Seguimento Litoral Norte - Março 2013

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Por aqui caiu à pouco tempo um aguaceiro forte puxado a vento.
As células que se vão desenvolvendo tem em geral pouco tempo de vida, e não atingem grandes dimensões, resultando numa total lotaria. :lol:

:lol::lol: Então ando com sorte já apanhei aqui com 4 aguaceiros muito muito fortes de granizo e trovoada que fez estremecer tudo! :rolleyes:
 


ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Acredito claro.Eu cá gosto é do sol e calor,com as temperaturas acima dos 30ºC.De Outubro a Março entro num estado não diria depressivo,mas desanimado se é que me entendem.

Antes de mais seja Bem Vindo a este fórum (100% MeteoLouco) :p

Todos sabemos qual a importância do sol, a exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina, essas três substâncias são responsáveis por trazerem bom humor, energia e regulação do ciclo do sono.

Um MeteoLouco também gosta de bom tempo como é obvio e faz mais sentido nas respetivas estações do ano. Não vamos pedir mau tempo no verão e bom tempo no inverno, claro que até acontece muitas das vezes esse cenário mas em geral cada estação tem as suas particularidades, cada região tem as suas características e devemos ter noção e aceitar isso.

Sunrise vive no Grande Porto e deve certamente estar habituado a lidar com situações menos engraçados nesta altura do ano e entendo que se sente mais desanimado mas é o que temos neste momento, melhores dias virão.

Pessoalmente procuro adrenalina sem nunca por em risco a minha vida ou de outras pessoas e nunca desejamos perdas humanas ou materiais nos eventos mais severos. Alguns gostam de Trovoadas, outros de Neve (no meu caso), outros de ventos fortes como fenómenos mais severos (Tornados/Trombas de Água), outros de chuvas torrenciais, etc.

Um MeteoLouco deve sempre respeitar uma pessoa que não tem nenhuma paixão por estas coisas (hobbie) como também é válido no caso inverso.

Cmps e Bom Fim de Semana. :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde,

Noite bem animada, apenas me deitei eram quase 6h da manhã...:thumbsup:
Tivemos um relâmpago fortíssimos seriam 4h e tal que fez estremecer tudo aqui na zona...e aguaceiros fortes com granizo à mistura...

Desde a manhã tem estado mais calmo, actuais 12,2ºc e 82% de humidade relativa...
 

ipinto

Cumulus
Registo
17 Nov 2012
Mensagens
127
Local
Campanha - Porto
Verdade parecia que estavam a cair mesmo em cima da Senhora da Hora,nao consegui pregar olho tambem.... calminho agora


Boa tarde,

Noite bem animada, apenas me deitei eram quase 6h da manhã...:thumbsup:
Tivemos um relâmpago fortíssimos seriam 4h e tal que fez estremecer tudo aqui na zona...e aguaceiros forte com granizo à mistura...

Desde a manhã tem estado mais calmo, actuais 12,2ºc e 82% de humidade relativa...
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui a situação tende a acalmar, o vento sopra fraco e os aguaceiros vão diminuindo de intensidade, mas estes vão continuar a cair, pelo menos as previsões o indicam.

Tive uma tarde normal, algumas células foram capazes de criar rajadas bem fortes mas a precipitação foi pouca. A sorte foi a madrugada, que foi marcada por tempo severo, e por aqui foi a melhor situação do evento.

Precipitção acumulada: 16,2 mm. :rain:
 

BlackerFilms

Cirrus
Registo
26 Fev 2013
Mensagens
10
Local
GONDOMAR S.Cosme-Jovim Velleman WS1060
Fenómeno bastante atípico. Gondomar Centro, 13:00h, temperatura rondava os

13 Cº. Queda de granizo consideravelmente intensiva e localizada, uma vez que

em outros locais de Gondomar, mesmo no centro, apenas caiu chuva. Foi de

facto com relativa violência e surpreendeu por não fazer estragos mais

relevantes porque o diâmetro do granizo rondava de 1 a 2 cm. O que mais me

surpreendeu foi o facto de isto ter acontecido com temperaturas relativamente

altas.

