Seguimento Litoral Norte - Março 2013

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Sim, o fenómeno não é inédito, mas também não muito comum, como referes Aristocrata, só mesmo

existindo determinadas condições reunidas em conjunto, no entanto, com este diâmetro e que me recorde

terão sido muito poucas as vezes que tal aconteceu.

Mais sorte terá sido o carro não ter sofrido qualquer tipo de danos porque ao vê-lo bater com tamanha

violência na chapa e sem consegui fazer nada para o impedir, foi de facto muita sorte, porque como se

vê nas fotos, furou plástico.

Poderia sempre ter ido nadar para cima do tejadilho da viatura :D:lmao:
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Pessoal do norte, não sei se reparam mas na reportagem sobre tornados que o nosso instituto deu á TV, reparei que eles têm um radar no norte mas só eles têm acesso ás imagens, nunca tive conhecimento que tinhamos um radar cá :confused:

Desconheço a existencia de tal radar...o que poderão estar a falar é do futuro novo radar...

Está actualmente em construção o Radar Meteorológico do Norte, no concelho de Arouca, que representa para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a concretização de "um sonho" que vai permitir prever situações extremas de mau tempo na região.
Em construção há dois meses no Pico do Gralheiro, serra da Freita, o terceiro radar português terá 47 metros de altura e incluirá um piso dedicado à observação turística da envolvente.
O topo situar-se-á a cerca de 1100 metros de altitude e a torre deverá estar concluída até Setembro, após o que será devidamente apetrechada para que, no primeiro trimestre de 2014, o radar possa entrar em efectivo funcionamento operacional.
A partir daí, passará a recolher dados que hoje ainda são disponibilizados pelos congéneres espanhóis de Santander, Corunha e Valladolid.

O investimento de três milhões de euros em plena área nobre do Geoparque de Arouca - cujo território está classificado pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade - deverá assim assegurar um trabalho que, para o responsável do Instituto, não é "nada de muito complicado".
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite! Sigo com aguaceiros moderados e vento moderado. :rain:
Temperatura: 12 °C
Ponto de orvalho: 9 °C
Humidade: 82%
Pressão atmosférica: 1007.1 hPa
Vento: Oeste/ Sudoeste
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Pessoal do norte, não sei se reparam mas na reportagem sobre tornados que o nosso instituto deu á TV, reparei que eles têm um radar no norte mas só eles têm acesso ás imagens, nunca tive conhecimento que tinhamos um radar cá :confused:

O que provavelmente eles estavam a falar era o facto de o IPMA ter acesso aos radares do MeteoGalicia e AEMET.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não, voçes se virem a reportagem eles têm mesmo um radar cá no norte, eles não falaram sobre ele, eu vi foi as imagens, e não é o radar da meteogalicia que esse vou eu lá sempre, a imagem do radar que eles têm é igual ás do sul e centro, fiquei mesmo :shocking:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Econtrei o vídeo a comprovar o que eu digo

O que eu falo aparece mais ou menos a meio do vídeo!!

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=634569&tm=8&layout=122&visual=61

Parece-me ser um ouput que junta os dois radares em Portugal Continental + os radares de Espanha. É a única explicação plausível. Radar instalado no Norte não é certamente, aliás esse é um problema que o IPMA (já nos tempos IM) sempre assumiu e que será solucionado com o novo radar de Arouca.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não, voçes se virem a reportagem eles têm mesmo um radar cá no norte, eles não falaram sobre ele, eu vi foi as imagens, e não é o radar da meteogalicia que esse vou eu lá sempre, a imagem do radar que eles têm é igual ás do sul e centro, fiquei mesmo :shocking:

Logo na 1ª página do tópico do radar do norte (já de 2009) vem uma imagem igual:

http://www.meteopt.com/forum/instru...ais-serra-da-freita-arouca-86.html#post156150

É uma composição dos 2 radares portugueses com o da Corunha da AEMET, com as limitações que isso implica pois sabemos que o da AEMET cobre deficientemente o norte devido às muitas serras.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Econtrei o vídeo a comprovar o que eu digo

O que eu falo aparece mais ou menos a meio do vídeo!!

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=634569&tm=8&layout=122&visual=61

Parece-me ser um ouput que junta os dois radares em Portugal Continental + os radares de Espanha. É a única explicação plausível. Radar instalado no Norte não é certamente, aliás esse é um problema que o IPMA (já nos tempos IM) sempre assumiu e que será solucionado com o novo radar de Arouca.

Bom dia

Vê-se por essas imagens que o feixe de radar é centrado na cidade galega A Coruña

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/radar?w=1&p=co


Edição (1136): Ahhh, O Sô Vince chegou primeiro :p
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)