Auriol Weather Station

crockypt

Cirrus
Registo
21 Jan 2009
Mensagens
9
Local
Manteigas (Alt. 680m) Coimbra (fim de Semana)
Boa Noite estando montada a Auriol Weather Station há mais de 24 horas consultando os dados com estação mais proxima cerca de 1km e desnivel de 80m em altitude a minha mais baixa mas a 100 metros de um rio, tenho em temperatura uma diferença de 0.2ºC, uma pressão atmosferica igual, a nivel de Vento não houve, a nivel de pluviosidade a minha teve mais 0,2 mm que a outra. A diferença fica na humidade esta esta com 98% e a outra 70%. que dizem me dizem a isto. :huh:
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Segundo percebi a tua está mais baixa, a uma distância de 100m do rio, a outra 80m acima, é isso?
Penso que o factor que está a contribuir para isso é a humidade que se concentra no vale, não tanto o rio, apesar de certa forma criar também condições para a existência de maior concentração de humidade, o rio necessitaria de ter no local uma área muito superior para por si só criar essas condições. Mas os dois conjugam-se apesar dessas diferenças.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Não esqueças que agora são só testes próprios da época, à medida que o tempo irá aquecer dentro dos próximos meses, outros testes surgirão para tirares conclusões se de facto a estação se encontra em completo funcionamento ou se algum(s) ajuste(s) precisa(m) ser feito(s).
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Peço desculpa. Desactivei wi-fi para router para eliminar erros de termo-higrómetro (é mt provável).

Obrigado. Feliz Ano Novo. ;)

Nuno,
só para dizer que tenho wi-fi e em nada interfere com a estação.
quanta paredes o sinal ten de atravessar e a que distância linear está a consola do sensor?
cps
bernardino
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Está, :) porque será que está tão baixa por aqui? :huh: de certeza que é erro deles?, realmente em faro estão 1020hpa, para baixar 30hpa em 20Km é um pouco dificil :lol:

Estação de são brás(a 5Km): 15ºC, 8.9ºC(Ponto de orvalho), hum a 65%, Auriol: 14.1ºC, 8.8ºC(ponto de orvalho), e hum de 70%.

Mas diz Heat index de 27.9ºC :confused:

Vento não há nenhum, mas mexendo no "leme" muda na estação, deve ser bom sinal :lol:, ver se há algm esta noite para comparar velocidades.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Nuno,
só para dizer que tenho wi-fi e em nada interfere com a estação.
quanta paredes o sinal ten de atravessar e a que distância linear está a consola do sensor?
cps
bernardino

olá,
As frequências são diferentes! Até ao momento também não tive problemas e tentando ver o percurso em linha recta das ondas entre os componentes, (poderá haver efeito reflector em alguma superfície mais compacta, é possível, não sei, no meu caso existe apenas o tecto e o telhado), elas surgem paralelamente; desconheço caso houvesse algum cruzamento dessas ondas surgisse algum conflito.
A distância máxima entra a minha estação e o sensor, segundo as características técnicas é de 100m, alerta para a espessura e nº de obstáculos como paredes que poderão limitar a comunicação entre os dois, aliás acho que todas as estações vêem com essa informação!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Já sei como solucionar o problema do pluviometro, estou a pensar em colocar um funil nele, o que acham?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Disseram-me para calibrar a pressão da minha Auriol num dia de Céu limpo e vento nulo, hoje foi dum dia de muito poucas nuvens e vento com rajadas que não foram alem dos 5km/h.

Passei a tarde a calibrar a pressão para os 1021hPa (pressão das estações próximas aquelas horas) e a pressão volta a descalibrar, ora nos 1025hPa ora nos 1018hPa.

Agora pergunto, visto que terça-feita volta a chuva, digam-me se não vale mais esperar pelo verão e calibrar-la ou se continuo a ser eu que não percebo nada de meteorologia a quero forçar a calibração em dias de chuva?!?!

;)
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Disseram-me para calibrar a pressão da minha Auriol num dia de Céu limpo e vento nulo, hoje foi dum dia de muito poucas nuvens e vento com rajadas que não foram alem dos 5km/h.

Passei a tarde a calibrar a pressão para os 1021hPa (pressão das estações próximas aquelas horas) e a pressão volta a descalibrar, ora nos 1025hPa ora nos 1018hPa.

Agora pergunto, visto que terça-feita volta a chuva, digam-me se não vale mais esperar pelo verão e calibrar-la ou se continuo a ser eu que não percebo nada de meteorologia a quero forçar a calibrar em dias de chuva?!?!

;)

Não, talvez esperar que venha o AA ;)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Disseram-me para calibrar a pressão da minha Auriol num dia de Céu limpo e vento nulo, hoje foi dum dia de muito poucas nuvens e vento com rajadas que não foram alem dos 5km/h.

;)

Em dias de muita instabilidade não são as melhores para calibrações. Os melhores dias para calibrar a pressão de uma estação é quando a atmosfera está em stand-by. Com o AA em cima de nós certamente será o melhor, no entanto se continuar a descalibrar o problema e do barómetro da estação. ;)