Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 31 Out 2010 às 23:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. white_wolf

white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2010
    Local:
    Vila Nova de Gaia e tambem Fornelos Cinfaes (600mt
    Boa tarde

Tambem pelo que vejo nos modelos, nada de especial se irá passar... Penso que frio e alguma chuva, que poderão ser de neve nas terras altas... Em suma, o de sempre para esta altura do ano. Não vale a pena estar a criar ilusões, pois não irão aparecer, quem dera estar enganado, pois o elemnto branco é sempre bonito de ver... mas não creio!

Saudações!

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Ok ... vou então olhar ao que diz o GFS para ver se é assim tão boa aqui para o sul do País ...
    Já volto para editar ...

O 2º Painel a partir das 204 horas está muito bom, e agora vou ver o 1º !!

Bem ás 72 e 96 horas já eu vejo grande diferenças com a depressão bem mais a norte do que o inicialmente ..

3. godzila

godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2008
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    bem com esta continuidade na previsão do modelo GFS já podemos começar a sonhar com o elemento branco.:w00t:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. godzila

godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2008
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    Em que modelo se baseia os mapas snow forecast?
    É que este mapa está uma desgraça, segundo ele não vai cair nem uma gota dia 29 e 30!

5. djalminha

djalminha
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Jan 2009
    Local:
    Espinho
    O wetter para segunda feira preve agua neve para a cidade do porto.

6. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Resumo do que indica o GFS:
    - Acima das 192 horas: as altas pressões mantendo-se no mesmo sitio onde vão estar na proxima semana, fazendo as depressões poderem rumar á PI, contudo se a 72 horas está extremamente dificil quanto mais a tantas horas;

- Proximas 72 horas: Neste periodos teremos a presença de uma pequeno nucleo depressionário que estará posicionado algures no triangulo entre Madeira, Açores e Continente. Apesar de ser pequeno o seu núcleo está extremamente activo, com precipitações superiores a 60 mm/6h, no seu núcleo, e surge a Oeste da Madeira movendo-se para nordeste e aproximando-se perigosamente nos grupos Oriental dos Açores, pois se atingisse esta ilha causava muitos estragos. O ECM mostra o mesmo que estou a dizer .. De referir ainda que terá um sistema frontal que causará precipitação forte na Ilha da Madeira no final do dia de Quinta e madrugada no dia de Sexta;
    - Entre as 72h e as 108h, essa mesma depressão já com menos fulgor entraria no sul de Portugal, com precipitações moderadas e pontualmente ou localmente mais fortes. Neste espaço a Madeira teria pouca precipitação;
    - Entre as 108h e as 150h, a tão falada depressão do fim de semana, começaria a atingir a Madeira na Madrugada de Domingo até á madrugada de Segunda com periodos de precipitação forte !!
    Relativamente ao continente entraria no final de Domingo e duraria até ao final de Segunda - Feira;
    - Entre as 150h e as 180h; entraria o frio em força com aguaceiros moderados no litoral e no final do periodo um sistema frontal de forte actividade, traria um cenário perfeito para muitos com precipitação em forma de neve

Apesar de tudo parece-me que o cenário do ECM ainda é melhor do que o GFS pois o centro da depressão entraria um tudo de nada a Norte da Madeira no inicio e teria um deslocamento bem mais lento, e em Portugal entraria algo mais a Norte, que faria teremos uma forte situação de ventos de Sudoeste e não Norte como mostra o GFS, até porque estes ventos parece-me que poderão no nosso território funcionar como barreira á precipitação;
    Mas este retrocesso do GFS já foi optimo ter acontecido e mostra um cenário muito bom quer para os madeirenses que para Portugal ....

ATENÇÃO: O que relatei é apenas o resultado de uma saida do GFS e apenas isso, pois ainda nada está definido. Nem a 48 horas eu consigo ver a situação definida, ainda menos a 96h e a tal depressão então nem se fala, e tenho um palpite que muita coisa ainda vai ser alterada

7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Atenção que o ECMWF recuou, tal como o UKMO.

8. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Antecipou a entrada do frio...relativamente à run anterior...vamos ver o que isto dá...:cold:

9. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos

10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    No GFS, mas provavelmente quando viste ainda estava com os mapas da run das 0h.
    (Só actualiza com as runs das 0h e 12h)

Previsão de neve do snow-forcast a partir da run das 12 do GFS.

11. VILA REAL

VILA REAL
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Dez 2009
    Local:
    Vila Real (Alt. 470m)
    Bem... domingo vou ver a bola em Aveiro. Se para lá não devo ter problemas, no regresso já devo ter alguns (Aveiro-Viseu-Castro D'aire- Lamego-Vila Real). Com estas previsões, vai ficar linda a A24, ai vai vai!!!

12. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Para quem gosta de tempo frio e quiçá ( a possibilidade ) de alguns aguaceiros de neve a cotas baixas esta run do ecm 12z está muito interessante...:cold:

Falta tempo,vamos aguardar...mas o frio, parece-me ( mais ou menos intenso ) garantido e segundo ecm entraria já em força no domingo....

13. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    para quem achava que as previsoes eram dreamweather parece a coisa estar a torna-se real agora parece me estar tudo bem encaixado com a primeira frente a atrair frio e a segunda a entrar na hora certa resta esperar que a segunda depressao nao passe demasiado a sul e não esta descartada a hipotese de lá para 3 ou 4 feira volte a haver instabilidade com mais neve

o europeu ainda não esta a modelar bem a segunda depressão vamos aguardar
    ainda estamos a 144 horas e ainda muito pode mudar mas parece esta situação fazer mais sentido

começa também a haver consenso entre os emsembles

14. Stinger

Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Mar 2008
    Local:
    Gondomar (188m)
    Parece que para o norte está descartado devido a falta de chuva

No sul em portalegre o freemeteo ja da 17 cm de tempestade de neve :thumbsup:

15. white_wolf

white_wolf
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Jan 2010
    Local:
    Vila Nova de Gaia e tambem Fornelos Cinfaes (600mt
    Não sei o que dizer... :eek: pois ainda vou ter que voltar com aquilo que disse a tarde, sobre o elemento branco. estou confuso com cotas de neve? Alguém pode dizer a que níveis andaram? Se assim continuar, como estará para o Porto? Ai não tenho muita certeza, pois vejo latitudes baixas, mas tudo é possível!

Saudações!

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página