Seguimento Sul - Março 2013



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Bom parece o dilúvio em algumas zonas do Alentejo, pelo menos a julgar pelas imagens de radar. Está quase a chegar aqui a este canto...
Por enquanto ainda nada de chuva apenas vento com rajadas fortes.
Está quase a chegar aqui a este canto...
 

Dead Cowboy

Cirrus
Registo
18 Mai 2011
Mensagens
55
Local
Seixal / Monte de Caparica (Almada)
Sei que já vi para Elvas ou Serpa o valor aproximado mas não me lembro onde, existia algures neste Forum, um mapa com a climatologia de Portugal não sei de que década que tinha mas duvido muito que eu esteja muito longe desse valor !
Vá dou uma ma
Assim sendo efectivamente e estando quase ao nível de Lisboa e depois de ter descoberto uma mapa de precipitação de Portugal efectivamente a precipitação deverá rondar entre os 500 e os 600 mm, provavelmente até terá uma média superior á de Faro.


Fui fazer as contas à quantidade de precipitação em Beja na normal climatológica 1971-2000: 572 mm por ano. :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece o dilúvio em algumas zonas do Alentejo, pelo menos a julgar pelas imagens de radar. Está quase a chegar aqui a este canto...
Por enquanto ainda nada de chuva apenas vento com rajadas fortes.
Está quase a chegar aqui a este canto...

Por estranho que pareça acho que existe muita reflectividade também, dado que
ou não acerta em nenhuma das estações meteorológicas ou tem uma grande componente de reflectividade também !
Isto porque a maior quantidade que vejo no IPMA é de apenas 5 mm por hora !

Aguardemos,
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Fui fazer as contas à quantidade de precipitação em Beja na normal climatológica 1971-2000: 572 mm por ano. :D

Pois mas Beja não traduz o clima efectivo do seu distrito que é extremamente seco no seu interior com valores anuais entre 400 a 500 mm.
Cometi foi um erro de todo o tamanho pois pensava que Elvas ficava no distrito de Beja e afinal é no de Portalegre ! :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Pelo radar parece que a chuva é forte, mas não é.
Esta a ser uma chuva moderada nada de especial :(

Pelo radar parece que ainda não levas-te com nenhuma célula com precipitação mais intensa, no entanto parece que a precipitação no radar está algo sobrestimada.
Engraçado que as zonas com mais precipitação horária registada situam-se no extremo da linha. A norte Setúbal com 13,4mm às 11h e Portalegre com 10mm às 10h. Depois a sul Odemira acumulou 12mm às 10h. Naquela zona intensa de precipitação que mostra o radar para os lados de Alcácer, Sines, Grândola, Beja e Évora as estações pouco têm acumulado:confused:
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Pelas imagens do Sat24 parece que pelo menos de Sagres a Faro/Olhão teremos precipitação generalizada...

Parece vir ai uma linha de instabilidade interessante.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Confirma-se muita chuva por aqui. Chove sem parar desde as 10:45 e por vezes a intensidade aumenta consideravelmente. Os terrenos estão totalmente saturados e a água está a arrastar muita terra. Nas ruas, autênticos rios de água com muitos sedimentos (água castanha)... Não sei se não vai haver problemas se continuar a chover assim... :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Confirma-se muita chuva por aqui. Chove sem parar desde as 10:45 e por vezes a intensidade aumenta consideravelmente. Os terrenos estão totalmente saturados e a água está a arrastar muita terra. Nas ruas, autênticos rios de água com muitos sedimentos (água castanha)... Não sei se não vai haver problemas se continuar a chover assim... :unsure:

Parece que vão ter mais umas horinhas de precipitação agora mais intensa por mais uma hora talvez e depois mais moderada. Não haverá razão para alarme em principio, tirando algumas pequenas inundações nos locais habituais.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Vai ser curta esta linha de instabilidade...meia hora, pouco mais, resta saber a intensidade...
No entanto o Alentejo continua debaixo de água e vai ter mais algumas horas de chuva moderada.
Começa a pingar agora por aqui.