p1030972b.jpg


p1030973k.jpg


p1030971eh.jpg


p1030974l.jpg


p1030967jy.jpg


p1030975x.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Mas que belas imagens!:w00t: Gente sempre atenta...:thumbsup:

Por cá tivemos aguaceiros moderado\fortes, mas sempre numa espécie de lotaria.
O meu acumulado é de 20,8 mm, um valor que considero pouco elevado, em contraste com o que se terá passado aqui a 1\2 km de distância pelas 8h da manhã.
A essa exacta hora saí de casa com chuva moderada, mas a cerca de 1 km daqui a chuva era forte e com granizo à mistura. Mais umas centenas de metros, perto do estádio da Mata Real (FCPF) parei porque a intensidade da chuva\granizo era brutal; acalmou ligeiramente e andei mais cerca de 300 mts e tive de encostar uns minutos tal a violência da chuva\granizo e a quantidade água na estrada. Imensa precipitação caiu em 10\15 minutos, mas eu apenas acumulei 4,3 mm (aprox.) pelo que esta célula passou a "rasar" a minha zona.
O vento foi soprando fraco a moderado, intensificando durante a passagem das células.
Para além de Freamunde, também há relatos de queda intensa de granizo em Ferreira (ambas aqui no concelho) e em Penafiel.

Realmente tem havido emoção pelo nosso litoral com as trombas de água\tornado, trovoada, precipitação forte, granizo e vento qb.
De vez em quando faz-nos bem isto...:D

Atual
T: 10,1ºC
Hr: 88%
P.Orvalho: 8,0ºC
Pressão: 1006,0 hPa
Vento médio: 6,5 km\h de SO
Rajada: 10,1 km\h​

Fenómeno bastante atípico. Gondomar Centro, 13:00h, temperatura rondava os 13 ºC. Queda de granizo consideravelmente intensiva e localizada...
Olá BlakerFilms, este fenómeno não é tão atípico como parece. Se te recordares (não sei a tua idade...) tem havido quedas de granizo em pleno verão, mesmo com temperaturas de 30ºC, mais coisa menos coisa. A questão mais importante não é a temperatura do ar à superfície mas em altitude, bem como a soma de determinados factores precipitantes para a formação do gelo, nomeadamente a existência de ar seco em altitude - desta forma o gelo mantêm a sua estrutura ao cair à superfície.
Mas tenta consultar o Google ou aqui mesmo no fórum...
Vê aqui: wiki


Boa semana para todos
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mas que grande saraivada essa :eek:, por aqui a noite foi um festival, aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e vento forte, fiquei acordado até ás 6:30 a observar o espectáculo :D
 

BlackerFilms

Cirrus
Registo
26 Fev 2013
Mensagens
10
Local
GONDOMAR S.Cosme-Jovim Velleman WS1060
Sim, o fenómeno não é inédito, mas também não muito comum, como referes Aristocrata, só mesmo

existindo determinadas condições reunidas em conjunto, no entanto, com este diâmetro e que me recorde

terão sido muito poucas as vezes que tal aconteceu.

Mais sorte terá sido o carro não ter sofrido qualquer tipo de danos porque ao vê-lo bater com tamanha

violência na chapa e sem conseguir fazer nada para o impedir, foi de facto muita sorte, porque como se

vê nas fotos, furou plástico.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Pessoal do norte, não sei se reparam mas na reportagem sobre tornados que o nosso instituto deu á TV, reparei que eles têm um radar no norte mas só eles têm acesso ás imagens, nunca tive conhecimento que tinhamos um radar cá :confused:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas noites,
Por aqui terminei o dia com 17 mm. :rain:
De facto, tendo uns mais sorte que outros, foi um belo fim de semana. Um evento que deixou algumas marcas, em especial ao largo da costa Oeste Ibérica, com foco na ocorrência de três tornados. Felizmente não houve vítimas nem grandes danos. Veremos o que nos reserva este início de semana, em que a instabilidade se vai manter.

Boa semana para todos. :)