Auriol Weather Station



fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Vou instalar a Auriol no fim de semana. Pretendia manter o termo-higrómetro da minha estação actual (clone da Lacrosse, com pluviómetro e anemómetro avariados). Assim aproveitava os dados mais fidedignos da "lacrosse" e podia comparar com os da Auriol.
Acham que pode haver interferências entre as 2 estações se instalar os equipamentos no mesmo poste e as estações (bases) perto uma da outra? As duas transmitem em comprimentos de onda diferente.

Obrigado e Bom Ano!
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Vou instalar a Auriol no fim de semana. Pretendia manter o termo-higrómetro da minha estação actual (clone da Lacrosse, com pluviómetro e anemómetro avariados). Assim aproveitava os dados mais fidedignos da "lacrosse" e podia comparar com os da Auriol.
Acham que pode haver interferências entre as 2 estações se instalar os equipamentos no mesmo poste e as estações (bases) perto uma da outra? As duas transmitem em comprimentos de onda diferente.

Obrigado e Bom Ano!

Boas....

Tendo em consideração que a Auriol trabalha com uma frequencia de 434 MHz e a Lacrosse trabalha com frequencias de 868MHz, a probabilidade de haver interferencias é minima, pelo que creio que não havará qualquer tipo de problema.

Coloca depois fotografias da montagem :thumbsup:

Bom Ano Novo.....
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boas....

Tendo em consideração que a Auriol trabalha com uma frequencia de 434 MHz e a Lacrosse trabalha com frequencias de 868MHz, a probabilidade de haver interferencias é minima, pelo que creio que não havará qualquer tipo de problema.

Coloca depois fotografias da montagem :thumbsup:

Bom Ano Novo.....

Caros,

Apesar de ser o meu primeiro post:unsure:, sigo assunto à algum tempo e gostaria de chamar a atenção para o facto de, pelo menos, algumas lacrosse funcionarem a 433MHZ. Pelo menos a WS2357. Isso com a Auriol dá confusão:confused:
Assim a afirmaçãode Puma não pode ser considerada para todos os modelos lacrosse.

cps

bernardino
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Caros,

Apesar de ser o meu primeiro post:unsure:, sigo assunto à algum tempo e gostaria de chamar a atenção para o facto de, pelo menos, algumas lacrosse funcionarem a 433MHZ. Pelo menos a WS2357. Isso com a Auriol dá confusão:confused:
Assim a afirmaçãode Puma não pode ser considerada para todos os modelos lacrosse.

cps

bernardino

C.Bernardino...antes do mais bem vindo ao Forum :thumbsup:

Obrigado pela correcção ao meu post, pois efectivamente, não tinha essa informação.

De qualquer das formas, sendo uma a 433 Mhz e outra a 434 Mhz, continuo a crer que não haverá problemas de interferência.

De qualquer das formas, e na medida em que estamos na presença de frequências muito próximas, não há nada como verificar na práctica ;)

fhff, caso instales as estações, diz depois, se na realidade existiu alguma perturbação no envio dos dados, tendo em consideração a proximidade das mesmas.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
C.Bernardino...antes do mais bem vindo ao Forum :thumbsup:

Obrigado pela correcção ao meu post, pois efectivamente, não tinha essa informação.

De qualquer das formas, sendo uma a 433 Mhz e outra a 434 Mhz, continuo a crer que não haverá problemas de interferência.

De qualquer das formas, e na medida em que estamos na presença de frequências muito próximas, não há nada como verificar na práctica ;)

fhff, caso instales as estações, diz depois, se na realidade existiu alguma perturbação no envio dos dados, tendo em consideração a proximidade das mesmas.

Exactamente. A minha "lacrosse" é a 433 Mhz. Vou experimentar. Depois reporto aqui.
Obrigado.
 

crockypt

Cirrus
Registo
21 Jan 2009
Mensagens
9
Local
Manteigas (Alt. 680m) Coimbra (fim de Semana)
Boas Pessoal já algum tempo que estou inscrito no forum mas só hoje vou postar pela primeira vez, estive por hoje a montar a minha estação Auriol Weather Station comprada no lidl e vendo pelos valores de temperatura, com outra que está a 1 km de distancia é meio grau em relação ao pluviometro em relação ao vento não há por isso ainda não posso comparar .;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boas Pessoal já algum tempo que estou inscrito no forum mas só hoje vou postar pela primeira vez, estive por hoje a montar a minha estação Auriol Weather Station comprada no lidl e vendo pelos valores de temperatura, com outra que está a 1 km de distancia é meio grau em relação ao pluviometro em relação ao vento não há por isso ainda não posso comparar .;)

Caro Crockypt,

por acaso antes da montagem colocou o sensor de temperatura ao lado da consola e comparou os valores dos 2 termómetros? a mim deu-me uma diferença de 1,6ºC :angry:

cps deste outro rookie

Carlos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Caro Crockypt,

por acaso antes da montagem colocou o sensor de temperatura ao lado da consola e comparou os valores dos 2 termómetros? a mim deu-me uma diferença de 1,6ºC :angry:

cps deste outro rookie

Carlos

De dia ou noite?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
colocando o sensor de temperatura(com o anemometro:lmao:) ao lado da consola, no interior.... na minha sala.
nem sei se foi de dia ou de noite. Foi em interior.

Claro que esperei várias horas para que se atingisse o equlibrio termico de certeza.

cps

bernardino

Olha...só mesmo por acaso, também já fiz isso, mas foi com a consola na rua :lol:. mas olha, o sensor da consola foi feito para temperaturas interiores e não exteriores) :thumbsup:

Ontem coloquei o termometro de mercurio ao lado do anemometro para ver diferenças, e a estação estava com 1ºC a mais...:hehe:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Ontem coloquei o termometro de mercurio ao lado do anemometro para ver diferenças, e a estação estava com 1ºC a mais...:hehe:

ou seja foi o mesmo que me deu!
a consola marca cerca de 0,5ºC abaixo do mercúrio.
E essa diferença parece consistente em diferentes gamas de temperatura. Se isso se confirmasse poderiamos "calibrar" numericamente os sensores, apesar de que isso não tem muito sentido nesta estações sem gravação de dados.

bernardino
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ontem coloquei o termometro de mercurio ao lado do anemometro para ver diferenças, e a estação estava com 1ºC a mais...:hehe:

Já se falou nisto antes, mas como nem sempre encontramos as coisas no momento oportuno, é de salientar que as medições entre um sensor como componente de uma estação e um termómetro de mercúrio não se podem comparar pelo simples facto de que o cálculo que executam para interpretar determinado valor ser distinto. São componentes diferentes contudo essa diferença não seria calculada de um modo justo para se apurar qual o valor correcto no espaço e no tempo.
Destacando o sensor é de notar que se vem junto com o mesmo um protector para o ter no exterior, na maioria das vezes não é eficaz e convém adquirir ou mesmo criar um.