano se irão reperir????:w00t:

Acho praticamente impossível que neve em Lisboa.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.