Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... mas dos casos que eu me lembro nos últimos anos de divergência entre estes modelos a 3-5 dias ou mais, o ECM esteve quase sempre mais próximo da situação que se veio a verificar...

Olhe que não…Já se tem visto um pouco de tudo.
Historial de sucesso numa antevisão alargada não será monopólio
de nenhum modelo. Mais ou menos equitativamente os principais modelos lá vão tendo horas felizes e outras mais desacertadas.
E agora estamos todos à espera da nova run do Europeu,
Isto é que vai para aqui um suspense.
E não me admiraria nada que esta sua saída baralhasse ainda mais os dados
invertendo quiçá algumas posições.
Não era a 1ª vez que isso ocorreria. Não seria seguramente a última.
Mas o melhor é esperar para ver , já que ela estará aí já de seguida.
Mais excitações? Eternas desilusões?
Independentemente do que para a semana possa eventualmente ocorrer,
este perfume de Inverno que paira no ar, é por si só emoção quanto baste,
nesta paixão desmesurada que todos temos e neste nosso querer que
o bom (mau ) tempo nos bata à porta.
Ele que venha .Cá estaremos para o receber com toda a hospitalidade.
E que seja democrático: - que não deixe ninguém de fora como
tem infelizmente , no passado mais recente ,ocorrido...

Daqui a uma hora este post já estará engolido em mais comentários, análises e prespectivas ... É bom sinal...
 


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Acho praticamente impossível que neve em Lisboa.

Pois... mas por instantes sonhei:lmao:

Mas enfim...

Acho que vou viver mas e para Bragança:lmao:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Então continua o impasse...não me lembro de uma não convergência a tão curta distância temporal...

Sinopticamente eles até estão convergentes... Simplesmente o ECM não coloca a entrada fria agora com a mesma intensidade... A verdade também é que agora passa o GFS a comandar as operações uma vez que o ECM tem o seu período de "blackout" abaixo das 72h. Para esse prazo restam os outputs do IM aos quais se junta a curto prazo o ALADIN. Aí poderemos acompanhar, mas a esta distância interessa acompanhar o GFS, ver qual a sua evolução nas próximas run's.
Para já garantido apenas o acentuado decréscimo das temperaturas.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Sim é isso mesmo a partir de agora o modelo em que se pode confiar mais é o GFS devido a estar já num curto prazo e ai é bastante mais acertado que o ECM, quanto a mim está lá tudo o que disse esta manha a chuva o frio o vento e a neve a cotas médias, agora o que se deve alterar é apenas no timing da entrada da chuva e algumas oscilações na entrada do ar frio ;)
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Para 3feira é esperado 0ºC:cold: e a cota d neve abaixo dos 1000 mt:w00t:, eu como vivo a 135 mt bem posso esperar deitado :disgust:.
Em 2006 foi a vergonha total:angry:, ate nevou na Fig da Foz e aqui nada, ó Coimbra Coimbra.......:disgust:
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Boas , esta "novela " está mais que interessante ( apesar de nao gostar de novelas) :D, ainda assim gostava de fazer duas observacoes, em relaçao ás temperaturas minimas de Lisboa e Setubal 2 ou 3 graus menos em Lisboa ?? Normalmente é ao contrario , será que se enganaram, ou será mesmo... ? ( descupem este meio off topic ) já que nao sou muito a favor de descussoes regionais, aqui neste espaço que para mim é mais de indule nacional .
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas , esta "novela " está mais que interessante ( apesar de nao gostar de novelas) :D, ainda assim gostava de fazer duas observacoes, em relaçao ás temperaturas minimas de Lisboa e Setubal 2 ou 3 graus menos em Lisboa ?? Normalmente é ao contrario , será que se enganaram, ou será mesmo... ? ( descupem este meio off topic ) já que nao sou muito a favor de descussoes regionais, aqui neste espaço que para mim é mais de indule nacional .

Isso é quase impossível numa noite de céu limpo Lisboa ter mais frio que Setúbal, isso o IM vai ter de emendar e tenho a certeza que emenda :)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Afinal já não é Terça e é Quarta e afinal a maior parte ruma a Espanha e vai mais para o sul de Andaluzia e Estreito !!
Depois dois dias de aguaceiros fracos e depois Sexta o GFS continua dizendo que chega mais qq coisa !!

Pois é o GFS a ir atrás do ECM, e no final quando isto terminar não vai sobrar quase nada ... assim como foi o filme da semana passada !!
No inicio era o diluvio pro sul e depois o que sobrou foi um redondo zero !!

Contudo foi apenas uma run .... mas infelizmente creio que isto agora é sempre a tirar e no final sobra a miséria que o ECM oferece !!

Concordo plenamente contigo, acho que a partir desta saida vai ser só a tirar percipitação, oxalá que esteja enganado, mas já não é a primeira vez que tal acontece.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Concordo plenamente contigo, acho que a partir desta saida vai ser só a tirar percipitação, oxalá que esteja enganado, mas já não é a primeira vez que tal acontece.

Quando aproxima-se o dia aparece um mágico e faz desaparecer a chuva, é tão simples como isso. Se na 3ªfeira na run das 6 era o dia mais chuvoso e isso mantinha-se inalterado há vários dias, esta run tirou quase tudo, por isso, não existe motivos para estar contente com isto. Depois vai desaparecer a situação a 19 e etc e etc.:disgust: Mais uma vez quem vai levar a melhor é o ECM como sempre aconteceu este ano.

O meteoblue mete uma mínima de 1ºC em Olhão e 0ºC em Faro na 3ªfeira, seria algo inédito por aqui.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Pois é amigos isto de andar atrás de modelos é sempre uma desilusão
Eu já estava mesmo a espera desta neve que pelos vistos vai ser substituído pelo elemento branco de 2ª categoria a geada também é fria, também é branca também dá para escorregar e partir uma perna mas não é a mesma coisa:lol:.
Vamos a ver se ainda sobra alguma coisa para lavar a vista.
Mas pelos vistos só lá vai com uma vela a S. Pedro. :uau::uau::uau:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
:lmao:E eu a pensar no que havia sido postado desta vez...
Voltando ao assunto do tópico, teremos uma bela entrada de ar frio e que nos poderá dar algumas surpresas, certo?

Surpresas em locais pouco habituais a acontecerem, só acontecerão algures pelo norte... infelizmente:sad:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.