Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa tarde

Tambem pelo que vejo nos modelos, nada de especial se irá passar... Penso que frio e alguma chuva, que poderão ser de neve nas terras altas... Em suma, o de sempre para esta altura do ano. Não vale a pena estar a criar ilusões, pois não irão aparecer, quem dera estar enganado, pois o elemnto branco é sempre bonito de ver... mas não creio!

Saudações!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ok ... vou então olhar ao que diz o GFS para ver se é assim tão boa aqui para o sul do País ...
Já volto para editar ...

O 2º Painel a partir das 204 horas está muito bom, e agora vou ver o 1º !!

Bem ás 72 e 96 horas já eu vejo grande diferenças com a depressão bem mais a norte do que o inicialmente ..
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
capturaran.jpg

o que é isto:surprise::surprise:
só pode ser engano, porque se não for é simplesmente o maior nevão da historia:w00t::w00t:

capturaro.jpg

bem com esta continuidade na previsão do modelo GFS já podemos começar a sonhar com o elemento branco.:w00t:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Resumo do que indica o GFS:
- Acima das 192 horas: as altas pressões mantendo-se no mesmo sitio onde vão estar na proxima semana, fazendo as depressões poderem rumar á PI, contudo se a 72 horas está extremamente dificil quanto mais a tantas horas;

- Proximas 72 horas: Neste periodos teremos a presença de uma pequeno nucleo depressionário que estará posicionado algures no triangulo entre Madeira, Açores e Continente. Apesar de ser pequeno o seu núcleo está extremamente activo, com precipitações superiores a 60 mm/6h, no seu núcleo, e surge a Oeste da Madeira movendo-se para nordeste e aproximando-se perigosamente nos grupos Oriental dos Açores, pois se atingisse esta ilha causava muitos estragos. O ECM mostra o mesmo que estou a dizer .. De referir ainda que terá um sistema frontal que causará precipitação forte na Ilha da Madeira no final do dia de Quinta e madrugada no dia de Sexta;
- Entre as 72h e as 108h, essa mesma depressão já com menos fulgor entraria no sul de Portugal, com precipitações moderadas e pontualmente ou localmente mais fortes. Neste espaço a Madeira teria pouca precipitação;
- Entre as 108h e as 150h, a tão falada depressão do fim de semana, começaria a atingir a Madeira na Madrugada de Domingo até á madrugada de Segunda com periodos de precipitação forte !!
Relativamente ao continente entraria no final de Domingo e duraria até ao final de Segunda - Feira;
- Entre as 150h e as 180h; entraria o frio em força com aguaceiros moderados no litoral e no final do periodo um sistema frontal de forte actividade, traria um cenário perfeito para muitos com precipitação em forma de neve

Apesar de tudo parece-me que o cenário do ECM ainda é melhor do que o GFS pois o centro da depressão entraria um tudo de nada a Norte da Madeira no inicio e teria um deslocamento bem mais lento, e em Portugal entraria algo mais a Norte, que faria teremos uma forte situação de ventos de Sudoeste e não Norte como mostra o GFS, até porque estes ventos parece-me que poderão no nosso território funcionar como barreira á precipitação;
Mas este retrocesso do GFS já foi optimo ter acontecido e mostra um cenário muito bom quer para os madeirenses que para Portugal ....

ATENÇÃO: O que relatei é apenas o resultado de uma saida do GFS e apenas isso, pois ainda nada está definido. Nem a 48 horas eu consigo ver a situação definida, ainda menos a 96h e a tal depressão então nem se fala, e tenho um palpite que muita coisa ainda vai ser alterada
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em que modelo se baseia os mapas snow forecast?
É que este mapa está uma desgraça, segundo ele não vai cair nem uma gota dia 29 e 30!

No GFS, mas provavelmente quando viste ainda estava com os mapas da run das 0h.
(Só actualiza com as runs das 0h e 12h)

Previsão de neve do snow-forcast a partir da run das 12 do GFS.

71370771.png


30078718.png


000m.png
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Bem... domingo vou ver a bola em Aveiro. Se para lá não devo ter problemas, no regresso já devo ter alguns (Aveiro-Viseu-Castro D'aire- Lamego-Vila Real). Com estas previsões, vai ficar linda a A24, ai vai vai!!!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para quem gosta de tempo frio e quiçá ( a possibilidade ) de alguns aguaceiros de neve a cotas baixas esta run do ecm 12z está muito interessante...:cold:

Falta tempo,vamos aguardar...mas o frio, parece-me ( mais ou menos intenso ) garantido e segundo ecm entraria já em força no domingo....
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para quem achava que as previsoes eram dreamweather parece a coisa estar a torna-se real agora parece me estar tudo bem encaixado com a primeira frente a atrair frio e a segunda a entrar na hora certa resta esperar que a segunda depressao nao passe demasiado a sul e não esta descartada a hipotese de lá para 3 ou 4 feira volte a haver instabilidade com mais neve

o europeu ainda não esta a modelar bem a segunda depressão vamos aguardar
ainda estamos a 144 horas e ainda muito pode mudar mas parece esta situação fazer mais sentido

ECM1-144.GIF


começa também a haver consenso entre os emsembles
graphe_ens3.php
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Não sei o que dizer... :eek: pois ainda vou ter que voltar com aquilo que disse a tarde, sobre o elemento branco. estou confuso com cotas de neve? Alguém pode dizer a que níveis andaram? Se assim continuar, como estará para o Porto? Ai não tenho muita certeza, pois vejo latitudes baixas, mas tudo é possível!

Saudações!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.