Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
está a sair a nova RUN das 12h

para já vejo que o GFS acentuou no frio...vamos ver o resto;)

Boas tardes,

uma run gelada esta... o mapa dos 850 hpa ás 84 h:

gfs184.png

Um sonho para quem gosta de frio e possivelmente neve pois também mostra uma possível depressão em altura bem perto de nós...:cold::cold:

aguardemos para ver o resto...

Subiu a dorsal entre a Grécia e a Itália, a depressão do Mediterrâneo aproximou-se muito, vamos ver o que se sucede.
Se o bloqueio aguentar mais 24h ou em vez se ser quebrado por uma grande depressão deixe apenas sair uma pequena cut-off sem expressão à superfície, poderíamos falar de um evento muito interessante. Volta a atrasar a chuva, recuou muito o GFS, vai claramente atrás do ECM.

bem se confirmar (duvido, mas também já não faltam tantas horas assim)...com aquela mancha azul escura por cima, ainda vou bater o recorde da mínima do dia 9 de Janeiro.:eek:

A depressão em altura no interior da PI associada a ar muito frio a 850 hpa e que pode trazer algumas surpresas...

gfs078.png

Apesar de faltarem apenas 78 horas , não se esquecam que é apenas uma run....mas em principio acho que não deverá alterar muito mais nas próximas...veremos...

Será que teremos uma surpresa:rolleyes:?

Não sei bem, mas já na 3ªf. disse aqui, que se anda a "cozinhar algo", só no momento veremos que "cozinhado" será...ou é um "manjar dos Deuses" (a tal surpresa) ou uma comida deslavada e ensonssa (nem frio nem chuva, ou nada de especial).:D

Parece-me que o ECMWF ganhou terreno nesta saída...:mad:
Pelo menos o GFS atrasa a precipitação...mas realmente parece-me que no dia 14 com este cenário aqqui o cantinho do país poderá ver alguma coisa...mas acho que vai ser uma situação para acompanhar por satélite...
E averdade é só uma o GFS continua a mostrar precipitação e o ECMWF não!

Acham Possível ainda isso não acontecer? Há tão poucas horas.

De facto a realidade não são os modelos. Mas seria o acontecimento do ano, mais ainda que a neve dia 9 de Janeiro, aqui para o Norte é Claro.

Nesta saída o impressionante é que apesar da entrada de uma massa de ar quente, o frio consegue aguentar-se bem no extremo norte do País...seria uma maravilha se tudo se passa-se como mostra esta RUN...:w00t:

Parece-me que o ECMWF ganhou terreno nesta saída...:mad:
Pelo menos o GFS atrasa a precipitação...mas realmente parece-me que no dia 14 com este cenário aqqui o cantinho do país poderá ver alguma coisa...mas acho que vai ser uma situação para acompanhar por satélite...
E averdade é só uma o GFS continua a mostrar precipitação e o ECMWF não!

O ECM das 0h mete precipitação na Quarta. Está muito parecido com esta saída do GFS.

Estado
Fechado para novas mensagens.