Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 31 Out 2010 às 23:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. DMartins

DMartins
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Dez 2008
    Local:
    Guimarães - 199mts Altitude
    Uma pergunta:
    Sei que a distância ainda é muita, e que tudo pode mudar de um dia para outro, mas:
    Para o Litoral Norte, poderá ser mais interessante o dia de 3ª ou de 5ª da próxima semana, em relação a neve?
    Esquecendo a distância temporal.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Jota 21

Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Set 2007
    Local:
    Sintra
    Boa noite,
    Tenho tido pouco tempo para acompanhar este fórum mas pelo que vou conseguindo ver noutros sites as previsões andam um pouco complicadas a 3 ou 4 dias de distância. Costumo consultar as runs do GFS aqui do MeteoPT, O Weatheronline, o Windguru e o Freemeteo. Além disso vou lendo sempre que posso este tópico. Como por vezes a discussão aqui envereda por um caminho muito cientifico pergunto só se alguém pode aqui simplificar e resumir o que está para vir em matéria de tempo até ao próximo Domingo. Pergunto isto porque nos sítios que referi já vi previsões de tempo seco e com temperaturas de 0º aqui para Sintra no fim de semana, e umas horas depois já vejo as previsões com chuva e vendaval (p.ex. Windguru).
    Como é? Em que ficamos?
    Obrigado pela paciência...

3. godzila

godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2008
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m

Esta é a tresloucada previsão do freemeteo para a minha aldeia mas que loucura?!!:shocking::shocking::shocking:

4. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m)
    É em todo o lado. No tópico das saídas de sonho até davam tempestade de neve para Portalegre, a 400-500m. :lmao:

5. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Acho que entendi, Aurélio! Para que tudo corra como desejado, tudo tem de ocorrer no sítio e no tempo certo. Se a depressão se encontrar com a massa fria antes de atingir portugal continental (a uma boa distância), então perderá energia e só algumas regiões do país serão influenciadas, mais a nível de precipitação, perdendo força e frio de norte para sul e do litoral para o interior.

6. Sissi

Sissi
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Corroios
    Olá boa noite conterrâneo!
    É impressão minha ou os modelos andam todos malucos?? :lmao:
    Já vi para ai uns três sites e todos estãoa prever neve com fartura aqui para a nossa terrinha! Foi o fremeteo, e o weather underground mete logo para sexta a noite, domingo e segunda!!!:surprise:

Era bom era...

7. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m)
    Boa noite!
    Pois não fazia mal não, a nossa cidade é bem bonita de branco mas nem sei no que acreditar. É só esperar para ver.

8. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Esta saída do GFS 18z também está jeitosa..garante boa chuva para o Sul ( em especial o Algarve com a passagem de uma depressão bem perto da costa sul) e muito frio e possibilidade de neve nas regiões localizadas no flanco norte da depressão sob circulação E/NE da mesma.... está interessante.isto promete... vamos ver..:thumbsup:

9. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Mais uma RUN que faz sonhar muitos!:):):)

A região centro seria contemplada por belas acumulações de neve, muita chuva no Algarve e o no Norte ficaria a saber a pouco, muito pouco diria eu, é apenas mais uma RUN mas a tendência continua lá...

10. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Geopotencial bastante acusado em especial no Norte, um vale bastante marcado...

11. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Mais uma run mais rodada e o GFS voltou a mudar após as 48h ...... seria bom menos frio, para que a depressão na Madeira pudesse ser puxada com menos força para cima Nordeste....
    Mas continua muito bom o GFS e tornou-se isto muito interessante aqui para o sul na Sexta e porque não depois no Sábado e depois claro na Segunda ....

Mas vamos com muita calma que isto até a 48 horas está muito confuso ...

12. lismen

lismen
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Abr 2008
    Local:
    Lisboa
    Boa noite o freemeteo da saraiva ou neve forte para Lisboa. Qual e a percentagem de fiabilidade desta previsão?

Eu não me importava que nevasse agora neve forte era histórico :lmao:

13. Stinger

Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Mar 2008
    Local:
    Gondomar (188m)
    Pelas run's a regiao de lisboa parece me a mais privilegiada

14. Profetaa

Profetaa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Jan 2009
    Local:
    Febres -Cantanhede(altitude 57m)
    Pessoal não olhem só para as temperaturas e a possibilidade de haver precipitação para que ocorra queda de neve. Só isso não chega, entre outros factores há um com alguma importancia a humidade do ar....

Para quem não conhece aqui fica um link para calcularem a possibilidade de queda de neve em virtude do factor temperatura e humidade...

http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc&calc=yes

E continuem a sonhar, quem sabe os sonhos não se transformam em realidade, e ainda não chegou o inverno ....:lol::lol:

15. Mix

Mix
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2010
    Local:
    Ferreira do Zêzere (375 m)
    Boas ;)

O site do meteo.pt nesta actualização das previsões, já meteu frio para os proximos dias a partir de sabado, e chuva (neve em alguns casos) tambem ... :thumbsup:

O freemeteo tambem está com previsoes espectaculares, dá neve para segunda feira para muitos locais mesmo !!

Isto está mesmo a prometer :D

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página